S

6 Variantes internacionais de nomes populares no Brasil

Publicado por Luana Oliveira

Que o Brasil possui uma diversidade cultural rica, todos nós já sabemos. Mas, quando o assunto é a escolha do nome das pessoas, é interessante saber que existem variantes internacionais desses nomes, com grafias e pronúncias distintas em diferentes países e culturas, porém, com significado igual.

Dito isso, há hoje no Brasil, nomes com origens indígenas, europeias, orientais e por ai vai.

Neste artigo, listaremos 6 nomes populares no Brasil, suas variantes internacionais, origens e características.

Maria, Mary e Marie

Não precisa nem dizer que é o nome mais popular no Brasil e também em muitos outros países. A origem do nome Maria é hebraica, um derivado do nome Miriam. As variantes internacionais são Mary (inglês), Marie (francês), Maria (espanhol, italiano e alemão) e Mariya (russo);

José, Joseph e Joséph

Se Maria é o nome feminino mais popular, o primeiro colocado masculino, sem dúvidas é José. Sua origem também é hebraica, derivada do nome Yosef, que significa "Deus acrescenta". As variações de José incluem Joseph (inglês e francês), Giuseppe (italiano), Joséph (francês) e Yosef (hebraico).

João, John e Juan

O terceiro colocado da lista, João, é tão popular quanto o seu "co-irmão" José. Também de origem hebraica, deriva do nome Yochanan, que significa "Deus é gracioso". Já as variantes internacionais incluem John (inglês), Juan (espanhol), Jean (francês) e Giovanni (italiano).

Pedro, Peter e Pierre

Com origem grega, Pedro é um nome masculino comum no Brasil e em outros países de língua portuguesa, derivado de Petros, cujo significado é "pedra" ou "rocha". Peter (inglês e alemão), Pierre (francês) e Pietro (italiano), são suas variantes internacionais.

Ana, Anna e Anne

Ana é um nome feminino popular no Brasil e em outros países de língua portuguesa. Sua origem é hebraica, derivada do nome Hannah, que significa "graça" ou "favor". As variantes internacionais são Anna (inglês, italiano e russo), Anne (francês e inglês) e Anja (alemão e escandinavo).

Rafael, Raphael e Raffaele

Rafael é um nome masculino popular não apenas no Brasil, mas também em muitos países de língua espanhola. Sua origem é hebraica, derivada do nome Rafa'el, que significa "Deus cura" e as versões internacional incluem Raphael (inglês e francês), Raffaele (italiano) e Rafail (russo).

Considerações finais

A sonoridade dos nomes, muda de acordo com a região. No Brasil, essa diversidade se manifesta conforme a escolha, porém, suas viarantes refletem as influências de outras culturas.