José

A origem do nome José é do hebraico Iosseph ou Iehussef, e significa "aumenta-me a família Deus". Segundo registros históricos, o significado do nome é uma referência à expressão dita por Raquel quando deu a luz a José (conhecido também como José do Egito), seu décimo primeiro filho com Jacó. No decorrer do tempo, José deu origem a outras versões, como Iósepos ou Ioséph do grego, que significa "acréscimo de Deus" ou Josephus do latim, "Deus acrescenta".

Os mais conhecidos personagens de nome José, foram José do Egito, décimo primeiro filho de Jacó e Raquel, conforme citamos acima, e São José, que segundo relatos bíblicos, foi um carpinteiro1, designado por Deus para cuidar da virgem Maria e, junto dela, criar Jesus Cristo.

No Brasil, José é um nome bastante comum, é o mais utilizado em pessoas do sexo masculino. Se levarmos em consideração os nomes femininos, perde apenas para o nome Maria em termos de popularidade. Cerca de 3% da população chama-se José, sendo Alagoas o estado com o maior percentual, 7,96%.

Por se tratar de um nome muito popular, é comum encontrarmos José na composição de outros nomes bastante expressivos, como José Ricardo, José Carlos, José Eduardo, entre outros.

Também encontramos versões do nome José em outros idiomas, veja: em alemão, Josef; em espanhol, Josep; em francês Joseph; em italiano Giuseppe.

No dia 19 de março, comemora-se o dia de São José e, no dia 1° de maio, o dia de São José, operário.

Personalidade

É compreensível e gentil. Costuma ser sábio e se adapta facilmente a diversas situações. José é a característica de uma pessoa sensível, mas confiante e generosa, que tende a sofrer com problemas e aflições de pessoas próximas. É harmonioso e conciliador, capaz de intermediar as mais difíceis situações.

Está sempre se sentindo bem em casa com a família, amigos ou em um relacionamento. Costuma ser tranquilo e harmonioso. Busca segurança, compreensão e afeto.

Luta contra os próprios limites e restrições com vontade, determinação e imaginação, ultrapassando obstáculos para atingir o sucesso. Enfrentar os desafios é sempre estimulador.

Pontos positivos: Disciplinador, organizado, estável, construtor, confiante e honesto

Pontos negativos: Rigido, crítico, excessivo, inflexível, inseguro e metódico

Popularidade do nome José

Entre as décadas de 60 e 70, foram registradas aproximadamente 1.24 milhões de pessoas com o nome José, o que representa 21.59% do total de pessoas que já se chamaram assim, no Brasil.

Atualmente, estima-se que existam 316.57 mil homens chamados José, correspondendo a 5.5% dos brasileiros com este nome.

Distribuição no Brasil

Quantidade
Mais de 5.75 milhões da população brasileira chamam-se José.
Popularidade
O nome José está na posição número 3 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Alagoas é o estado com maior percentual de pessoas chamadas José.

13 Curiosidades

  1. Origem: Hebraico
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Masculino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Fácil
  5. Separação das sílabas: Jo-sé
  6. Pronúncia: Jozé
  7. Nomes similares: Gose, Jhose, Joseh, Joser, Joze e Jozer
  8. José deriva de: Iosseph, Iehussef, Iosepos e Ioseph
  9. Que derivam de José: Josefa e Josefina
  10. Apelidos: Zé, Zezinho, Zezão e Jo
  11. Forma feminina: Josefa
  12. Aumentativo: Josezão
  13. Diminutivo: Josezinho

Salve ou compartilhe o nome José

Glossário de José

1 carpinteiro
(pt, comum)
Carpinteiro é um artífice que trabalha em construções de madeira, ou que prepara e modela a madeira para diversas obras.

José no Blog Significado do Nome