19 nomes de pedras preciosas e seus significados

Publicado por Bianca Andrade

Os nomes de pedras preciosas evocam uma sensação de beleza, elegância e valor, tanto quanto a pronúncia do nome como a modernidade.

Eles não apenas descrevem gemas raras e preciosas encontradas na Terra, mas também incorporam características e significados profundos que capturam a imaginação das pessoas há séculos.

Neste texto, conheça a fascinante conexão entre nomes e pedras preciosas, revelando o significado por trás de alguns dos nomes mais deslumbrantes e preciosos do mundo.

  1. Diamante: O diamante é a pedra preciosa mais famosa sendo conhecido por sua pureza e brilho incomparáveis. Seu nome deriva da palavra grega "adamas", que significa "invencível", simbolizando a durabilidade e a resistência.
  2. Rubi: O rubi é uma pedra vermelha intensa e representa paixão e energia. Seu nome vem do latim "ruber", que significa "vermelho".
  3. Esmeralda: A esmeralda é conhecida por sua cor verde exuberante e simboliza renovação e crescimento. Seu nome é derivado do grego "smaragdos", que significa "pedra verde".
  4. Safira: A safira é uma gema azul profunda que simboliza a verdade, a lealdade e a sabedoria. Seu nome tem raízes no latim "sapphirus", que se origina do grego "sappheiros", que significa "azul".
  5. Ágata: A ágata é uma pedra ornamental com faixas distintas e vem em uma variedade de cores. Seu nome provém do rio Achates, na Sicília, onde a pedra foi encontrada pela primeira vez.
  6. Ametista: A ametista é uma pedra roxa que simboliza a tranquilidade e a proteção contra a embriaguez. Seu nome deriva do grego "amethystos", que significa "não embriagado".
  7. Turquesa: A turquesa é uma pedra azul-esverdeada associada à proteção e à sorte. Seu nome vem da palavra francesa "pierre turquoise", que significa "pedra turca", uma referência à rota comercial que trouxe a gema para a Europa.
  8. Opala: A opala é conhecida por seu jogo de cores misterioso e simboliza a criatividade e a inspiração. Seu nome tem origens no sânscrito "upala", que significa "pedra preciosa".
  9. Topázio: O topázio é uma pedra amarela, dourada ou rosa que representa a prosperidade e o sucesso. Seu nome pode ter vindo da palavra grega "topazion", referindo-se a uma ilha no Mar Vermelho onde as pedras eram encontradas.
  10. Citrino: O citrino é uma variedade de quartzo de cor amarela ou laranja e simboliza a alegria e a abundância. Seu nome se relaciona com a palavra francesa "citron", que significa "limão".
  11. Jade: O jade é uma pedra verde que representa a harmonia e a sabedoria. Seu nome tem raízes espanholas e significa "pedra do flanco", devido à crença de que a pedra poderia curar problemas renais quando aplicada no flanco.
  12. Turmalina: A turmalina é conhecida por suas várias cores e é considerada uma pedra de proteção. Seu nome vem da palavra cingalesa "turmali", que significa "pedra que atrai cinzas", devido à capacidade da pedra de atrair cinzas quentes quando aquecida.
  13. Diamante Rosa: O diamante rosa é uma variedade rara e valiosa de diamante. Seu nome reflete sua cor distintiva.
  14. Peridoto: O peridoto é uma gema verde associada ao crescimento e à renovação. Seu nome é derivado do árabe "faridat", que significa "pedra preciosa".
  15. Malaquita: A malaquita é uma pedra verde com padrões distintivos que simboliza a transformação e a proteção. Seu nome deriva do grego "malache", que significa "verde".
  16. Turquesa do Céu: A turquesa do céu é uma variedade de turquesa de cor azul-celeste. Seu nome descreve sua cor única.
  17. Apatita: A apatita é uma gema de várias cores que simboliza a inspiração e a motivação. Seu nome vem do grego "apate", que significa "enganar", devido à sua semelhança com outras gemas preciosas.
  18. Sardônica: A sardônica é uma variedade de ágata de cores listradas que simboliza o autocontrole e a coragem. Seu nome pode estar relacionado à ilha de Sardo, onde a pedra era encontrada.
  19. Granada Espessartita: A granada espessartita é uma variedade de granada de cor laranja brilhante. Seu nome refere-se à região alemã de Espessart, onde a pedra foi descoberta.

Considerações finais

Os nomes de pedras preciosas têm uma beleza única e uma profundidade de significado que os tornam especiais.

Eles não apenas descrevem as gemas encontradas na Terra, mas também incorporam atributos simbólicos que capturam a imaginação das pessoas há séculos.

Essas pedras têm sido valorizadas por suas propriedades estéticas e espirituais, tornando-se parte integrante da história e da cultura humanas.

Ao escolher um nome inspirado em uma pedra preciosa, as pessoas podem incorporar esses significados e qualidades em suas próprias vidas, tornando-se verdadeiras joias em nosso mundo diversificado e precioso.