Significado do nome Miguel

Miguel

Miguel: Parecido com Deus

Significado, origem e curiosidades do nome

Miguel é um nome masculino de origem hebraico (Mikhael). Não seria leviano - Que julga de leve. / Que reflecte pouco. / Inconsiderado; precipitado - atribuir o nome a uma esfera mundial, sem divisas e para os mais religiosos, um nome celestial. Sim, isso mesmo! Miguel, foi também o nome de um famoso arcanjo - Anjo, de ordem superior - , estava no mais alto nível de anjo.

O que significa?

Significa aquele que é parecido ou semelhante a Deus, mas não igual, pois Deus é único. Se desmembrarmos o nome original, em hebraico, temos algo como Mi que significa "quem", kha que significa "como" e el que significa Deus. Então, a partir do nome e principalmente pelo fato do "Mi" inicial caracterizar uma pergunta em hebraico, entende-se que a tradução do nome é uma pergunta: quem como Deus?

Obviamente, a resposta para tal pergunta é "Não", o que transforma o famoso arcanjo em um síbolo de humildade - Qualidade daquele ou daquilo que é humilde. / Demonstração de respeito, de submissão. / Inferioridade; pobreza - , pelo fato de não se igualar ao ser superior, o todo poderos, Deus, nosso pai.

Trata-se também de um dos nomes mais antigos da humanidade. Citado por diversas vezes, tanto no velho como no novo testamento. Na Bíblia Hebraica, existem passagens se referindo a Miguel, como um grande principe, defensor das crianças de seu povo. Mais especificamente, no Livro de Daniel.

Alguém cuja o nome é Miguel, pode ser considerado uma pessoa intelectual. Com desenvoltura para sair-se bem de quase todas as situações que lhe são atribuídas. Percebe sempre o momento certo para agir e tomar boas decisões. É sensato naquilo que faz.

Escrever, lembrar e pronunciar o nome Miguel, é considerado muito fácil pela maioria das pessoas.

Miguel além do anjo

Miguel de Cervantes, uma das pessoas notórias de nome Miguel; Miguel VII Ducas e Miguel VIII Paleólogo; Miguel I de Portugal, Rei de Portugal entre 1828 e 1834, Miguel II, Duque de Bragança entre 1853 e 1927, filho do anterior, pretendente; Miguel Maximiliano de Bragança, Duque de Viseu entre 1878 e 1923, filho mais velho do anterior, abdicou dos seus direitos pelo seu irmão mais novo Dom Duarte Nuno; Miguel da Paz, filho mais velho de D. Manuel I de Portugal; Infante D. Miguel de Bragança, filho natural do Rei Pedro II de Portugal e origem dos Duques de Lafões; Infante D. Miguel, Duque de Viseu (nasc. 1946), irmão de Duarte Pio, actual Duque de Bragança; José Miguel Carrera Verdugo, político e militar chileno; Miguel Ángel Asturias, escritor e diplomata guatemalteco; Miguel de Cervantes Saavedra, autor e escritor espanhol; Miguel Delibes, romancista espanhol; Miguel Hidalgo y Costilla, revolucionário mexicano; Miguel Induráin Larraya, ciclista espanhol; Miguel Najdorf, grande mestre de xadrez polaco-argentino; Miguel Primo de Rivera Orbaneja, militar e ditador espanhol; Luís "Miguel" Brito, futebolista português; Miguel Andrade Gomes (n. 1972) - Campeão Mundial de Esgrima Artística; Miguel Falabella, ator brasileiro.

Não há um nome tão presente em tantos lugares

Certamente, o nome está presente, pelo menos no Brasil, em uma interminável relação de lugares:

Municípios: São Miguel em Rio Grande do Norte; Barra de São Miguel em Alagoas; Barra de São Miguel na Paraíba; São Miguel do Aleixo, em Sergipe; São Miguel do Anta, em Minas Gerais; São Miguel do Araguaia, em Goiás; São Miguel Arcanjo em São Paulo; São Miguel da Baixa Grande, no Piauí; São Miguel da Boa Vista, em Santa Catarina; São Miguel dos Campos, em Alagoas; São Miguel do Fidalgo, no Piauí;  São Miguel do Guamá, no Pará; São Miguel do Guaporé, em Rondônia; São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte; São Miguel do Iguaçu, no Paraná; São Miguel das Matas, na Bahia; São Miguel dos Milagres, em Alagoas; São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul; São Miguel do Oeste, em Santa Catarina; São Miguel do Passa Quatro, em Goiás; São Miguel de Taipu, na Paraíba; São Miguel do Tapuio, no Piauí; São Miguel da Terra Firme, em Santa Catarina; São Miguel do Tocantins, em Tocantins; Ilha de São Miguel - ilha nos Açores.

Maior número de pessoas com o nome Miguel por período

  • É desde 2000 até os dias atuais
  • Aproximadamente 88.59 mil registros
  • Aproximadamente 36.78% do total de registros

Conheça a personalidade de quem se chama Miguel

Extremamente criativa e confiante. Miguel, além de muito inteligente, é esperto o suficiente para raciocinar com rapidez as tarefas do dia-a-dia.

Ambição

Pessoas com o nome Miguel, tem apego as coisas materiais e dão valor a tudo o que conquistam, o que não impede de zelar pelo amor e afeição. É organizado, controlador e muito disciplinado.

Expressão

Luta contra os próprios limites e restrições com vontade, determinação e imaginação, ultrapassando obstáculos para atingir o sucesso. Enfrentar os desafios é sempre estimulador para quem é conhecido como Miguel.

Pontos positivos

Disciplinador, organizado, estável, construtor, confiante e honesto, são caracteristicas positivas de quem se chama Miguel

Pontos negativos

Rigido, crítico, excessivo, inflexível, inseguro e metódico é o negativismo presente algumas vezes em Miguel

Origem do Nome

Nome de Anjo, Hebraico

Tipo

Comum

Gênero

Masculino

Escrita e Pronuncia

Muito fácil

Outras Informações

Distribuição do nome pelo Brasil

Percentual
De acordo com nossa pesquisa, 0.1263% da população brasileira chamam-se Miguel.
Popularidade
O nome Miguel está na posição número 157 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Você sabia que 0.1597% da população em Paraná chamam-se Miguel?
Estado %
São Paulo 23.283%
Rio de Janeiro 10.4621%
Minas Gerais 9.9448%
Paraná 6.9259%
Bahia 6.5107%
Rio Grande do Sul 5.9494%
Pará 4.7737%
Pernambuco 3.7633%
Ceará 3.4486%
Estado %
10° Santa Catarina 3.0625%
11° Maranhão 2.8458%
12° Goiás 2.627%
13° Piauí 1.7382%
14° Espírito Santo 1.7079%
15° Amazonas 1.7075%
16° Paraíba 1.607%
17° Rio Grande do Norte 1.5796%
18° Mato Grosso 1.4331%
Estado %
19° Distrito Federal 1.3828%
20° Mato Grosso do Sul 1.3251%
21° Alagoas 1.1446%
22° Sergipe 0.7394%
23° Tocantins 0.6443%
24° Rondônia 0.6402%
25° Amapá 0.3201%
26° Acre 0.2225%
27° Rorâima 0.2109%

Compartilhe o significado...