Raquel

Raquel é um nome forte e ninguém tem dúvida disso. Sua sonoridade é imponente1 e destaca-se sempre que este belo nome de mulher é falado em voz alta. Além disso, como veremos mais a seguir, possui uma personalidade única e interessante.

Raquel é um nome de origem hebraica e significa “rosa amorosa2”, “calma como uma ovelha3” ou simplesmente “inocente4”. No hebraico antigo, deriva do nome Rachel ou Rachael, já no moderno, Rahel.

O nome Raquel também é considerado bíblico, em virtude de algumas importantes passagens em que o nome foi citado. No decorrer dos séculos, esteve fortemente presente em países de língua espanhola, mas na versão Rachel, com o mesmo significado de sua variante.

Já na Inglaterra, há registros indicando que o nome Raquel foi utilizado por cristão em meados do século XV e se tornou bem popular durante a reforma5 protestante.

Personalidade

É compreensível e gentil. Geralmente quem se chama Raquel, gosta de ser sábio e se adapta facilmente a diversas situações. Acredita que o amor possibilita o caminho da felicidade e as causas maiores.

Os seus esforços para esclarecer eventuais mal-entendidos faz com que essas pessoas que se chamam Raquel, consigam restabelecer a confiança depositada sobre eles.

Por ser uma pessoa amorosa, Raquel quase sempre consegue as coisas que quer sem esforços. Conhece muito bem suas habilidades e omite seu ponto de vista para não entrar em conflitos desnecessários.

Pontos positivos: Quem se chama Raquel, têm de positivo um lado diplomática, paciente, cooperadora e companheira

Pontos negativos: Em alguns momentos se torna indecisa, dependente, submissa, passiva e insegura

Numerologia

O número de Raquel é o 11 e, assim como sua personalidade, indica uma pessoa amorosa. Ao encontrar o equilíbrio físico e mental, por meio de atividades relacionadas à natureza, por exemplo, encontrará paz e sabedoria.

Algo que precisa estar atento é que frequentemente podem chegar a sentir-se vítimas de uma situação familiar ou social. Embora a numerologia não seja uma ciência exata, buscar caminhos que minimizem impactos negativos e permitam caminhar com tranquilidade, é favorável neste tipo de cenário.

Seu número da sorte é o 29 e as atividades que eventualmente podem colaborar para a felicidade, estão relacionadas à gestão de pessoas.

Popularidade

No Brasil, Raquel é um nome que se popularizou na década de 90, principalmente pelo sucesso da novela “Mulheres de Areia” (1993) que contava a história das gêmeas idênticas, Ruth e Raquel, uma boa e a outra má.

Neste período o nome chegou a cerca de 83 mil pessoas registradas, algo em torno de 30% de toda a população que já se chamou Raquel um dia, durante toda a história do Brasil.

Estima-se que atualmente 49 mil pessoas sejam batizadas com o nome, o que representa 17% do volume total do nome. Ocupa também a posição 131 de nomes de meninas mais escolhidas no Brasil.

Distribuição no Brasil

Quantidade
Mais de 286.42 mil da população brasileira chamam-se Raquel.
Popularidade
O nome Raquel está na posição número 131 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Rio de Janeiro é o estado com maior percentual de pessoas chamadas Raquel.

Nome Raquel na bíblia

Na bíblia, Raquel é descrita como um membro de uma família de pastores, considerados pela atividade, como pessoas ricas nesta época focadas somente no trabalho e prosperidade.

Assim como todos os seus familiares, Raquel era uma pastora de carneiros, considerada por todos uma pessoa bonita e amorosa. Não é à toa que Jacó a considerava a sua esposa favorita, com quem teve dois filhos, José e Benjamim. 

A passagem mais relevante, é: "Então Jacó esteve também com Raquel; e amou a Raquel muito mais do que a Léia; e serviu com Labão ainda outros sete anos." (Gênesis - Capítulo 29, versículo 30)

11 Curiosidades

  1. Origem: Hebraico
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Feminino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Fácil
  5. Separação das sílabas: Ra-quel
  6. Pronúncia: Raquéu
  7. Nomes similares: Raqel, Raqiel, Raquiel, Raqul, Raqyel e Rhaquel
  8. Que derivam de Raquel: Rachel, Rahel e Rachael
  9. Apelidos: Quel, Raquelzinha, Quequel, Kel e Quelzinha
  10. Aumentativo: Raquelzona
  11. Diminutivo: Raquelzinha

Salve ou compartilhe o nome Raquel

Glossário de Raquel

1 imponente
(pt, comum)
Imponente é um adjetivo que descreve algo ou alguém que impõe sua importância, transmitindo uma sensação de altivez, magnificência e grandiosidade.
2 amorosa
(pt, comum)
Amorosa é uma planta medicinal do Brasil.
3 ovelha
(pt, comum)
Ovelha Fêmea do carneiro.
(pt, sonho)
Ovelha: animal mamífero ruminante, do gênero Ovis, criado principalmente pela sua lã e carne.
4 inocente
(pt, sonho)
Inocente é um adjetivo que descreve alguém que não cometeu nenhum crime, falta ou erro, que é puro, íntegro, sem malícia.
5 reforma
(pt, comum)
Reforma é o ato ou efeito de reformar, que consiste em promover mudanças com o objetivo de aprimorar algo.

Raquel no Blog Significado do Nome