Daniela

Assim como a versão masculina, o nome Daniela também é de origem hebraica, mais especificamente afro-asiático, cujo significado é “Deus é meu Juiz”. Portanto, a etimologia1 deste nome, pode ser vista com exclusividade no verbete2 Daniel.

É comum encontrar registros na internet que relacionam Daniela apenas como a forma feminina de Daniel. No entanto, a importância, significado e história deste belo nome de menina vai muito além, ao ponto de ter até mesmo uma composição musical brasileira, conforme veremos mais adiante.

O principal aspecto no qual chamamos a atenção neste nome, é a presença do “sufixo” Ela, um pronome3 pessoal feminino da terceira pessoa do singular4. A exemplo de Gabriela, Manuela e outros tantos nomes com este mesmo sufixo, corresponde a força da mulher presente na palavra propriamente escrita e dita.

Um outro ponto de destaque, está no principal apelido para este nome, Dani, pois não faz distinção5 de gêneros. Ou seja, ele pode ser utilizado tanto para a versão masculina quanto feminina que, aliás, é o principal cognome6 para ambos.

No Brasil, Daniela é um nome bastante popular e muito utilizado nas últimas décadas, dividindo a preferência7 com variações que terminam com a letra “e” (Daniele), com duas letras “l” (Daniella) e até mesmo com a letra “y” (Danyela).

Há registros históricos que indicam que este nome foi utilizado oficialmente pela primeira vez na Itália, em meados do século XIV, por Bernardino Danielo, um famoso poeta da época. Obviamente existiram outros com este nome antes, porém, na ocasião apenas pessoas do alto clero podiam ser registrados, daí o motivo de surgir primeiro nessa data.

Na Itália, inclusive, durante a idade média, surgiu também a necessidade de utilizar um sobrenome para distinguir8 as pessoas. Na mesma velocidade9 que a população crescia, pessoas migravam entre regiões e eram identificadas por um segundo nome que ajudava a identificar10 membros da família e que, posteriormente, seguiu como meio hereditário.

Uma outra curiosidade sobre o nome Daniela, é a música Dani, escrita por Manno Góes e Coelho que, segundo os compositores, teve como inspiração11 uma funcionária do bar Caroline Café, no Rio de Janeiro, com este mesmo nome. A música, cantada pela banda Biquini Cavadão, ficou famosa sendo utilizada como abertura12 do programa “Caminhos da Aventura”, da Rede Globo, apresentado por Dani Monteiro. Veja um trecho:

Dane-se o emprego13, o salário14, o patrão
Dane-se o medo, a loucura15, a razão
Dane-se a moda, se é brega ou Armani
Dane-se tudo que não tiver Dani

Só penso nela
Quem é ela
O nome dela é Daniela

Personalidade

Daniela se revela como uma pessoa que não se preocupa com opiniões alheias, tendo como principal objetivo, se manter em paz com a sua consciência. É uma pessoa espirituosa, de personalidade forte e iluminada, considerada como alguém carinhosa com familiares ou pessoas próximas ao círculo de amizade.

A busca constante para o equilibrar os aspectos físico, mental e espiritual, são quase que uma necessidade para se manter focada em seus objetivos. É uma pessoa que traça metas e não descansa enquanto não consegue cumpri-las.

É uma pessoa que ama a vida, a natureza e suas criações, capaz de desenvolver afeição por criação ou plantação, desde que esteja no ambiente adequado para isso. Animais domésticos, por exemplo, podem servir como precursor para atingir o equilíbrio que mencionamos.

Pontos positivos: Líder, pioneira, corajosa e independente, esses são os pontos positivos.

Pontos negativos: O lado negativo de quem se chama Daniela, é agir de vez em quando de forma agressiva, egoísta, egocêntrica, inflexível ou individualista.

Numerologia

A numerologia do nome Daniela é 10, o que demonstra certa conexão com a personalidade associada a este lindo nome de menina. É um número que representa a luz e diplomacia, motivo pelo qual essas pessoas conseguem sempre dialogar para expor seus pensamentos com sensatez e, principalmente, convencer os outros sobre seus pontos de vista. A persuasão é algo que está muito presente aqui.

