Stanley

O nome Stanley é de origem inglesa, mais precisamente anglo-saxónica. O significado deste belo e diferente nome é formado pela junção dos nomes inglês “stan”, datado de antes do século VII e que significa “uma pedra”, mais “leah”, cujo significado é “madeira1” ou “clareira2”. Por esta razão, o significado do nome Stanley é “habitante3 das rochas”, “compensação4 de pedra” ou “perto da clareira2 pedregosa”.

Os anglo-saxões foram habitante3s da Grã-Bretanha, uma das muitas ilhas britânicas que inclui parte do Reino Unido e abrange três das quatro nações britânicas, entre as quais estão, Escócia5, Inglaterra e País de Gales6. Os anglo-saxónicos surgiram em meados do século V, descendendo de grupos celtas7 britânicos que adotaram alguns aspectos da cultura e língua anglo-saxônica.

O primeiro registro histórico de uma assinatura com o nome Stanley, pertence8 a Robert de Stanleya, datada em 1130, no “Pipe Rolls of Staffordshire”, o qual utilizou este sobrenome após ele se tornar necessário, quando os governos introduziram a tributação9 pessoal. 

Durante a idade média, a sociedade10 se tornava maior e muito mais complexa. Diante deste fato, as pessoas precisavam de nomes que as distinguissem dos outros habitante3s, o que deu origem à categoria de sobrenomes topográficos, como é o caso de Stanley. Esses sobrenomes utilizam características marcantes, como por exemplo, um tipo de árvore, riacho11, colina12, entre outros detalhes. Aqueles que residiam próximos a rochas ou lugares pedregosos e com clareira2s, como era o caso do condado13 de Cumberland onde foram feitos os primeiros registros, recebiam o sobrenome de Stanley.

Stanley também é um dos mais antigos e nobres sobrenomes ingleses, conhecido tradicionalmente como “família Stanley”, dona do condado13 de Derby e com descendente14 de Wilham, o Conquistador, Adam de Aldithley. O primeiro e mais famoso deles, reconhecido pelo acúmulo de fortuna no decorrer dos anos, foi Sir John Stanley (1350 - 1414), casado15 com Lancashire, uma herdeira de West Derby. Após o casamento16, tornou-se lorde tenente17 da Irlanda.

Há também registros indicando que Stanley é uma forma americanizada de qualquer um dos vários nomes com sons semelhantes em outras línguas europeias, como por exemplo, o polonês Stanislawski e o grego Anastasiou.

Na televisão, o nome se popularizou ao ser utilizado para o personagem Stanley Ipkiss, vivido no cinema pelo ator Jim Carrey que, após encontrar uma mascará18 nórdica do Deus da brincadeira e travessura19, se tornou um super herói conhecido como “O Máskara" (The Mask, 1994), com poderes para realizar as mais diversas traquinagens por meio da magia que o artefato lhe proporcionava.

03 motivos para escolher o nome Stanley

Se um motivo é bom, três é mais do que o suficiente para ajudar você a escolher esse lindo nome. Abaixo, separamos três bons pretextos para que pense com carinho sobre a escolha do nome Stanley.

01. O som da pronúncia é bonito e soa bem.

Escrever, lembrar e pronunciar o nome Stanley é considerado difícil, porém o som da pronúncia do nome Stanley é similar aos nomes Stanly, Stenly, Stenley, Stonewall ou Satnol, o que pode facilitar20 no momento de soletrar o nome para outras pessoas.

02. O caráter de quem se chama Stanley

Indica uma pessoa que gosta de conforto pessoal e pode ter um talento21 artístico22. Costuma se dedicar23 ao bem comum. Em geral, é equilibrado e traz harmonia para aqueles que o rodeiam, exercendo influência e confiança. É afetuoso, amoroso24, gosta de aconselhar25 e manter a paz. Outras pessoas costumam confiar26 em suas opiniões.

03. é um nome diferente, único e exclusivo

É um nome diferente, portanto, permitirá criar um estilo27 diferente e cheio de personalidade. Ao escolher o nome Stanley, esteja certo de que o seu filho raramente terá um "xará", como são carinhosamente chamadas, entre elas, as pessoas que compartilham de um mesmo nome. Ou seja, será um nome único e exclusivo.

Personalidade

Stanley é otimista, generoso e a sua personalidade forte fazem com que se torne seguro o suficiente para ser independente.

A prioridade de quem se chama Stanley costuma ser o grande amor da família. As atividades nas quais mais se dará bem, estão relacionadas a artes, como cantar, dançar ou atuar e dirigir no cinema, televisão ou teatro.

A arte é um dom natural de pessoas que têm o nome Stanley, além disso, ele também se considera responsável por tudo o que está a sua volta, seja no lar, empresa, organização, grupo ou comunidade.

Pontos positivos: Amante, belo, equilibrado, familiar, saudável e justo, são pontos positivos.

Pontos negativos: Utópico, ciumento, ressentido, surrealista, é o lado negativo.

Popularidade do nome Stanley

Entre as décadas de 90 e 2000, foram registradas aproximadamente 629 pessoas com o nome Stanley, o que representa 32.17% do total de pessoas que já se chamaram assim, no Brasil.

Atualmente, estima-se que existam 412 homens chamados Stanley, correspondendo a 21.07% dos brasileiros com este nome.

Distribuição no Brasil

Quantidade
Mais de 1.97 mil da população brasileira chamam-se Stanley.
Popularidade
O nome Stanley está na posição número 2472 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Amazonas é o estado com maior percentual de pessoas chamadas Stanley.

