Novidades e Promoções

Preencha seu e-mail e receba novidades do seu nome e promoções de nossos parceiros.

Significado de Mendanha

Mendanha

É um nome masculino, comum e de origem Português.

Origem e curiosidades

O nome Mendanha é de origem Português e significa parece que este nome, de uma família nobre da Biscaia, se grafou primeiro Abendano, depois Mendana, aportuguesando-se sob a forma de Mendanha. No primeiro quartel do século XV, vivia João de Mendanha, casado com D. Brites da Fonseca, de quem os filhos, Pedro e Francisco de Mendanha, se vieram fixar em Portugal após a batalha de Toro, por serem fiéis partidários da Excelente Senhora. Diz o cronista Rui de Pina que aquele Pedro de Mendanha era então alcaide de Castro Nuno, em cujo castelo o rei D. Afonso V veio acolher-se, depois de se retirar com o seu exército dos campos de Toro, e onde foi recebido como seu rei verdadeiro por aquele alcaide. Quando o Africano regressou a Portugal, Pêro de Mendanha continuou a manter Castro Nuno por ele e em seu nome, até que as forças dos Reis Católicos o vieram sitiar, opondo-lhes ele a mais indómita das defesas. Durante anos o exército castelhano acometeu sem sucesso o castelo de Castro Nuno, e Pêro de Mendanha somente viria a render-se em 1479, sob as mais honrosas condições, por ele impostas: assim ele teve de receber ordens expressas de D. Afonso V para entregar o castelo, podendo depois retirar-se com toda a sua família, homens de armas, bagagens, armas e bandeiras desfraldadas, assim vindo até Portugal, entrando no nosso país pela fronteira de Miranda do Douro. O rei D. Afonso V cumulou-o de mercês e ele passou a viver na cidade do Porto, aí criando os seus filhos, cuja descendência deu continuidade aos Mendanhas portugueses.

Mendanha é um nome Português de gênero Masculino

Por não se tratar de um nome muito comum, escrever, lembrar e pronunciar o nome Mendanha é considerado muito difícil.

Qual é a personalidade de Mendanha?

Bastante organizada e ambiciosa! É assim a personalidade de quems e chama Mendanha. Tem uma grande capacidade intelectual, mas é extremamente dependente de outras pessoas.

Qual é a ambição?

Paz e tranquilidade são sempre bem-vindos para quem se chama Mendanha. Está sempre procurando a harmonia interior.

Como é a expressão?

Busca a perfeição em tudo o que faz e lhe diz respeito. A arte é um dom natural de pessoas que têm o nome Mendanha. Prático e ponderado, Mendanha sente-se responsável por tudo o que está a sua volta, seja no lar, empresa, organização, grupo ou comunidade. Agindo sempre com equilíbrio.

Pontos positivos de se chamar Mendanha

Amante, belo, equilibrado, familiar, saudável e justo, são pontos positivos de Mendanha

Pontos negativos de se chamar Mendanha

Utópico, ciumento, ressentido, surrealista, é o lado negativo de quem se chama Mendanha

Origem do nome

A origem do nome Mendanha é Português.

Tipo

Comum

Gênero

Masculino