Carlos

Carlos é um daqueles nomes populares perfeitos tanto sozinho, quanto combinado com outros, como, por exemplo, João Carlos, Antonio Carlos, Jean Carlos e assim por diante.

Este é um nome tipicamente germânico, que tem origem na palavra Karl, e significa varão, viril ou simplesmente, homem. Foi muito utilizado por famílias reais no decorrer dos séculos, por este motivo, é comum o nome Carlos estar associado a reis ou outros monarcas.

Alguns registros históricos indicam que Carlos tem origem no teutônico e está relacionado a fazendeiro, lavrador ou homem do povo. Uma pessoa capaz de agarrar as oportunidades, sem medo de assumir riscos.

Como dito antes, este nome foi muito popular entre reis e imperadores, principalmente do ocidente ao longo da história. Alguns dos principais, foram:

  • Alemanha (Imperadores do Sacro Império1) — Carlos Magno ou Carlos I, Carlos o Calvo ou Carlos II, Carlos o Gordo ou Carlos III;
  • Áustria (Imperador) — Carlos I da Áustria;
  • Espanha (Reis) — Carlos I, II, III e IV;
  • França (Reis) — Carlos Magno ou Carlos I (do Sacro Império1), Carlos II, III, IV, V, VI, VII, VIII e IX;
  • Inglaterra (Reis) — Carlos I e II;
  • Portugal (Rei) — Carlos I.

Para muitas pessoas, o fato do nome ser curto, com apenas duas sílabas, escrever, lembrar e pronunciar o nome Carlos é considerado muito fácil.

Quem foi Charlie Chaplin?

Em inglês o nome Carlos é escrito como Charles e é bem popular em países que falam esse idioma. A pessoa mais notória e que certamente influenciou milhares de famílias, foi Charles Spencer Chaplin (1899-1997), mais conhecido como Charlie Chaplin. Um ator e comediante britânico, considerado o mais brilhante do cinema mudo, no qual as interpretações eram marcadas por gestos e mimicas. 

Quais apelidos de Carlos?

  • Ca
  • Caca
  • Carlinho
  • Carlão
  • Carluxo
  • Cartola
  • Cartuco
  • Carlitos

Personalidade

É uma pessoa filosófica literalmente, motivo pelo qual costuma lidar bem com todo o tipo de situação. É pensadora, porém introvertida, costuma ser individualista, motivo pelo qual enfrenta dificuldade em relacionamentos pessoais.

Não troca a paz por nada e está sempre buscando harmonia nas coisas mais peculiares, como, ouvir música, fazer uma caminhada, experimentar comidas, etc.

Sua inteligência e forma de raciocinar, permitem enxergar coisas que estão além do convencional. Costuma pensar a frente, com criatividade para lidar e driblar situações embaraçosas.

Pontos positivos: Curiosos, flexível, versátil e inteligente.

Pontos negativos: Em alguns momentos, aparenta ser ansioso, indisciplinado, instável e impulsivo.

Popularidade do nome Carlos

Entre as décadas de 80 e 90, foram registradas aproximadamente 270.84 mil pessoas com o nome Carlos, o que representa 18.19% do total de pessoas que já se chamaram assim, no Brasil.

Atualmente, estima-se que existam 266.69 mil homens chamados Carlos, correspondendo a 17.91% dos brasileiros com este nome.

Distribuição no Brasil

Quantidade
Mais de 1.49 milhões da população brasileira chamam-se Carlos.
Popularidade
O nome Carlos está na posição número 13 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Rio de Janeiro é o estado com maior percentual de pessoas chamadas Carlos.

11 Curiosidades

  1. Origem: Teutônico
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Masculino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Muito fácil
  5. Separação das sílabas: Car-los
  6. Nomes similares: Carloz, Carrlos e Karlos
  7. Que derivam de Carlos: Carla, Carlota, Loleta e Lolitta
  8. Apelidos: Ca, Caca, Carlinho, Carlão, Carluxo, Cartola, Cartuco e Carlitos
  9. Forma feminina: Carla
  10. Aumentativo: Carlão
  11. Diminutivo: Carlinho

Salve ou compartilhe o nome Carlos

Glossário de Carlos

1 Império
(pt, comum)
Império é um sistema de preceitos, ordens e autoridade que se estabelece de um nível superior para um nível inferior, caracterizado pelo predomínio, arrogância, dominação e poder.

Carlos no Blog Significado do Nome