Significado do nome Daniel

  • Avaliação do nome Daniel é 1 Avaliação do nome Daniel é 2 Avaliação do nome Daniel é 3 Avaliação do nome Daniel é 4 Avaliação do nome Daniel é 5

História e origem do nome Daniel

O nome Daniel é bíblico e tem em sua origem a união de duas palavras hebraicas bem conhecidas, “din” que significa “julgar” e “el” que significa “Deus”. Os registros históricos de sua origem, podem ser encontrados no antigo testamento da Bíblia sagrada, pelo qual Daniel é definido como “Deus é o meu juiz”.

Essa parte inicial do significado do nome Daniel (Din) é um verbo antigo que descreve, principalmente, a autoridade de alguém superior, sábio e forte naturalmente. É o oposto de uma pessoa favorecida politicamente ou nomeada para um cargo. Já a parte final (el), é uma forma abreviada de “Elohim”, uma denotação (Ato de denotar) hebraica do gênero Deus. Aqui no Brasil Deus refere-se exclusivamente à divindade, mas em hebraico, pode expressar aproximação e negação ou atos de lamentar e apontar.

No livro de Daniel, ele é narrado como “o profeta” que viveu durante o cativeiro (Estado de quem é cativo) judeu na Babilônia. Era alguém visionário e com poder de interpretar sonhos e permaneceu leal ao Deus de Israel. Ele foi perseguido e jogado na cova dos leões, quando profetizou misteriosamente uma mensagem de condenação na parede e se recusou a adorar os reis da Mesopotâmia, cuja corte ele serviu: Nabucodonosor e Belsazar. Devido à fé e lealdade de Daniel, Deus o protegeu e não permitiu que fosse ferido pelos leões.

Então, resumidamente, as duas definições possíveis sobre o significado bíblico de Daniel, indicam que ele foi um herói judeu exilado da Babilônia, interpreta sonhos, relata visões apocalípticas e é libertado de uma cova de leões milagrosamente por Deus, ou, um livro de narrativas, visões e profecias extraídas das escrituras judaicas e cristãs.

Partindo para lendas contadas no decorrer da história, o nome Daniel também pode ser atribuído ao Arcanjo Daniel, um anjo que teoricamente ajudava as pessoas a obter a misericórdia de Deus e também as consolava.

Outras definições para Daniel, correspondem a um tipo de nome muito conhecido por ter sido amplamente utilizado pelos britânicos como patronímico, uma palavra de origem grega que significa “tirada do nome do pai”. É um tipo que relaciona o sobrenome de alguém ao de seu próprio pai, ou seja, alguém que tenha “Daniels” em seu sobrenome, possui um pai cujo nome é Daniel.

03 versões diferentes de Daniel na Bíblia

  1. Filho do rei Davi, também conhecido como “Chileabe”  e narrado em Crônicas 3:1 e Samuel 3:3;
  2. Nomeado após Daniel “o profeta”, em que é mencionado na segunda leva de israelitas que retornaram em Esdras 8:2
  3. Um "grande sábio" que pode ser o mesmo que o famoso Daniel, exceto pelo fato de que seu nome era Danel  (ao invés de Daniel), mencionado em Ezequiel 28:3.

10 variações de Daniel em outros idiomas

Por ser um nome bíblico, Daniel possui mais de cem grafias diferentes, além de variações equivalente em outras as línguas conhecidas, como essas dez principais que separamos:

  1. Daan em holandês;
  2. Danail em búlgaro;
  3. Daniele em Italiano;
  4. Daniyyel em hebraico;
  5. Dănuṭ em romeno;
  6. Deiniol em inglês;
  7. Dónall em irlandês;
  8. Tanel em estoniano;
  9. Taneli em finlandês e
  10. Daniil em russo.

03 motivos para escolher o nome Daniel

O que não faltam por aqui, são pais em dúvidas. Buscamos esmiuçar a etimologia do nome para ajudá-los na difícil tarefa de escolher o nome perfeito para seus filhos. Para que isso seja possível, buscamos em registros históricos e fontes distribuídas em todo o mundo, informações que sejam relevantes, tanto para o significado quanto para traçar o perfil do nome Daniel. Então, seguem mais três bons motivos para escolher este lindo nome.

