Bruna

Protegida pelo escudo ou armada para a luta. Significado completo do nome Bruna, origem, curiosidades e muito mais nesta página.

Significado do nome Bruna

História e origem de Bruna

O nome Bruna tem origem no termo alemão "brunnī” ou “brunna", que traduzido ao pé da letra, seria “cota de malha”, “proteção” ou “armadura”. Portanto, o significado principal é “protegida pelo escudo” ou “armada para a luta”. 

Há registros que indicam que Bruna tem uma descendência no nome “Brunhilde”, uma forma de “tiro” que tem origem no alto alemão.

Bruna também pode ser considerada a versão feminina do nome Bruno que, por sua vez, é proveniente do termo “brūn”, Teutônico, do latim “Teutoni” e que se refere aos Teutões, uma espécie de tribo alemã de séculos passados. Porém, o significado dessa derivação é “morena”. 

Assim como ocorre com a versão masculina, o nome Bruna também é um sobrenome italiano e refere-se a alguém que tenha um cabelo marrom ou habite a província de Asti, conhecida especialmente pela exportação de avelãs cuja coloração é marrom.

A primeira vez que o nome foi encontrado na Itália, foi em Florença (Firenze), capital da Toscana, durante os séculos XI e XII, pela família Bruni que, após se ramificar entre as regiões, teve em Giovanni di Bruno o personagem emblemático por manter um castelo em Palermo em 1282.

3 motivos para escolher o nome Bruna

É muito comum surgirem dúvidas na hora de escolher um nome para o filho ou filha. Este é um dos motivos que revisamos constantemente o nosso conteúdo e acrescentamos mais informações que podem colaborar com os papais e mamães nessa difícil missão.

01. Característica de quem se chama Bruna

Está relacionada a uma pessoa calma, gentil, diplomática, bondosa e bastante organizada. Apesar de não ser ambiciosa, ela consegue quase tudo que deseja, mas sempre pelo seu poder de persuasão e capacidade de convencer, mas jamais utiliza a força para este fim.

02. Facilidade do nome Bruna

Escrever, lembrar e pronunciar o nome Bruna é considerado fácil, pois trata-se de um nome bastante comum aqui no Brasil e com poucos caracteres, são apenas cinco. Além disso, está entre os cem nomes de meninas mais escolhidas aqui no Brasil, se destacando muito na região sul do nosso país.

03. Um lindo significado

O primeiro significado que encontramos, diz muito sobre a personalidade de quem se chama Bruna. O fato de estar associado a uma proteção por meio de escudo ou preparada para a luta, se refere a uma pessoa iluminada e que, em harmonia com seu equilíbrio físico e mental, está hábil a enfrentar todas as adversidades que a vida proporcionará.

5 pessoas famosas com o nome Bruna

  1. Bruna Marquezine, atriz brasileira e famosa por novelas na rede globo de televisão, ficou também conhecida pelo relacionamento com o jogador de futebol brasileiro, Neymar, principalmente pelo fato das pessoas “shippar” o casal.
  2. Bruna Lombardi, atriz brasileira que é conhecida pela beleza e também pelo fato de parecer sempre jovem, assim como seu marido Carlos Alberto Riccelli.
  3. Bruna Surfistinha, pseudônimo utilizado por Rachel Pacheco, uma ex garota de programa que ficou famosa pelos contos em que descrevia o relacionamento com seus clientes. Ao se tornar famosa, se tornou empresária e escritora.
  4. Bruna di Tullio, atriz e apresentadora brasileira, famosa por estrelar a novela “Paraíso Tropical”.
  5. Bruna Guasco, atriz brasileira que ficou famosa por participar da novela Chiquititas.

Qual a personalidade de Bruna?

Costuma ser filosófica para lidar com as situações do cotidiano. Pensadora e introvertida, é individualista e silenciosa nos relacionamentos pessoais.

Mudanças são sempre vistas com bons olhos e gosta de tudo aos mínimos detalhes. Chama a atenção seus dotes e poder de persuasão, motivo pelo qual a profissão ideal pode estar relacionada a direito e leis.

Conhece muito bem suas habilidade e omite seu ponto de vista para não entrar em conflitos desnecessários. Por ser diplomática, quase sempre consegue as coisas que quer sem esforços.

Quantas pessoas existem com o nome Bruna?

Entre as décadas de 90 e 2000, aproximadamente 243.95 mil pessoas, o que representa 52.63% do total de pessoas que já foram registradas com esse nome no Brasil.

Estima-se que atualmente 138.63 mil pessoas estão batizadas com o nome, o que representa 29.91% de toda população brasileira que já se chamou Bruna.

12 Curiosidades sobre Bruna

  1. Origem: Alemão
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Feminino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Muito fácil
  5. Separação das sílabas: Bru-na
  6. Nomes similares: Brunah, Brunna e Druna
  7. Que derivam de Bruna: Brunèlli, Brunelli, Brunèllo, Brunello, Brunèlla e Brunella
  8. Apelidos: Bru, Bruninha e Brubru
  9. Forma masculina: Bruno
  10. Forma feminina: Bruna
  11. Aumentativo: Brunona
  12. Diminutivo: Bruninha

Como o nome Bruna é distribuído no Brasil?

Quantidade
De acordo com nossa pesquisa, 0.243% da população brasileira chamam-se Bruna.
Popularidade
O nome Bruna está na posição número 68 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Você sabia que 0.3647% da população de Rio Grande do Sul possui o nome Bruna?
Estado %
São Paulo 28.1071%
Minas Gerais 10.3383%
Rio de Janeiro 8.5579%
Rio Grande do Sul 8.4144%
Paraná 7.3198%
Santa Catarina 4.9134%
Bahia 4.6778%
Pernambuco 3.2249%
Goiás 3.0422%
Estado %
10° Pará 2.7684%
11° Ceará 2.667%
12° Maranhão 1.967%
13° Espírito Santo 1.6771%
14° Mato Grosso 1.4976%
15° Distrito Federal 1.4277%
16° Mato Grosso do Sul 1.3817%
17° Amazonas 1.3772%
18° Paraíba 1.1138%
Estado %
19° Alagoas 1.0044%
20° Rio Grande do Norte 0.9296%
21° Piauí 0.9048%
22° Sergipe 0.7762%
23° Rondônia 0.741%
24° Tocantins 0.4522%
25° Amapá 0.2738%
26° Acre 0.271%
27° Rorâima 0.1737%

Por que escolher o nome Bruna?

Diplomático, paciente, cooperador e companheiro.

Por que não escolher o nome Bruna?

Em alguns momentos se torna Indeciso, dependente, submisso, passivo e inseguro.

Achou útil? Salve e compartilhe!