Luana

Significado do nome Luana

Luana - Donzela graciosa e guerreira ou filha livre da lua

História do nome e origem

Existem origens para o nome Luana em diversos países, línguas e culturas diferentes. O mais antigo registro encontrado, está no teutônico e significa “donzela graciosa e guerreira” (Graceful battle maiden). Para aqueles que desconhecem, os teutões eram povos germânicos que residiam entre a região central e norte da Europa, mais precisamente na península - Região, cercada de água, por todos os lados, excepto por um, que se liga a outra região, geralmente mais vasta - da Jutlândia. Portanto, é um nome muito comum para povos da língua alemã.

Como veremos a seguir, existem registros do nome Luana com outros significados. Os 4 mais importantes, indicam que: 1) o nome Luana tem origem africana, como um trocadilho - Uso de expressões ambíguas. / Jogo de palavras, por ornato ou por gracejo - para “Luanda”, uma cidade portuária e também capital de Angola; 2) é uma variante do nome obtida à partir do Romeno Helena ou do Grego Helene, onde existem personagens mitológicos com esse nome; 3) origem inglesa, com a união dos nome Lou e Anna (Louanna); 4) origem no idioma samoano, pertencente à família linguística austronésia, com significado “filha da lua”, “cheia de graça”, “livre” ou “calma”.

3 motivos para escolher o nome Luana

Se chegou até aqui e está em dúvida entre escolher esse nome ou partir para outro, podemos ajudar com três bons motivos.

01. É um nome marcante, tanto para quem fala  quanto para quem ouve

Embora as origens e significados sejam extensas, em todas as regiões do mundo, Luana é um nome de gênero feminino, fácil de ler, escrever, pronunciar e lembrar. Este, por si só, já é um excelente motivo para escolher esse lindo nome para um bebê ou, caso seja o seu nome, um orgulho pela representatividade, força e originalidade. 

02. Grande popularidade em algumas regiões

No Brasil, mesmo que o ápice de registros tenha ocorrido na década de noventa, muito também pelas personalidades que faziam sucesso à época, como por exemplo Luana Piovani, atualmente ainda é um nome bastante popular, tanto que está dentro do top 100 dos mais escolhidos por aqui. As regiões de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais detém atualmente quase 40% do total de Luana de todo país.

03. Possui características e personalidades interessantes

Indica uma pessoa intuitiva e perceptiva a tal ponto que é como se contasse com um radar adaptado a sua mente. Além disso, a fidelidade tanto para relacionamento quanto familiar, é o seu lema de vida. É objetiva e bastante determinada. Diríamos que a pessoa que se chama Luana, ao encontrar o equilíbrio necessário, pode ser uma predestinada a prosperar.

10 nomes compostos para o nome Luana

Se os motivos acima não foram suficientes ou você ainda sente que falta algo mais para completar o nome, ainda assim, podemos ajudar nessa tarefa. Separamos os dez principais 

  1. Luana Maria - senhora soberana, pura e guerreira;
  2. Luana Cristina - a guerreira de luz escolhida por Deus;
  3. Luana Sofia - a donzela guerreira da sabedoria;
  4. Luana Clara - guerreira de luz, ilustre e brilhante;
  5. Luana Vitória - aquela que brilha e é vitoriosa;
  6. Luana Mara - hipocorístico - O mesmo que diminutivo - de Maria - pura e guerreira;
  7. Luana Luz - filha iluminada da lua;
  8. Luana Isabel - guerreira da lua iluminada e cumpridora de promessas.
  9. Luana Kelly - hipocorístico de Kelda;
  10. Luana Iara - senhora da água e da lua, mãe da água brilhante.

Qual a personalidade de Luana?

Luana costuma ser uma pessoa bastante organizada e ambiciosa. Sua grande capacidade intelectual, na dosagem errada, pode elevar seu ego e dificultar relacionamentos. Por outro lado, é esperta o suficiente para não se colocar em enrascadas desnecessárias.

Conforme dito nos motivos para escolher o nome, a pessoa com o nome Luana, quando encontra-se dentro do seu equilíbrio, é determinada e predestinada a prosperidade. Sua liberdade e percepção, capacitam essa pessoa a exercer funções em áreas de atuação bem diversificadas, conforme veremos mais adiante na numerologia do nome.

Determinação e imaginação, luta contra os próprios limites e restrições com vontade, ultrapassando obstáculos para atingir o sucesso.

Numerologia de Luana

A numerologia do nome Luana é representada pelo 4. As influências do universo para este número são bem amplas, mas essas pessoas costumam desenvolver características como digno de confiança, honesta e prática e podem exercer atividades como escultora, fazendeira ou arquiteta.

Quantas pessoas existem com o nome Luana?

Entre as décadas de 90 e 2000, aproximadamente 166.37 mil pessoas, o que representa 46.69% do total de pessoas que já foram registradas com esse nome no Brasil.

Estima-se que atualmente 117.1 mil pessoas estão batizadas com o nome, o que representa 32.87% de toda população brasileira que já se chamou Luana.

Curiosidades sobre Luana

Distribuição do nome Luana no Brasil

Percentual
De acordo com nossa pesquisa, 0.1868% da população brasileira chamam-se Luana.
Popularidade
O nome Luana está na posição número 93 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Você sabia que 0.2222% da população em Paraná chamam-se Luana?
Estado %
São Paulo 21.1406%
Minas Gerais 9.652%
Rio de Janeiro 8.4277%
Bahia 7.0553%
Paraná 6.5125%
Rio Grande do Sul 6.4971%
Pernambuco 4.2251%
Ceará 4.128%
Santa Catarina 3.8976%
Estado %
10° Pará 3.8378%
11° Maranhão 3.1591%
12° Goiás 2.9335%
13° Paraíba 1.9686%
14° Espírito Santo 1.9063%
15° Amazonas 1.8226%
16° Rio Grande do Norte 1.7348%
17° Mato Grosso 1.6469%
18° Alagoas 1.5265%
Estado %
19° Piauí 1.4912%
20° Mato Grosso do Sul 1.4844%
21° Distrito Federal 1.4474%
22° Sergipe 1.0168%
23° Rondônia 0.8235%
24° Tocantins 0.7713%
25° Acre 0.3587%
26° Amapá 0.3421%
27° Rorâima 0.1928%

Por que escolher o nome Luana?

Disciplinadora, organizada, estável, construtora, confiante e honesta, são suas características positivas.

Por que não escolher o nome Luana?

Rígida, crítica, excessiva, inflexível, insegura e metódica é o negativismo presente algumas vezes em sua personalidade.

Achou útil? Salve e compartilhe!