Como escolher nome de bebê?

Publicado por Significado do Nome

Não há dúvidas de que o brasileiro é um povo bastante criativo na hora de escolher ou criar nomes de bebes.

Seja pela influência de filmes, novelas, séries, esportes, cantores, personalidades ou até mesmo para homenagear familiares, o resultado é bem original e a motivação está sempre na ponta da língua.

Influência dos famosos na escolha do nome

Em meados da década de 80, por exemplo, houve um momento que o nome Michael ou até mesmo Jackson, deu um grande salto de popularidade, tanto no Brasil quanto no mundo.

É comum conhecermos pessoas na faixa dos 40 nos de idade com estes nomes, pois seus pais um dia, decidiram homenagear o rei do pop que atingia, até então, o ápice do sucesso através de suas músicas e vídeos clipes contagiantes.

E quem não conhece também uma Ana Júlia com uns 20 e poucos anos? 

O sucesso da música da banda, Los Hermanos lançada em 1999 com este nome, criou uma geração de meninas chamadas assim.

Preste mais atenção aos famosos que você admira e veja se o nome combina com o seu filho.

Encontrar nomes na mídia e Internet

Como dissemos, historicamente, um nome se torna popular em virtude da influência da mídia na vida das pessoas. 

Hoje, mais do que nunca, além do rádio e televisão, a Internet, por intermédio das redes sociais, divide essa audiência e importância, fazendo com que as famílias sejam ainda mais criteriosas na hora de escolher o nome de seus bebês.

E a razão disso, é bem simples! Consome-se hoje muito mais informação do que já foi consumida em épocas passadas.

Desde o momento em que acordamos, até a hora de ir dormir, notícias e informações chegam por meio de dispositivos conectados à rede mundial, sempre exibindo clickbaits (caça-cliques) conforme o gosto e as características pessoais de quem lê.

Por isso, o advento da Internet e seus mecanismos de busca, é também um importante aliado, desde que se atente as oportunidades e pense fora da caixa, na hora de pesquisar.

Nomes de bebês diferentes

Já é comum encontrarmos bebês com nomes muito significativos em várias regiões do mundo, como os da atriz americana Angelina Jolie, por exemplo:

  • Maddox, significa afortunado, em galês;
  • Zahara, significa flor, em árabe;
  • Shiloh, significa a paz celestial, em hebraico;
  • Knox, significa vindo da montanha, em inglês;
  • Pax, significa paz, em latim;
  • Vivianne, uma derivação francesa de Viviana.

Já aqui no Brasil, utilizemos o exemplo dos filhos do casal Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, conhecidos pela maioria das pessoas:

  • Chissomo, significa a graça de Deus, na cultura africana;
  • Bless, significa santificado, em inglês;
  • Zyan, signifca belo ou gracioso, em árabe.

Fala a verdade, é ou não é uma verdadeira aula cultural?

Aprenda mais sobre as suas descendências e faça busca por nomes, conforme suas origens.

Buscar o significado dos nomes

O fato é que o significado por trás dos nomes e as influências que eles exercem sob a personalidade dos bebês, nunca esteve tão em evidência, como atualmente, o que, de certa forma, deixa os pais com muitas dúvidas.

Neste caso, encontrar bons significados que combinem com todo o contexto que envolve a família, é um meio interessante para escolher o nome de um bebê.

Digamos que a gestação motivou um ambiente de paz e harmonia no lar, transgredindo um momento de luz e equilíbrio durante todo o período. O nome ideal para bebes meninas, seria Júlia, Letícia ou, um mais original, como Herllen. Já para bebês meninos, seria Lucas.

Quer saber como buscar nomes primeiro pelos seus significados? A dica é, utilize o próprio Google para isso. Digite na barra de endereços, exatamente assim:

  • site:significadodonome.com ilumina

Troque o termo “ilumina” por qualquer outra palavra que faça sentido para o momento que está vivendo. Receberá uma enxurrada de resultados direto para o significado dos nomes.

Combinar nome da mãe e do pai

Houve um período no Brasil em que essa prática era bem comum. As famílias se utilizavam das sílabas iniciais ou finais dos nomes do pai e da mãe, para criar verdadeiras pérolas.

Embora exista atualmente a lei do registro público que pode negar um nome incomum, muitos nomes ainda são criados com a regra de combinação.

Desde que ambos os nomes apresentem uma sonoridade similar e de fato sejam compatíveis, a ideia não é tão ruim assim.

Considerações finais

Escolher um nome de bebê é muito pessoal, tornando-se, muitas vezes, motivo de discussão entre o casal. Portanto, um bom diálogo e conhecendo os motivos certos, podem acarretar um momento único de felicidade que ficará marcado pelo resto das vidas.