13 Curiosidades

  1. Origem: Anglo-saxâo
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Masculino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Difícil
  5. Separação das sílabas: Stan-ley
  6. Pronúncia: Istanlei
  7. Nomes similares: Stanlei, Stanly e Sthanley
  8. Que derivam de Stanley: Stanislawski e Anastasiou
  9. Apelidos: Stan e Lee
  10. Forma masculina: Stanley
  11. Forma feminina: Stanleia
  12. Aumentativo: Stanleizão
  13. Diminutivo: Stanleizinho

Salve ou compartilhe o nome Stanley

Glossário de Stanley

1 madeira
(pt, comum)
Madeira: Parte lenhosa do tronco, da raiz e dos ramos das plantas, caracterizada por sua consistência sólida e fibrosa.
(pt, comum)
Madeira é um tipo de vinho fortificado produzido na Ilha da Madeira, que pertence a Portugal.
2 clareira
(pt, comum)
Clareira é um espaço livre de árvores dentro de uma floresta, também conhecido como terreno desmatado ou arroteado em meio a vegetações densas como matas ou bosques.
3 habitante
(pt, comum)
Um habitante é uma pessoa que habita ou reside em um determinado local.
4 compensação
(pt, comum)
Compensação é o ato ou efeito de compensar.
5 Escócia
(pt, comum)
Escócia é uma moldura côncava localizada na base de uma coluna.
(pt, comum)
Escócia é uma grande região ao norte da Grã-Bretanha.
6 Gales
(pt, comum)
Galês é um termo que se refere ao país de Gales, localizado no Reino Unido.
7 celtas
(pt, comum)
Celtas são um povo notável de origem indo-europeia que fez parte da antiga população da Gália, e se estendeu até a Espanha e outros pontos da Europa.
8 pertence
(pt, comum)
Pertence é um termo que equivale a pertença.
9 tributação
(pt, comum)
Tributação é o processo pelo qual o Estado exige dos cidadãos ou empresas o pagamento de tributos, ou seja, é a imposição de taxas, impostos e contribuições para financiar as despesas públicas e garan...
10 sociedade
(pt, comum)
Sociedade é a reunião de indivíduos que compartilham a mesma origem, leis e costumes, formando um estado social.
11 riacho
(pt, comum)
Riacho é um curso d'água de pequenas dimensões, geralmente com um fluxo contínuo de água que se desloca em direção a rios maiores, lagos ou oceanos.
12 colina
(pt, comum)
Colina é uma elevação de pequena altitude em relação ao seu entorno, podendo ser conhecida também como oiteiro ou encosta.
13 condado
(pt, comum)
Condado é a dignidade ou território governado por um conde.
14 descendente
(pt, comum)
Descendente refere-se a algo que descende, desce ou vai de cima para baixo, podendo também significar algo que decresce.
15 casado
(pt, comum)
Casado é um adjetivo que se refere à pessoa que contraiu matrimônio, estando legalmente unida a outra pessoa por meio do casamento.
(pt, comum)
Definição de casado: Pessoa que está legalmente unida a outra em matrimônio.
16 casamento
(pt, comum)
Casamento é a união legal entre um homem e uma mulher.
(pt, sonho)
Casamento é a união legal, social e afetiva entre duas pessoas que estabelecem um compromisso mútuo.
17 tenente
(pt, comum)
Tenente é o indivíduo que ocupa o posto militar imediatamente inferior ao de capitão e que pode substituir um chefe na sua ausência.
18 mascará
(pt, comum)
Definição de máscara: artefato que representa uma face ou parte dela, destinado a cobrir o rosto para disfarçar a pessoa que o utiliza.
(en, estrangeiro)
**Definição de máscara:** Produto cosmético utilizado para realçar e alongar os cílios, também conhecido como rímel.
(pt, sonho)
Máscara de Carnaval: Disfarce utilizado para ocultar a identidade durante festividades, também pode representar intrigas e mistérios.
19 travessura
(pt, comum)
Travessura é o ato de uma pessoa travessa, caracterizado por pequenas ações que podem ser consideradas brincalhonas, levadas ou até mesmo maliciosas.
20 facilitar
(pt, comum)
Facilitar significa tornar algo mais fácil, simplificar ou tornar acessível.
21 talento
(pt, comum)
Talento é um termo que designa uma unidade de peso e uma moeda utilizada na Grécia e em Roma na antiguidade.
22 artístico
(pt, comum)
Artístico é um adjetivo que se refere às artes, englobando diversas manifestações como música, pintura, escultura, dança e teatro.
23 dedicar
(pt, comum)
Dedicar significa consagrar, votar ou tributar algo a alguém ou a alguma causa específica.
24 amoroso
(pt, comum)
Amoroso é aquele que possui amor, carinho e ternura.
(pt, comum)
Amoroso é um termo utilizado na música para indicar que a peça musical deve ser executada com ternura e graciosidade.
25 aconselhar
(pt, comum)
Dar conselho a alguém, buscando convencê-lo ou persuadi-lo.
(pt, sonho)
Aconselhar significa tanto receber quanto dar conselhos.
26 confiar
(pt, espírita)
Confiar significa ter fé, acreditar e esperar em algo ou alguém.
27 estilo
(pt, comum)
Estilo é a maneira particular de expressar pensamentos, seja falando ou escrevendo.
(pt, espírita)
Estilo é o conjunto de características distintivas que conferem singularidade e diferenciação a qualquer ação humana.