Maria

Significado do nome Maria

Maria - Senhora soberana, pura e vidente

História do nome e origem

Várias são as referências de que a origem do nome Maria é do hebraico Myriam, que significa "exaltada", "forte" e "soberana". No entanto, segundo alguns registros históricos, existem mais ou menos setenta outras interpretações.

Dentre elas, as mais conhecidas são que Maria deriva do hebraico Marah, cujo significado é "contumaz - Que tem contumácia - " ou "a que tem amargura - Sabor amargo. Angústia, aflição. / Azedume, acrimónia - "; do egípcio Mrym, "amada de Amón" ou "amada de Deus" ou ainda, do semítico "senhora soberana - Mulher, que exerce o supremo governo do um Estado. / Rainha. / Imperatriz. Mulher, que entre outras ocupa o primeiro lugar. Qualquer entidade feminina que tem a primazia entre outras - ".

Em nossas pesquisas, encontramos um fato curioso. Embora o nome Maria seja muito comum nos dias atuais, durante a idade média, esse nome era pouquissímo utilizado.

Na realidade era quase raro chamar alguém de Maria, devido ao vínculo divino - Relativo a Deus. Sobrenatural. / Sublime. / Perfeito. / Encantador. Divindade. / Coisas sagradas - que o nome Maria carregava (e carrega até hoje). Afinal de contas, não era comum a utilização de nome de santidades naquela época.

Atualmente, esse tabú que citamos já não existe mais, o que é um grande alívio para pais e mães ao redor do mundo, que têm adotado Maria não apenas em sua forma comum, mas também combinado com outros nomes e formando combinações, como Ana Maria, Maria Helena, Maria Alice, entre outros.

Em outros idiomas, encontramos versões diferentes de Maria. Em alemão e italiano: Marie ( Forma familiar : Mimi, Marion, Manon); em inglês: Mary ( Forma familiar : May, Molly); em russo: Marian ( Forma familiar : Macha).

No dia 1 de Janeiro , é comemorado o dia de Maria Santíssima, Mãe de Deus.

Qual a personalidade de Maria?

A persistência está no sangue de quem se chama Maria. Embora seja controladora, costuma ter muita força de vontade, foco e determinação em suas tarefas. Decidir algo, por mais simples que seja, é sempre pensado com seriedade e de forma premeditada, para que não existam equívocos ou mal entendidos.

Toda Maria sempre se sente bem em casa com a família, amigos ou em um relacionamento. É o tipo de pessoa tranquila e que leva a vida harmoniosamente. Sabe sempre o que quer e o motivo de querer determinadas coisas, busca segurança, compreensão e principalmente carinho.

Tudo o que pessoas com esse nome fazem, visa a perfeição perfeição. Prática, comprometida, resiliente e ponderada, sente-se responsável por tudo e todos que estão a sua volta, seja no lar, empresa, organização, grupo ou comunidade. Agindo sempre com equilíbrio e fé.

Numerologia de Maria

É bem verdade que a numerologia não é uma ciência exata. Mas colaborar com o universo, é um passo fundamental para atingir equilíbrio, paz e sabedoria.

Na numerologia, o número que corresponde a Maria é o 6 e indica uma pessoa amante da arte, leal e responsável com aptidão para se tornar uma artista, professora ou, com trabalho e foco e persistência, até mesmo uma cantora.

Significado do nome Maria na bíblia

O nome Maria possui bastante relevância na Bíblia, com passagens em Mateus, Lucas, Atos e Marcos, além de citações no novo testamento. Como Maria concebeu Jesus Cristo por intermédio do Espírito Santo, exitem diversas passagens desde, o nascimento até seu desencarne do filho de Deus, no qual Maria é mencionada. Separamos duas delas, as quais consideramos as mais importantes.

"E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo."
(Mateus - Capítulo 1, versículo 20)

"Disse então Maria. Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela."
(Lucas - Capítulo 1, versículo 38)

Quantas pessoas existem com o nome Maria?

Embora Maria seja um nome popular no Brasil atualmente, segundo o último senso, foi entre as décadas de sessenta e setenta o maior número de batismos com esse nome, o que demonstra que ele pertence, na sua maioria, a uma população já na meia idade. 

Nesta época, existiram mais ou menos 3 milhões de pessoas com este nome, o que representa quase 20% do total de todo o tempo.

Para que se tenha uma ideia deste volume, atualmente existem aproximadamente um milhão de pessoas batizadas como Maria. Ou seja, apenas 10% da população brasileira que já se chamou Maria, é de pessoas jovens.

De qualquer forma, este lindo nome de menina é tão popular que, mesmo estando em queda em relação a outros períodos, ainda possui uma proporção de preferência muito grande, em relação a outros nomes. Não é a toa que ocupa a primeira posição no ranking de nomes mais escolhidos para meninas.

14 curiosidades sobre Maria

  1. Origem: Hebraico
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Feminino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Fácil
  5. Separação das sílabas: Ma-ri-a
  6. Pronúncia: Mária
  7. Nomes similares: Hmaria, Maaria, Marai, Marair, Maray, Marhia, Mariaa, Mariah, Mariar, Mariha, Mariia, Marria, Marya, Maryah e Mmaria
  8. Maria deriva de: Miriã, Myriam, Marah, Mrym, Mari, MIréia, Mariana, Marion e Manon
  9. Que derivam de Maria: Míriam, Maia, Mara, Marina, Mariah e Marie
  10. Apelidos: Mari, Mariazinha e Mama
  11. Forma masculina: Mário
  12. Forma feminina: Maria
  13. Aumentativo: Mariazão
  14. Diminutivo: Mariazinha

Distribuição do nome Maria no Brasil

Percentual
De acordo com nossa pesquisa, 6.1514% da população brasileira chamam-se Maria.
Popularidade
O nome Maria está na posição número 1 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Você sabia que 11.6452% da população em Piauí chamam-se Maria?
Estado %
São Paulo 18.2649%
Minas Gerais 11.144%
Ceará 8.2413%
Pernambuco 7.1461%
Bahia 6.53%
Rio de Janeiro 6.4088%
Maranhão 4.8976%
Pará 4.03%
Paraná 3.6831%
Estado %
10° Paraíba 3.6051%
11° Piauí 3.0947%
12° Rio Grande do Norte 2.9141%
13° Rio Grande do Sul 2.7462%
14° Alagoas 2.7384%
15° Goiás 2.679%
16° Santa Catarina 1.7944%
17° Sergipe 1.6074%
18° Amazonas 1.4746%
Estado %
19° Espírito Santo 1.4409%
20° Distrito Federal 1.2508%
21° Mato Grosso 1.0737%
22° Mato Grosso do Sul 0.8577%
23° Tocantins 0.7418%
24° Rondônia 0.6185%
25° Acre 0.5384%
26° Amapá 0.3008%
27° Rorâima 0.1777%

Por que escolher o nome Maria?

Amante, belo, equilibrado, familiar, saudável e justo.

Por que não escolher o nome Maria?

Utópico, ciumento, ressentido, surrealista

Achou útil? Salve e compartilhe!