Ana

Aquela que tem compaixão, misericórdia e é cheia de graça.

Significado do nome Ana

História e origem de Ana

A origem do nome Ana é do hebraico Hannah e significa benéfica, que tem compaixão, misericórdia (Compaixão, despertada pela miséria alheia) e é cheia de graça.

Sem dúvida alguma, Ana é um dos nomes femininos mais populares no mundo. Aqui no Brasil, segundo nossas pesquisas, pelo menos 1,62% da população foi batizada com esse nome, sendo que o Ceará possui a maior concentração de Ana no país.

Além da facilidade da pronúncia, escrita e interpretação, também é comum encontrarmos belas combinações de Ana com outros nomes, como por exemplo, Julia, Maria, Clara, formando Ana Julia, Ana Maria, Ana Clara, entre outras composições.

Um aspecto interessante do nome é que, além das combinações com Ana precedendo outros nomes, assim como mostramos acima, também encontraremos o nome Ana sucedendo Julia ou Maria por exemplo, ficando Mariana ou Juliana. Portanto, podemos dizer que esses outros nomes são combinações, mas que no decorrer dos séculos, criaram características, significados e origens distintas.

Dentre as mais importantes citações encontradas com o nome, há registros de que Ana foi uma deusa mãe gaulesa ou, segundo a tradição (Ato de entregar ou transmitir) católica (romana), Ana, ou Santa Ana como ficou conhecida, foi a mãe da Virgem Maria.

Há também algumas passagens bíblicas que fazem referência ao nome, que, segundo o antigo testamento, Ana é citada como a mãe do profeta (Aquele que, entre os Hebreus, predizia o futuro por inspiração divina) Samuel.

Para finalizar, no dia 26 de Julho, é comemorado o dia de Santa Ana.

Qual a personalidade de Ana?

Geralmente, Ana é extremamente criativa e confiante. É inteligente o bastante para raciocinar com rapidez as tarefas do dia-a-dia.

Aquela que se chama Ana, está sempre sentindo-se bem em casa com a família, amigos ou em um relacionamento. Costuma ser tranquila e harmoniosa. Busca segurança, compreensão e afeto.

Consegue enxergar com sensibilidade através das coisas, possibilitando se adaptar facilmente as coisas espirituais ou do cotidiano do mundo. Escolhe sempre com cuidado as pessoas que a circulam, sem exigir que sejam perfeitas.

Qual é a numerologia do nome Ana?

Equilibrada, intuitiva e espiritualizada, são caracteristicas de quem se chama Ana na numerologia. Este belo nome de meninas, é representado pelo número 7.

Possui tendência a ser mais reservada, o que pode influenciar a seguir por caminhos de isolamento e reclusão.

Embora os caminhos da vida possam levar a algumas escolhas que desviem o seu foco principal, pessoas deste número e personalidade, podem se favorecer muito exercendo atividades como bióloga, astrônoma ou astróloga.

A biologia por exemplo, colocará Ana em contato com a natureza e propiciará os elementos necessários para se manter em equilíbrio, trazendo paz e felicidade na profissão.

Quem foi Ana na bíblia?

Na Bíblia, há algumas passagens relevantes sobre Ana nos livros de Lucas, Samuel no novo testamento e Gênesis, no velho testamento. O livro I Samuel (Capítulo 1), menciona Ana como uma das esposas de Elcana que, ao contrário da segunda mulher, Penina, não tinha filhos e vivia desolada por este motivo.

Já o capítulo seguinte deste mesmo livro, descreve um dos milagres de Cristo. Ao visitar Ana, ela foi capaz de gerar cinco filhos, entre eles, Samuel:

"Visitou, pois, o Senhor a Ana, que concebeu, e teve três filhos e duas filhas. Entrementes, o menino Samuel crescia diante do Senhor."
(I Samuel - Capítulo 2, versículo 21)

Quantas pessoas existem com o nome Ana?

O nome Ana, além de bastante significativo e com ótima sonoridade, é também popular no Brasil. Não é a toa que tem sido um dos nomes mais utilizados no decorrer dos anos, como prenome ou na junção de nomes compostos, como apresentado antes.

Os últimos 20 anos concentram pelo menos 30% de todos os registros do nome Ana que já foram oficializados em cartórios. Isso representa aproximadamente 935 mil pessoas batizadas assim, demonstrando uma tendência de alta e preferência na escolha das famílias no período.

Segundo o último senso feito no Brasil, Ana é o segundo nome feminino no ranking geral dos mais escolhidos em nosso país.

12 Curiosidades sobre Ana

  1. Origem: Hebraico
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Feminino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Muito fácil
  5. Separação das sílabas: A-na
  6. Pronúncia: Aná
  7. Nomes similares: Aana, Anaa, Anah, Anar, Anna, Annah, Hana, Hanah, Hanna, Hannah e Hannha
  8. Ana deriva de: Anabel, Anabela, Anaís, Anita e Arabela
  9. Que derivam de Ana: Anna, Hannah e Nanci
  10. Apelidos: Aninha, Nana, Anha e An
  11. Aumentativo: Anona
  12. Diminutivo: Aninha

Como o nome Ana é distribuído no Brasil?

Quantidade
De acordo com nossa pesquisa, 1.6198% da população brasileira chamam-se Ana.
Popularidade
O nome Ana está na posição número 5 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Você sabia que 2.1548% da população de Ceará possui o nome Ana?
Estado %
São Paulo 21.4946%
Minas Gerais 11.6256%
Rio de Janeiro 9.6146%
Bahia 7.0037%
Ceará 5.8946%
Paraná 5.0029%
Pernambuco 4.2618%
Rio Grande do Sul 4.087%
Pará 3.6743%
Estado %
10° Goiás 3.439%
11° Maranhão 3.4368%
12° Santa Catarina 2.6198%
13° Paraíba 2.0277%
14° Rio Grande do Norte 1.9466%
15° Piauí 1.6878%
16° Espírito Santo 1.6432%
17° Distrito Federal 1.617%
18° Amazonas 1.5403%
Estado %
19° Alagoas 1.5077%
20° Mato Grosso 1.4313%
21° Mato Grosso do Sul 1.1488%
22° Sergipe 1.008%
23° Tocantins 0.7604%
24° Rondônia 0.6516%
25° Acre 0.3385%
26° Amapá 0.3268%
27° Rorâima 0.2092%

Por que escolher o nome Ana?

Espiritualizada, instrospectível, profunda, perfeccionista e controlada.

Por que não escolher o nome Ana?

Solitária, exigente, crítica e reclusa.

Achou útil? Salve e compartilhe!