Popularidade do nome Daniela

Entre as décadas de 80 e 90, foram registradas aproximadamente 112.96 mil pessoas com o nome Daniela, o que representa 37.12% do total de pessoas que já se chamaram assim, no Brasil.

Atualmente, estima-se que existam 39.6 mil mulheres chamadas Daniela, correspondendo a 13.01% dos brasileiros com este nome.

Distribuição no Brasil

Quantidade
Mais de 304.31 mil da população brasileira chamam-se Daniela.
Popularidade
O nome Daniela está na posição número 121 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Rio Grande S. é o estado com maior percentual de pessoas chamadas Daniela.

12 Curiosidades

  1. Origem: Hebraico
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Feminino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Fácil
  5. Separação das sílabas: Da-ni-e-la
  6. Nomes similares: Danaila, Daneila, Danela, Daniala, Daniiela, Danila, Danilha, Danniela, Dannila e Dannyela
  7. Que derivam de Daniela: Daniele, Danielle, Daniella, Danyela, Danyella e Danila
  8. Apelidos: Dani, Dan, Daninha e Ela
  9. Forma masculina: Daniel
  10. Forma feminina: Daniela
  11. Aumentativo: Danielona
  12. Diminutivo: Danielinha

Salve ou compartilhe o nome Daniela

Glossário de Daniela

1 etimologia
(pt, comum)
Etimologia é a disciplina que investiga a origem, formação e evolução das palavras, analisando sua derivação e composição ao longo do tempo.
2 verbete
(pt, comum)
Verbete: Apontamento, nota.
3 pronome
(pt, comum)
Um pronome é uma palavra que substitui um nome, evitando a repetição desse termo na comunicação.
4 singular
(pt, comum)
Singular é algo individual, único, extraordinário, distinto, privativo ou especial.
5 distinção
(pt, comum)
Distinção é o ato ou efeito de distinguir, ou seja, é a diferença que destaca uma coisa em relação a outra.
6 cognome
(pt, comum)
O termo cognome é utilizado como sinônimo de apelido ou alcunha, sendo uma designação que complementa o nome próprio de uma pessoa.
7 preferência
(pt, comum)
Preferência é o ato de escolher uma pessoa ou coisa em detrimento de outra, manifestando predileção, agrado ou distinção.
8 distinguir
(pt, comum)
Distinguir é separar ou diferenciar algo, discriminar ou caracterizar, especificar o sentido de algo.
9 velocidade
(pt, comum)
Velocidade é a qualidade do que é veloz, caracterizado por um movimento ligeiro.
10 identificar
(pt, comum)
Identificar significa reconhecer algo ou alguém como idêntico a algo já conhecido.
11 inspiração
(pt, comum)
Definição de inspiração: Ato ou efeito de inspirar ou de ser inspirado.
(pt, espírita)
Inspiração 1.
12 abertura
(pt, comum)
Abertura refere-se ao ato ou efeito de abrir, podendo também significar um buraco ou fenda.
13 emprego
(pt, comum)
Emprego é o ato ou efeito de empregar, sendo a situação ou conjunto de funções desempenhadas por alguém que presta serviço em uma repartição pública ou estabelecimento particular.
(pt, sonho)
Definição de emprego: Pessoa que exerce uma atividade remunerada, ocupando um cargo ou função em uma empresa, instituição ou organização.
14 salário
(pt, comum)
Salário é a remuneração recebida por um trabalhador em troca dos serviços prestados.
(pt, sonho)
Salário é a remuneração financeira recebida por um trabalhador em troca dos serviços prestados a uma empresa.
15 loucura
(pt, comum)
Loucura é o estado de quem apresenta distúrbios mentais, caracterizado por pensamentos e comportamentos fora do padrão considerado normal.
(pt, sonho)
Segundo a crença popular, ver loucos indica alegrias passageiras, enquanto sonhar que se tornou louco está associado ao cansaço mental.

Daniela no Blog Significado do Nome