Bruno

Moreno, escuro ou do germânico luminoso e brilhante.

Significado do nome Bruno

História e origem de Bruno

O nome Bruno é de origem Teutônica, povos germânicos que viviam no centro e norte da Europa, mais especificamente estabelecidos na península da Jutlândia, bem como os jutos e também os anglos. O significado está relacionado a “moreno”, “escuro” ou na linhagem germânica, pode ser interpretado como “luminoso” ou “brilhante”.

No alemão antigo, o nome Bruno é derivado do termo “brūn”, com significado de “marrom” ou, no sentido figurado, pode estar relacionado a “urso marrom”. Há registros que apontam uma derivação deste nome do termo, também alemão, "brunja", que significa “proteção” ou “armadura”. Uma curiosidade é que o nome era comumentemente utilizado em crianças nascidas no Outono.

Foi na Alemanha, inclusive, que houveram três santos alemães entre os séculos X e XI, um dos quais, São Bruno de Colônia,  fundou em 1084 o famoso mosteiro chamado de “a ordem dos monges cartuxos”.

Já no italiano, identificamos registros apontando que o significado de Bruno é “cabelos castanhos”. Ocasionalmente utilizado como um patronímico derivado da versão Bruno em alemão que, invariavelmente, referia-se à cor do cabelo, por exemplo, ou, mais especificamente, de alguém que residia em na região de Bruno, na província de Asti.

Ainda sobre essa origem italiana, é possível encontrar registros do sobrenome Bruno sendo utilizado pela primeira vez na capital da Toscana, Florença, durante os séculos XI e XII, no qual Giovanni di Bruno, em meados de 1282, reinava em um castelo localizado em Palermo.

Por ter um significado relacionado a "Ursos Marrons”, Bruno também é um nome frequentemente encontrado em histórias em livros, filmes ou desenhos que possuem essa temática.

Ao redor do mundo, é possível encontrar uma infinidade de variações do nome Bruno em idiomas e culturas diferentes. É o nome popular que possui a maior quantidade de ramificações: di Bruni, Bruni, Brun, Brunèlli, Brunèllo, Brunèlla, Brunellèschi, Brunètti, Brunetto, Brunini, Bruntti, Brunotti, Brunne, Brunone, Brunacci, Brunazzi, Brunaldi, Brunati, Brunato, Brunèngo, Brunèri, Brunèro, Brunaccini, Brunamonti, Brunero, Brunèse, Brunod, Brunri, Bruining, Bruinis, Bruinsje, Brun, Bruna, Brune, Bruns, Bruntje, Bruuntje, entre muitos outros.

4 motivos para escolher o nome Bruno

Está difícil decidir se o nome Bruno é o ideal para o seu bebê? Pois bem! Abaixo, listamos pelo menos quatro motivos que ajudarão você a decidir se esse lindo e representativo nome, será a forma como as pessoas conhecerão o seu futuro filho.

01. numerologia do nome Bruno

Indica uma pessoa calma que consegue tudo o que deseja pela capacidade de persuasão, mas jamais pela força. Tem natureza de líder, capaz de atingir seus objetivos após analisar corretamente a situação que o envolve.

02. Bruno é um bom nome para bebês

Por se tratar de um nome curto, tanto escrever quanto lembrar e pronunciar o nome Bruno é considerado extremamente fácil. Esse é um fator positivo, principalmente no aspecto social, quando existe a necessidade de falar o nome em público ou para algum atendimento de telefone, por exemplo. Raramente existirá a necessidade de soletrar ou especificar se Bruno escreve com uma letra diferente.

03. listas em ordem alfabética

Como o nome Bruno inicia com a segunda letra do nosso alfabeto, essa é uma vantagem que pessoas com esse nome, levarão para o resto de suas vidas. Na hipótese de uma chamada por nome, geralmente ela ocorre por ordem alfabética, o que possibilitará a essas pessoas uma convocação mais rápida do que os demais.

04. Bruno é um nome popular de menino

Aqui em nosso país, embora tenha crescido o número de pessoas com esse nome na década de noventa, hoje em dia ainda está entre os quarenta nomes masculinos mais utilizados. Para quem não gosta de inovar, essa é uma questão que deve ser levada em consideração no momento da escolha. 

4 personagens famosos com o nome Bruno

  1. Bruno Ricci - filme italiano "O Ladrão de Bicicletas";
  2. Bruno - é o nome do cachorro da “Cinderela”, personagem da Disney;
  3. Bruno - personagem principal do livro e filme “O Garoto do Pijama Listrado”;
  4. Bruno Battaglia - personagem do filme "Bruno", lançado no ano de 2000.

Qual a personalidade de Bruno?

Costuma ser filosófica para lidar com as situações do cotidiano. Pensador e introvertido, por vezes pode se tornar alguém individualista e silencioso, mas que não perde a essência nos relacionamentos pessoais.

Acredita que o amor possibilita o caminho da felicidade e as causas maiores. Por esta razão, a atividade que mais será bem sucedido, está relacionado a serviços sociais ou trabalho com o público em geral.

Consegue enxergar com sensibilidade através das coisas, possibilitando se adaptar facilmente as coisas espirituais ou do cotidiano do mundo.

Quantas pessoas existem com o nome Bruno?

Entre as décadas de 90 e 2000, aproximadamente 291.52 mil pessoas, o que representa 43.63% do total de pessoas que já foram registradas com esse nome no Brasil.

Estima-se que atualmente 175.77 mil pessoas estão batizadas com o nome, o que representa 26.3% de toda população brasileira que já se chamou Bruno.

11 Curiosidades sobre Bruno

  1. Origem: Alemão
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Masculino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Muito fácil
  5. Separação das sílabas: Bru-no
  6. Nomes similares: Brunno e Druno
  7. Apelidos: Bru, Bruninho, Brubru, Ninho e Brunão
  8. Forma masculina: Bruno
  9. Forma feminina: Bruna
  10. Aumentativo: Brunão
  11. Diminutivo: Bruninho

Como o nome Bruno é distribuído no Brasil?

Quantidade
De acordo com nossa pesquisa, 0.3503% da população brasileira chamam-se Bruno.
Popularidade
O nome Bruno está na posição número 34 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Você sabia que 0.4557% da população de São Paulo possui o nome Bruno?
Estado %
São Paulo 28.1398%
Minas Gerais 10.8644%
Rio de Janeiro 10.5424%
Paraná 6.0564%
Rio Grande do Sul 5.9274%
Bahia 5.6589%
Pernambuco 3.6341%
Santa Catarina 3.3188%
Goiás 3.0394%
Estado %
10° Pará 3.001%
11° Ceará 2.7775%
12° Maranhão 2.127%
13° Espírito Santo 1.8882%
14° Distrito Federal 1.6092%
15° Amazonas 1.4661%
16° Mato Grosso 1.4349%
17° Mato Grosso do Sul 1.3123%
18° Paraíba 1.2623%
Estado %
19° Alagoas 1.1209%
20° Rio Grande do Norte 1.0163%
21° Piauí 0.9017%
22° Sergipe 0.8746%
23° Rondônia 0.7525%
24° Tocantins 0.5167%
25° Amapá 0.3011%
26° Acre 0.2773%
27° Rorâima 0.1787%

Por que escolher o nome Bruno?

Os pontos positivos de quem se chama Bruno é ser espiritualizado, profundo e perfeccionista.

Por que não escolher o nome Bruno?

O aspecto negativo é ser exigente e crítico.

Achou útil? Salve e compartilhe!