10 nomes mais buscados em 2022

Publicado por Significado do Nome

De tempos em tempos, a tendência para escolher nomes muda completamente. Nomes que antes eram modernos, no decorrer dos anos, nos lembram os pais, avós, tios ou, de modo geral, pessoas mais velhas.

Este efeito está associado a uma porção de fatores, mas que, de certa forma, é causado pela influência.

Geralmente, a escolha é causada para homenagear uma pessoa querida, um artista admirado, atletas que representam o nosso esporte favorito e as mais variadas personalidades.

Entre um cá e acolá, estão aquelas famílias que preferem criar nomes originais, misturando o nome do pai e da mãe, unindo dois ou mais prenomes e por aí vai.

Sem distinção de gêneros, decidimos listar os dez nomes mais buscados em nosso site. Confira quais são, veja se o seu ou de alguém próximo faz parte da relação e desfrute do seu significado e características.

Vamos lá?!

01. Júlia

Em primeiro lugar está Júlia, um nome que pode ser utilizado sozinho ou composto com algum outro prenome.

Além de ser muito buscado em nosso site, é o nome feminino que apresentou maior crescimento de escolhas nesta última década.

O significado do nome Júlia é a brilhante, aquela que brilha ou transmite luz.

02. Maria

O segundo da lista, também para bebês meninas. Embora o maior número de batismos tenha sido em décadas passadas, mesmo assim é o primeiro nome do ranking dos nomes femininos mais escolhidos.

O fato de ser muito utilizado como nome composto, unido a outros prenomes, torna Maria um nome único.

Devido à importância de Maria, mãe de Jesus, é também um nome muito associado a bíblia, cujo significado é senhora soberana, pura e vidente.

03. Lucas

O terceiro nome da lista e o primeiro nome para bebês meninos, não poderia ser outro. Mesmo sendo apenas o décimo nono do ranking dos nomes masculinos mais escolhidos, Lucas é extremamente popular no Brasil e no mundo.

O significado do nome Lucas é Luz, brilhante ou o iluminado.

04. Ana

O quarto nome da lista é pequeno de tamanho, mas enorme quando o assunto é significado. Assim como Maria, este belo nome de bebês meninas, tem uma forte ligação com a Bíblia.

Também é muito comum encontrar Ana junto a outros nomes, como Júlia, Maria ou Lua, como veremos adiante.

O significado do nome Ana é aquela que tem compaixão, misericórdia e é cheia de graça.

05. Ana Lua

Já na quinta posição, temos um nome composto, Ana Lua é um nome que estourou nos últimos anos.

Mesmo ainda não tendo feito um estudo mais profundo sobre este nome para meninas, já deu para perceber que a razão da escolha, está relacionado a simplicidade e significância desta união.

O significado do nome Ana Lua é Generosa filha da lua. 

06. Mariana

O sexto, Mariana é um nome popular que está entre os cem mais escolhidos para meninas no Brasil. Houve um crescimento razoável nesta última década, tornando mais um exemplo de nomes queridinhos das famílias.

O significado do nome Mariana é Soberana, suprema, cheia da graça, simpática, benção recebida por Deus.

07. José

A exemplo do que mencionamos sobre o nome Maria, o sétimo nome da lista, José, não é um nome que tem sido o alvo das famílias para meninos. 

O ápice foi lá atrás, na década de sessenta e beirando setenta, mas, mesmo assim, é popular e ainda ocupa a quarta posição dos nomes masculinos mais escolhidos em todo o tempo.

O significado do nome José é aumenta-me a família Deus.

08. Pedro

Na oitava posição está Pedro, o nome “vinho” da relação, aquele que fica melhor com o tempo. É popular e está entre os 20 nomes mais escolhidos para meninos no Brasil.

Durante as últimas décadas, sua escolha tem se mantido regular, porém nos últimos anos, caiu definitivamente no gosto dos pais que buscam nomes modernos ou que não saem de moda.

O significado do nome Pedro é pedra ou rocha firme.

09. Luana

Em nono lugar dentre os mais pesquisados, está Luana, um nome que dependendo da cultura, está associado a aspectos misticos, muito escolhido em virtude da personalidade.

Não seria surpresa o nome Luana ocupar a primeira posição do ranking um dia. É um nome bastante significativo, popular que tem crescido cada vez mais no Brasil.

O significado do nome Luana é donzela graciosa e guerreira ou filha livre da lua.

10. Vinicius

Por fim, mas não menos importante, o último nome da lista dos dez mais buscados em 2022, está o nome Vinicius que, assim como a maioria da lista, é popular e com forte adesão na última década.

Vinícius é um nome associado ao vinho que significa vinicultor, aquele que cultiva uva, tem voz agradável e amigo.

Considerações finais

Classificar nomes é uma missão difícil e às vezes ingrata, pois varia conforme o gosto pessoal de quem escolhe, ouve, lê, pronuncia, etc., portanto, desfrute da nossa base e aprenda mais sobre outros nomes.

Em “nomes mais vistos”, você conseguirá ver outras opções e a posição que ocupa