Maria

Senhora soberana, pura e vidente. Significado completo do nome Maria, origem, curiosidades e muito mais nesta página.

Significado do nome Maria

História e origem de Maria

Várias são as referências de que a origem do nome Maria é do hebraico Myriam, que significa exaltada, forte e soberana (Mulher, que exerce o supremo governo do um Estado), no entanto, segundo alguns registros históricos, existem cerca de setenta outras interpretações.

Dentre elas, as mais conhecidas são que Maria deriva do hebraico Marah, cujo significado é contumaz (Que tem contumácia)  ou a que tem amargura (Sabor amargo. Angústia, aflição); do egípcio Mrym, amada de Amón ou amada de Deus ou ainda, do semítico senhora soberana.

Como é a popularidade do nome Maria?

Em nossas pesquisas, encontramos um fato curioso. Embora o nome seja muito comum atualmente, durante a idade média, esse nome era pouquíssimo utilizado.

Na ocasião era quase raro chamar alguém de Maria, devido ao vínculo divino (Relativo a Deus. Sobrenatural) que o nome Maria carregava — e carrega até hoje. Afinal de contas, não era comum a utilização de nome de santidades naquela época.

Atualmente, esse tabu que citamos já não existe, o que é um grande alívio para pais e mães ao redor do mundo, que têm adotado Maria não apenas em sua forma comum, mas também combinado com outros nomes e formando combinações, como Ana Maria, Maria Helena, Maria Alice, entre outros.

Em outros idiomas, encontramos versões diferentes do nome. Em alemão e italiano: Marie (Forma familiar: Mimi, Marion, Manon); em inglês: Mary (Forma familiar: May, Molly); em russo: Marian (Forma familiar: Macha).

Quais são as datas comemorativas?

O que pouca gente talvez saiba, é que no dia 1° de Janeiro, é comemorado o dia de Maria Santíssima, Mãe de Deus. Para muitas pessoas, neste dia se comemora apenas a virada de ano, porém, a data no cristianismo é bem mais relevante.

5 pessoas notórias que se chamam Maria

O nome Maria é tão popular no mundo que a missão de listar as pessoas mais notórias com este nome, diante da quantidade de mulheres chamadas assim, é quase impossível. De todo modo, listamos algumas das principais da atualidade.

01. Virgem Maria

Sim, a primeira da lista não poderia ser outra. A mãe santíssima não é a mais popular da atualidade, porém, deixar ela de fora, seria blasfêmia (Palavras, que ultrajam a Divindade, a religião).

02. Vitória Nascimento Câmara

Você deve estar se perguntando se a lista não é apenas com o nome Maria. Calma, já vamos explicar.

Este é o nome completo e verdadeiro da atriz e cantora Maria, famosa pela participação da edição 22 do BBB. Escolher alguém que decidiu adotar o nome Maria para brilhar, parece uma decisão óbvia para a lista de pessoas notórias.

03. Maria Fernanda Cândido

A atriz e ex-modelo ítalo-portuguesa também não poderia ficar de fora. Além de linda e talentosa, brilhou durante muito tempo em telenovelas, séries e filmes brasileiros. Recentemente, participou da produção de Hollywood "Animais Fantásticos" (2022).

04. Maria Bruaca

Desde que a personalidade seja notório, certamente um nome fictício também pode compor a nossa lista.

Maria Bruaca é um personagem interpretada pela atriz Isabel Teixeira que se destacou na novela brasileira "Pantanal" (2022).

05. Maria, Maria

Não é uma pessoa propriamente dita. É uma música composta por Fernando Brant e Milton Nascimento, no entanto, decidimos inseri-la na lista por representar muito bem o sentimento do brasileiro com este nome tão significativo e presente em nosso dia-a-dia:

"Maria, Maria, é o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta"

Qual a personalidade de Maria?

A persistência está no sangue de quem se chama Maria. Embora seja controladora, costuma ter muita força de vontade, foco e determinação em suas tarefas. Decidir algo, por mais simples que seja, é sempre pensado com seriedade e de forma premeditada, para não existirem equívocos ou mal entendidos.

Toda Maria sempre se sente bem em casa com a família, amigos ou em um relacionamento. É o tipo de pessoa tranquila e que leva a vida harmoniosamente. Sabe sempre o que quer e o motivo de querer determinadas coisas, busca segurança, compreensão e principalmente carinho.

