Caio

Caio, um nome de quatro letras, com apenas uma consoante1 e três vogais. Embora seja simples e fácil de escrever, é bastante significativo e cheio de histórias e curiosidades.

A origem deste singelo2 nome é do Latim “Caius” e o significado é “contente3”, “alegre”, “divertido” e tantos outros sinônimos que traduzem a felicidade de alguém. É como as pessoas se dirigiam antigamente a alguém afortunado.

Caio era um dos nomes mais comuns de se encontrar na Roma Antiga, comum nos idiomas italiano e galego4, tendo sido utilizado por muito tempo por patrícios e plebeus e passando de pai para filho no decorrer do tempo, tornando- se o patronímico5 mais popular daquele período.

Alguns registros indicam que o nome possui três formatos latinos originais, Caius, Gaius e Kaius, todos eles derivados do elemento “gaurete”, cujo significado é “regozijar6” que também é sinônimo de “alegrar-se”, conforme citado mais acima.

Gaius, inclusive, era um nome romano proveniente7 de Etruscas, povos que viveram na região da península8 itálica, atualmente conhecida como Toscana.

Segundo a história, os primeiros e mais conhecidos personagens com este nome, surgiram em meados do ano 100 antes de Cristo, foram Caio Júlio César e seu filho Gaius Octavius. O primeiro foi um ditador lembrado pela conquista de Gália, já o segundo  foi o primeiro imperador Romado, também conhecido como Augustus.

Caio também é uma grafia alternativa de Caeo ou variação de Cai, ambos de origem Galesa. Já Kai é outra variante deste nome, mas uma forma diminutiva de origem holandesa, finlandesa, alemã ou escandinava.

Uma curiosidade sobre Caio e que pode ter direcionado a sua busca para outros resultados, é que este nome é a sigla para uma famosa empresa de Ônibus, a “Companhia Americana Industrial de Ônibus”, criada em 1945 em São Paulo, no bairro da Penha. Seria apenas mais uma empresa, se não fosse por um detalhe, ela foi fundada pelo bisavô do ex-piloto de Fórmula 1, Felipe Massa, o imigrante9 italiano José Massa.

3 motivos para escolher o nome Caio

1. Caio é um nome curto

Não restam dúvidas de que este belo nome de menino é um dos mais curtos e simples, dentre os mais de cem mil registros que temos em nossa base de dados. Este motivo, por si só, é um excelente argumento para a sua escolha.

Seu filho seria beneficiado de várias formas, como por exemplo, criar uma assinatura marcante, utilizar um boton ou bordado10 pequeno com o nome e não apenas com a inicial “C”, soletrar o nome para alguém, entre outros motivos.

2. Representa alegria

Um nome cujo significado é sinônimo de alegria, já deveria ser o melhor de todos os motivos. E não é apenas a etimologia11 dele que traduz isso, se observar os aspectos de personalidade e numerologia que descreveremos mais abaixo, notará que esse "espírito" faz parte de quem se chama Caio.

3. É um nome que combina com muitos outros

Por ser um nome pequeno, de apenas quatro caracteres, Caio pode ser utilizado na criação de nomes compostos e originais, como por exemplo, João Caio, Caio Jorge, José Caio, Caio Henrique e assim por diante.

Criar nomes compostos é uma excelente oportunidade para elevar em alguns graus, o equilíbrio necessário para obter significados fortes e que se complementam. Seguindo a sugestão acima, na hipótese12 de escolher “Caio” + “Henrique”, desta união teríamos, “alegria” + “senhor do lar” respectivamente. Portanto, o significado será um homem do lar e alegre, contagiando a família com sua luz e felicidade.

5 personalidades com o nome Caio

  1. Caio Blat (2 de junho de 1980), ator brasileiro, ficou ainda mais famoso com a participação no filme Carandiru, 2003.
  2. Caio Castro (22 de janeiro de 1989), ator brasileiro, conhecido por diversas novelas na Rede Globo de Televisão, constantemente lembrado pelas suas atividades como piloto automobilístico e empresário.
  3. Caio Ribeiro (16 de agosto de 1975), é um ex-jogador de futebol, com passagens em importantes times do Brasil e seleção brasileira. Atualmente, atua como comentarista de futebol na televisão.
  4. Caio Júnior (8 de março de 1965 à 28 de novembro de 2016), é o pseudônimo13 de Luiz Carlos Sarolli, um ex-treinador de futebol com passagens por diversos times do Brasil. O seu último trabalho na Chapecoense foi interrompido pelo acidente fatal na queda do voo 2933 da empresa LaMia, em La Unión, Colômbia.

