Significado do nome Thiago

Thiago significa: Que Deus te proteja.

O significado do nome Thiago é “que Deus te proteja”, sendo também uma variação do nome Tiago, porém com adoção do “h”. Possui registro de várias origens e idiomas diferentes, sendo a principal na Espanha.

O nome é uma ramificação1 de “Saint James”, que era originalmente chamado de “Saint Iago” e posteriormente abreviou para “Santiago” ou, no espanhol “Santo” + “Yago”.

Seja Thiago com “h” ou sem, é indiscutível2 a popularidade deste nome. E, não é por menos, afinal, o significado do nome é tão belo quanto o próprio nome, como veremos mais adiante.

O nome Thiago também tem origem no hebraico Jacó ou Jacob que, no decorrer do tempo, se transformou em Ya'acov e depois foi abreviado para Iago, que significa “calçar com os pés” ou “pisar”.

Na bíblia, São Tiago é citado como filho de Zebedeu e Salomé, sendo um dos doze apóstolos de Jesus Cristo e esteve, entre os três mais próximos a Ele em sua jornada, junto com Pedro e André.

3 dicas sobre o que analisar antes de escolher o nome Thiago

Caso esteja em dúvidas sobre escolher o nome Thiago, listamos algumas informações importantes para você considerar, antes de escolher o nome.

01. A influência do nome na personalidade

As pessoas crêem que o nome pode afetar o sucesso na vida e elas estão totalmente erradas. Escolher nomes com significados originais, respeitáveis ou tradicionais, quando há equilíbrio em outros fatores da vida, pode ser um gatilho para a carreira profissional ou de outras circunstâncias, pois o nome pode refletir na personalidade da criança.

02. O significado do nome em outros países

Lembre-se de que muitos nomes podem ter significados diferentes em outros países e idiomas. Embora buscamos o maior número possível de informações sobre o nome Thiago, busque mais detalhes em outros idiomas, principalmente se viajar para fora seja algo que se tornará realidade em breve, pois você não quer que o nome escolhido signifique algo ruim ou desagradável3 em outro país, certo?

03. A forma como o nome é escrito e combina com o sobrenome

Observe também a grafia e a pronúncia do nome Thiago e verifique as iniciais do nome com o sobrenome que ele receberá, assim perceberá como será a sonoridade, iniciais, assinatura, etc. E o principal, não se esqueça que essa é uma grafia com o “h”, o que pode acarretar4 em dúvidas de terceiros, no momento do preenchimento.

5 principais variações do nome Thiago em outros idiomas

  1. Inglês: Jacob, Jack, Jake, James, Jim, Jimmy (diminutivo), entre outros.
  2. Português: Jacó, Jaime, Iago, Tiago e Thiago.
  3. Espanhol: Jacob, Jaume, Jacobo, Jaime, Diego e Yago e Santiago.
  4. Francês: Jacques e Jacqueline (feminino).
  5. Italian : Giacobbe, Giacomo e Jacopo (arcaico).

5 pessoas famosas que se chamam Thiago

  1. Thiago, cantor e também conhecido como Thiaguinho.
  2. Thiago Silva, jogador de futebol que iniciou a carreira no time do Fluminense e teve importantes passagens pela seleção brasileira e times Europeus.
  3. Thiago Alcántara, jogador de futebol brasileiro que se naturalizou Espanhol para defender a seleção deste país.
  4. Thiago Lacerda, ator brasileiro e famoso por estrelar como galã, diversas novelas na rede globo de televisão.
  5. Thiago Pereira, ex-nadador e medalhista5 olímpico6 em Londres, 2012.

Personalidade

Costuma ser uma pessoa bastante organizada e ambiciosa. Tem uma grande capacidade intelectual e se destaca trabalhando em equipe.

A força mental e física é um dos principais atributos de que se chama Thiago. Não é por menos que o nome se destaca na categoria de atletas, tanto no Brasil quanto no mundo. Ao utilizar esse aspecto a favor e proporcionar o ambiente adequado, pessoas com este nome poderão exercer carreiras no esporte.

Prático e ponderado, sente-se responsável por tudo o que está a sua volta, seja no lar, empresa, organização, grupo ou comunidade. Agindo sempre com equilíbrio e demonstrando coerência. É um líder nato.

Pontos positivos: Amante, belo, equilibrado, familiar, saudável e justo.

Pontos negativos: Utópico, ciumento, ressentido, surrealista, é o lado negativo.

Popularidade do nome Thiago

Entre as décadas de 80 e 90, foram registradas aproximadamente 145.47 mil pessoas com o nome Thiago, o que representa 42.32% do total de pessoas que já se chamaram assim, no Brasil.

Atualmente, estima-se que existam 86.27 mil homens chamados Thiago, correspondendo a 25.1% dos brasileiros com este nome.

Distribuição no Brasil

Quantidade
Mais de 343.74 mil da população brasileira chamam-se Thiago.
Popularidade
O nome Thiago está na posição número 103 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Rio de Janeiro é o estado com maior percentual de pessoas chamadas Thiago.

13 Curiosidades

  1. Origem: Bíblico
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Masculino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Difícil
  5. Separação das sílabas: Thi-a-go
  6. Pronúncia: Tiago
  7. Nomes similares: Taigo, Taigor, Taygo, Taygor, Thaigo, Thaigor, Thaygo, Thaygor, Thiiago e Thyago
  8. Que derivam de Thiago: Jacob e Yago
  9. Apelidos: Thi, Thiaguinho, Thiti, Iago e Gago
  10. Forma masculina: Thiago
  11. Forma feminina: Thiaga
  12. Aumentativo: Thiagão
  13. Diminutivo: Thiaguinho

Salve ou compartilhe o nome Thiago

Glossário de Thiago

1 ramificação
(pt, comum)
Ramificação Substantivo feminino que se refere ao ato ou efeito de ramificar, ou seja, de se dividir em ramos. Pode se referir a cada um dos ramos que se originam do caule de uma planta, árvore ou qua... (mais)
2 indiscutível
(pt, comum)
Indiscutível refere-se a algo que não pode ser discutido, que é indubitável, inquestionável, que não merece debate ou controvérsia. (mais)
3 desagradável
(pt, comum)
Desagradável é um adjetivo que descreve algo ou alguém que causa desconforto, repulsa ou descontentamento. Pode se referir a situações, comportamentos, sensações ou características que não são agradáv... (mais)
4 acarretar
(pt, comum)
Acarretar significa transportar algo em uma carreta, conduzir, acarrear ou ocasionar. (mais)
5 medalhista
(pt, comum)
Medalhista é aquele que se dedica ao estudo, coleção ou prática relacionada a medalhas. Pode ser tanto um especialista em medalhas, dedicado a pesquisar sua história, significado e valor, quanto algué... (mais)
6 olímpico
(pt, comum)
Olímpico é um adjetivo que se refere ao Olimpo, à cidade de Olímpia, que deu origem aos jogos olímpicos. Além disso, é associado a algo divino, sublime e majestoso. (mais)

Thiago no blog