Camila

O nome Camila é de origem italiana, e representa a versão feminina de Camillus que é derivado do grego “gamelios”, cujo significa é “casamento1” ou “noiva”. É também proveniente2 do Latim e muito utilizado como um cognome3 na Roma antigamente, se tornando, inclusive, um importante nome de clãs hereditários.

Um cognome3 é uma espécie4 de nomeação5 qualitativa, pode ser definido6 como o terceiro7 nome de um cidadão8 romano pelo qual ele passava a ser conhecido, como é o exemplo do mais notável9 na história romana, “Marcus Furius Camillus” (446 a.C - 365 a.C), um ditador que ficou famoso como o “Segundo Fundador10 de Roma”.

Para que se tenha uma ideia do quanto os registros encontrados sobre o nome Camila são antigos, na Eneida, poema épico latino escrito por Virgílio no século I a.C, já existia uma personagem com este nome, ela foi narrada como uma rainha dos Volscique e que se tornaria escrava da deusa Diana, motivo este pelo qual o significado do nome Camila há séculos está associado a uma “mensageira”, “jovem criada” ou “a cerimonialista”, pois pessoas com esse nome, culturalmente serviam aos participantes de cerimônias pagãs.

Um detalhe interessante e que também influencia no significado do nome Camila, é que este cognome3 Camillus também era comum aos jovens empregados em serviços religiosos. No entanto, para que esse cargo pudesse de fato ser designado a eles, era necessário que fossem livres e tivessem ambos os pais vivos. Sendo assim, há atribuições do nome Camila com o significado “nascida livre” ou “nobre e honrada”.

Camila, conforme contamos um pouco acima, é um nome feminino e indica uma pessoa que é competente11 porque executa suas tarefas com amor. Com grande senso de observação12 e justiça, sabe sempre ver os dois lados da situação13 e costuma ser reconhecida pela sua empatia.

O nome começou a crescer em popularidade na década de noventa e desde então, mais e mais pessoas têm sido batizadas como Camila no mundo todo. Hoje está mais popular do que nunca graças à pop star Camila Cabello14 e Camila Alves McConaughey, modelo brasileira e esposa15 do ator Matthew McConaughey.

Música Camila Camila

Aqui no Brasil, em virtude da música “Camila Camila”, da banda Nenhum16 de Nós em 1987, composta por Sady Homrich, Carlos Stein e Thedy Corrêa, o nome começou a ganhar17 popularidade também na década de noventa. Atualmente, as regiões de Minas e São Paulo, são responsáveis pela maior concentração do nome que ocupa a posição sessenta do ranking dos mais escolhidos.

Camila com C ou Kamila com K

Embora seja um nome originalmente escrito com C, cresce muito a quantidade de pessoas sendo batizadas com o nome Kamila com K. E não está errado, pois se olharmos para a história da humanidade, variações e derivações são mais comuns do que podemos imaginar18. Veja o exemplo do próprio nome Camila que, conforme descrito ainda no primeiro parágrafo19 deste artigo, derivou de Camillus.

Independente da forma como é escrito, seja com C ou K, o nome Camila é um nome fácil de escrever, pronunciar e principalmente lembrar. Caso esteja com dúvidas sobre escolher ou não este lindo nome para o seu bebê, além de um significado tão marcante e historicamente importante, este sem dúvida é um bom motivo.

Personalidade

Independente, a pessoa que se chama Camila gosta de ser original e criativo e costuma ser muito trabalhadora. Tem coragem e uma liderança natural. Está constantemente buscando pelo poder. Se sente bem em casa com a família, amigos ou em um relacionamento. Costuma ser tranquila e harmoniosa

Quem se chama Camila, precisa exercer atividades de concentração para que inspirem uma ascensão natural e condizente com o nome. A atividade recomendada está relacionada a psicologia ou veterinária.

Busca segurança, compreensão e afeto. De maneira criativa, Camila também pode ser bem sucedida através da arte. Dinheiro nem sempre é visto com seriedade ou preocupação para ela.

Pontos positivos: Criativo, comunicador, entusiasmado e social.

Pontos negativos: Superficial, ostentador, exagerado, disperso e imaturo, são características negativas que as vezes assombram essas pessoas.