Tudo o que pessoas com esse nome fazem, visa a perfeição perfeição. Prática, comprometida, resiliente e ponderada, sente-se responsável por tudo e todos que estão a sua volta, seja no lar, empresa, organização, grupo ou comunidade. Agindo sempre com equilíbrio e fé.

Qual é a numerologia do nome Maria?

É bem verdade que a numerologia não é uma ciência exata. Mas colaborar com o universo, é um passo fundamental para atingir equilíbrio, paz e sabedoria.

Na numerologia, o número que corresponde a Maria é o 6 e indica uma pessoa amante da arte, leal e responsável com aptidão para se tornar uma artista, professora ou, com trabalho, foco e persistência, até mesmo uma cantora.

Quem foi Maria na bíblia?

O nome Maria possui bastante relevância na Bíblia, com passagens em Mateus, Lucas, Atos e Marcos, além de citações no novo testamento.

Como Maria concebeu Jesus Cristo por intermédio do Espírito Santo, exitem diversas passagens desde, o nascimento até seu desencarne do filho de Deus, em que Maria é mencionada. Separamos duas delas, as quais consideramos as mais importantes.

"E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo."
(Mateus — Capítulo 1, versículo 20)

"Disse então Maria. Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela."
(Lucas — Capítulo 1, versículo 38)

Quantas pessoas existem com o nome Maria?

Embora Maria seja um nome popular no Brasil atualmente, segundo o último censo, foi entre as décadas de sessenta e setenta o maior número de batismos com esse nome, o que demonstra que ele pertence, na sua maioria, a uma população já na meia-idade. 

Nesta época, existiram cerca de 3 milhões de pessoas com este nome, o que representa quase 20% do total de todo o tempo.

Para que se tenha uma ideia deste volume, atualmente existem cerca de um milhão de pessoas batizadas como Maria. Ou seja, apenas 10% da população brasileira que já se chamou Maria, é de pessoas jovens.

De qualquer forma, este lindo nome de menina é tão popular que, mesmo estando em queda em relação a outros períodos, ainda possui uma proporção de preferência muito grande, em relação a outros nomes. Não é a toa que ocupa a primeira posição no ranking de nomes mais escolhidos para meninas.

14 Curiosidades sobre Maria

  1. Origem: Hebraico
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Feminino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Fácil
  5. Separação das sílabas: Ma-ri-a
  6. Pronúncia: Mária
  7. Nomes similares: Hmaria, Maaria, Marai, Marair, Maray, Marhia, Mariaa, Mariah, Mariar, Mariha, Mariia, Marria, Marya, Maryah e Mmaria
  8. Maria deriva de: Miriã, Myriam, Marah, Mrym, Mari, MIréia, Mariana, Marion e Manon
  9. Que derivam de Maria: Míriam, Maia, Mara, Marina, Mariah e Marie
  10. Apelidos: Mari, Mariazinha e Mama
  11. Forma masculina: Mário
  12. Forma feminina: Maria
  13. Aumentativo: Mariazão
  14. Diminutivo: Mariazinha

Como o nome Maria é distribuído no Brasil?

Quantidade
De acordo com nossa pesquisa, 6.1514% da população brasileira chamam-se Maria.
Popularidade
O nome Maria está na posição número 1 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Você sabia que 11.6452% da população de Piauí possui o nome Maria?
Estado %
São Paulo 18.2649%
Minas Gerais 11.144%
Ceará 8.2413%
Pernambuco 7.1461%
Bahia 6.53%
Rio de Janeiro 6.4088%
Maranhão 4.8976%
Pará 4.03%
Paraná 3.6831%
Estado %
10° Paraíba 3.6051%
11° Piauí 3.0947%
12° Rio Grande do Norte 2.9141%
13° Rio Grande do Sul 2.7462%
14° Alagoas 2.7384%
15° Goiás 2.679%
16° Santa Catarina 1.7944%
17° Sergipe 1.6074%
18° Amazonas 1.4746%
Estado %
19° Espírito Santo 1.4409%
20° Distrito Federal 1.2508%
21° Mato Grosso 1.0737%
22° Mato Grosso do Sul 0.8577%
23° Tocantins 0.7418%
24° Rondônia 0.6185%
25° Acre 0.5384%
26° Amapá 0.3008%
27° Rorâima 0.1777%

Por que escolher o nome Maria?

Amante, belo, equilibrado, familiar, saudável e justo.

Por que não escolher o nome Maria?

Utópico, ciumento, ressentido, surrealista

Achou útil? Salve e compartilhe!