Personalidade

Indica uma pessoa ambiciosa e de personalidade forte, que faz tudo o que está ao seus alcance para progredir na escala social. Costuma ser criativo e agir com felicidade para lidar com situações difíceis.

É otimista e desligado de coisas banais ou sem muito sentido para ele. Paz e tranquilidade são sempre bem-vindos e está sempre procurando a harmonia interior.

Não tem medo de enfrentar a vida e correr atrás dos desejos e anseios. Costuma se concentrar para fazer sempre bem feito tudo aquilo que se propõe.

Pontos positivos: Líder, pioneiro, corajoso e independente.

Pontos negativos: Agir de vez em quando de forma agressiva, egoísta, egocêntrica, inflexível ou individualista.

Numerologia

De acordo com a numerologia o número 7 representa o nome Caio. Trata-se de um ser humano que, dentro do seu equilíbrio, se desenvolve como alguém sensível e intuitivo. A calmaria é algo pela qual essa pessoa estará sempre em busca, por meio do seu crescimento espiritual, físico e mental. Seu nível intelectual, permite a execução de atividades relacionadas a administração, empreendedorismo ou contabilidade.

Popularidade do nome Caio

Desde 2000 até os dias atuais, foram registradas aproximadamente 123.2 mil pessoas com o nome Caio, o que representa 54.09% do total de pessoas que já se chamaram assim, no Brasil.

Distribuição no Brasil

Quantidade
Mais de 227.78 mil da população brasileira chamam-se Caio.
Popularidade
O nome Caio está na posição número 170 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Rio de Janeiro é o estado com maior percentual de pessoas chamadas Caio.

12 Curiosidades

  1. Origem: Latim
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Masculino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Muito fácil
  5. Separação das sílabas: Cai-o
  6. Nomes similares: Caiio, Kaio, Kayio e Khaio
  7. Que derivam de Caio: Caius, Gaius e Kaius
  8. Apelidos: Caco, Caião e Caca
  9. Forma masculina: Caio
  10. Forma feminina: Caia
  11. Aumentativo: Caião
  12. Diminutivo: Cainho

Salve ou compartilhe o nome Caio

Glossário de Caio

1 consoante
(pt, comum)
Consoante é um termo utilizado para descrever as letras do alfabeto que não têm som por si só, representando os ruídos articulados na fala.
2 singelo
(pt, comum)
Singelo: Adj.
3 contente
(pt, comum)
Contente é um adjetivo que descreve alguém que está satisfeito e alegre.
4 galego
(pt, comum)
* Galego 1.
5 patronímico
(pt, comum)
Patronímico refere-se ao nome que indica a relação com o pai, sendo comumente utilizado em nomes de família.
6 regozijar
(pt, comum)
Regozijar significa causar alegria intensa ou felicidade a alguém.
7 proveniente
(pt, comum)
Proveniente é um adjetivo que se refere a algo que provém, procede ou é oriundo de determinado lugar ou situação.
8 península
(pt, comum)
Península é uma extensão de terra cercada por água em todos os lados, exceto por um, onde se conecta a outra região, geralmente mais ampla.
9 imigrante
(pt, comum)
Imigrante é a pessoa que se desloca de um país ou região para viver em outro, geralmente em busca de melhores condições de vida, trabalho ou estudo.
10 bordado
(pt, comum)
Bordado é uma técnica manual de ornamentação têxtil que consiste na aplicação de fios sobre um tecido, formando desenhos, padrões ou texturas.
11 etimologia
(pt, comum)
Etimologia é a disciplina que investiga a origem, formação e evolução das palavras, analisando sua derivação e composição ao longo do tempo.
12 hipótese
(pt, comum)
Uma hipótese é uma suposição de algo possível ou impossível, a partir da qual se obtém uma conclusão.
(pt, espírita)
Uma hipótese é uma suposição de coisas ou fatos a partir da qual se pode tirar uma conclusão, e que pode ser confirmada mais tarde, de forma direta ou indireta.
13 pseudônimo
(pt, comum)
Pseudônimo é um nome falso ou suposto utilizado por uma pessoa para assinar suas obras, não correspondendo ao seu nome verdadeiro.
(pt, espírita)
O pseudônimo é um nome fictício ou suposto usado para ocultar a verdadeira identidade do autor de uma obra, comumente um escritor ou artista.

Caio no Blog Significado do Nome