Popularidade do nome Camila

Entre as décadas de 90 e 2000, foram registradas aproximadamente 205.82 mil pessoas com o nome Camila, o que representa 43.65% do total de pessoas que já se chamaram assim, no Brasil.

Atualmente, estima-se que existam 128.89 mil mulheres chamadas Camila, correspondendo a 27.33% dos brasileiros com este nome.

Distribuição no Brasil

Quantidade
Mais de 471.56 mil da população brasileira chamam-se Camila.
Popularidade
O nome Camila está na posição número 61 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
São Paulo é o estado com maior percentual de pessoas chamadas Camila.

12 Curiosidades

  1. Origem: Italiano
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Feminino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Muito fácil
  5. Separação das sílabas: Ca-mi-la
  6. Nomes similares: Camela, Camiila, Camla, Cammila, Camola, Camula, Camyla, Kamala, Kamila e Kamilah
  7. Que derivam de Camila: Camille, Caimile, Camilla, Camélia, Camillia, Cammilla, Cammie, Cammy e Kamilla
  8. Apelidos: Mila, Mi, Mili, Milly, Millie, Mille e Milla
  9. Forma masculina: Camilo
  10. Forma feminina: Camila
  11. Aumentativo: Camilona
  12. Diminutivo: Camilinha

Salve ou compartilhe o nome Camila

Glossário de Camila

1 casamento
(pt, comum)
Casamento é a união legal entre um homem e uma mulher.
(pt, sonho)
Casamento é a união legal, social e afetiva entre duas pessoas que estabelecem um compromisso mútuo.
2 proveniente
(pt, comum)
Proveniente é um adjetivo que se refere a algo que provém, procede ou é oriundo de determinado lugar ou situação.
3 cognome
(pt, comum)
O termo cognome é utilizado como sinônimo de apelido ou alcunha, sendo uma designação que complementa o nome próprio de uma pessoa.
4 espécie
(pt, comum)
1.
5 nomeação
(pt, comum)
Nomeação é o ato ou efeito de atribuir um nome a algo ou alguém.
6 definido
(pt, comum)
Definido é algo que foi determinado, fixo.
7 terceiro
(pt, comum)
Terceiro é um termo que se refere àquele que, em uma série de três elementos, ocupa o último lugar.
8 cidadão
(pt, comum)
Um cidadão é aquele que reside em uma cidade e que possui os direitos civis e políticos de um Estado, estando em pleno gozo desses direitos.
9 notável
(pt, comum)
Notável é um adjetivo que descreve algo ou alguém que é digno de nota, que se destaca por suas qualidades, características ou ações excepcionais.
10 Fundador
(pt, comum)
Fundador é aquele que estabelece ou cria algo, seja uma organização, uma instituição, uma cidade, entre outros.
11 competente
(pt, comum)
Competente é um adjetivo que descreve alguém que possui habilidade, aptidão e conhecimento para realizar determinada tarefa ou função.
12 observação
(pt, comum)
Observação é o ato de observar, cumprir um preceito ou regra, fazer um exame minucioso, realizar uma análise, ponderação ou reflexão elucidativa, além de fornecer uma advertência benévola ou conselho ...
13 situação
(pt, comum)
Situação é o ato ou efeito de situar, sendo um sítio, posição ou disposição recíproca das diferentes partes de um todo.
14 Cabello
(pt, comum)
Cabelo: 1.
15 esposa
(pt, comum)
Esposa é a mulher que está prometida para o casamento ou que já tem o matrimônio ajustado.
(pt, sonho)
Pessoa do sexo feminino com quem alguém se casou legalmente; cônjuge do sexo feminino.
16 Nenhum
(pt, comum)
Nenhum: nem um; nulo.
17 ganhar
(pt, sonho)
Verbo que geralmente indica a obtenção de dinheiro, bens materiais, reconhecimento ou prestígio.
18 imaginar
(pt, comum)
Imaginar é o ato de representar mentalmente algo, fantasiar, criar na imaginação, idealizar, inventar ou conjecturar.
19 parágrafo
(pt, comum)
Um parágrafo é uma pequena seção de um discurso ou capítulo, utilizado para organizar ideias e facilitar a leitura.

Camila no Blog Significado do Nome