01. Nome curto e muito fácil de lembrar

Escrever e pronunciar o nome Daniel é considerado muito fácil, além disso, trata-se de um nome curto, com boa sonoridade tanto para quem fala quanto para quem ouve, além de ser muito conhecido ao redor do mundo. É também um nome historicamente masculino, mas possui variações bem comuns no gênero feminino, como Daniela, Danielle ou Daniella.

02. Um nome popular e que está na moda

Daniel é um nome bastante popular e parece nunca sair de moda, cresceu continuamente entre as últimas décadas, alcançando o ápice de registros a partir do ano dois mil, período no qual passou a ocupar as primeiras posições entre os nomes de meninos mais escolhidos, tanto aqui no Brasil quanto em outras importantes regiões, como nos Estados Unidos, por exemplo, onde esteve entre os dez primeiros.

03. Um perfil singular e com boa representatividade

Indica uma pessoa que não se preocupa exageradamente com a opinião dos outros. O importante para ele é estar em paz com a própria consciência e com os seus princípios morais. Tem uma intuição muito grande e sabe usá-la.

Salve ou compartilhe o significado do nome Daniel

Personalidade do nome Daniel

Costuma ser criativo e agir com felicidade para lidar com situações difíceis. Na maioria das vezes, é otimista e desligado de coisas banais.

A prioridade de quem se chama Daniel é o amor e a família. Gosta de tranquilidade, harmonia e a beleza que o circula. Sua personalidade o credencia a trabalhos sociais ou estratégicos, como no mercado financeiro.

Problemas financeiros podem acarretar na perda de confiança. Mas quando está dentro do seu equilíbrio, é generoso e afetivo.

Pontos positivos do nome Daniel

Otimista, carismático, intuitivo, amoroso e cheio de vitalidade

Pontos negativos do nome Daniel

Inseguro, ganancioso e indeciso

Nome Daniel na bíblia

O nome Daniel é citado 42 vezes na Bíblia, em Daniel, I Crônicas, Ezequiel, Esdras no velho testamento.

A passagem mais relevante, é: "Então me disse: Não temas, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim." (Daniel - Capítulo 10, versículo 12)

13 Curiosidades sobre Daniel

  1. Origem: Hebraico
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Masculino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Muito fácil
  5. Separação das sílabas: Da-ni-el
  6. Pronúncia: Daniéu
  7. Nomes similares: Daneil, Danel, Danial, Danielr, Daniiel, Danil, Danniel, Dannyel, Danoel, Danuel, Danyel e Dhaniel
  8. Que derivam de Daniel: Daan, Danail, Daniele, Daniyyel, Dănuṭ, Deiniol, Dónall, Tanel, Taneli e Daniil
  9. Apelidos: Dani, Dan, Dandan, Danito e Niel
  10. Forma masculina: Daniel
  11. Forma feminina: Daniela
  12. Aumentativo: Danielzão
  13. Diminutivo: Danisinho

Popularidade do nome Daniel

Desde 2000 até os dias atuais, foram registradas aproximadamente 194.55 mil pessoas com o nome Daniel, o que representa 27.35% do total de pessoas que já se chamaram assim, no Brasil.

Distribuição do nome Daniel no Brasil

Quantidade
Mais de 711.34 mil da população brasileira chamam-se Daniel.
Popularidade
O nome Daniel está na posição número 32 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Distrito Federal é o estado com maior percentual de pessoas chamadas Daniel.
Estado Qtd
São Paulo > 165.41 K
Minas Gerais > 77.75 K
Rio de Janeiro > 68.33 K
Bahia > 48.66 K
Rio Grande S. > 42.41 K
Paraná > 35.39 K
Pernambuco > 28.11 K
Pará > 27.25 K
Ceará > 27.19 K
Estado Qtd
10° Santa Catarina > 23.76 K
11° Goiás > 23.40 K
12° Maranhão > 21.00 K
13° Amazonas > 13.95 K
14° Espírito Santo > 13.30 K
15° Paraíba > 12.55 K
16° Distrito Federal > 12.20 K
17° Alagoas > 10.45 K
18° Mato Grosso > 9.70 K
Estado Qtd
19° Rio Grande N. > 9.66 K
20° Piauí > 9.51 K
21° Mato Grosso S. > 8.44 K
22° Sergipe > 5.98 K
23° Rondônia > 5.30 K
24° Tocantins > 5.22 K
25° Acre > 2.40 K
26° Amapá > 2.32 K
27° Rorâima > 1.73 K