Mateus

Mateus é e sempre foi popular em diversas partes do mundo e idiomas diferentes. Seja com ou sem a letra h, durante décadas sempre esteve no topo do ranking dos nomes mais escolhidos para meninos.

A origem do nome Mateus é do hebraico Mattityahu, relacionado a união das palavras Mattath que significa presente, mais Yah, uma referência a Deus ou divindade. Do também hebraico dádiva1 de Deus ou Dom de Jeová.

Há registros que indicam que Mateus também é uma variante do nome grego Matthaĩos.

Mateus também é o nome de um dos doze apóstolos de Jesus, autor do primeiro (titulo Emanuel — Deus está conosco) dos três evangelhos sinóticos e com passagens semelhantes aos outros dois evangelhos de Marcos e Lucas.

Caso esteja em dúvidas sobre escolher o nome de Mateus para o seu bebê, aqui vai uma dica sobre pessoas que se chamam assim. Normalmente, elas são equilibradas, racionais e empáticas, pensam sempre no próximo e não gostam de magoar os outros, são sempre gentis.

Há também aqueles que prefiram o nome Matheus, com a letra h. Embora alguns pensem que se trata apenas de um detalhe, saiba que alterações de letras influenciam a numerologia do nome, mudando completamente a personalidade do bebê. Enquanto Mateus é representado pelo número 6, na numerologia Matheus está relacionado ao número 7.

Personalidade

A pessoa com o nome Mateus, costuma ser filosófica para lidar com as situações do cotidiano. Pensadora e introvertida, é individualista e silenciosa nos relacionamentos pessoais.

Acredita que o amor possibilita o caminho da felicidade e as causas maiores.

Quase sempre, Mateus consegue enxergar com sensibilidade através das coisas, possibilitando se adaptar facilmente as coisas espirituais ou do cotidiano do mundo. Costuma escolher com cuidado as pessoas que o circulam, sem exigir que sejam perfeitas.

Pontos positivos: Os pontos positivos de quem se chama Mateus é ser espiritualizado, instrospectível, profundo, perfeccionista e controlador

Pontos negativos: O aspecto negativo de quem se chama Mateus é ser solitário, exigente, crítico, recluso

Numerologia

O número do nome Mateus é o 7. Por esta razão, essas pessoas quando buscam seu equilíbrio natural, possuem uma tendência a desenvolver qualidades como pensador, reservado e espiritualista. Embora os diferentes caminhos da vida, possam levar a algumas escolhas, é provável que exercer atividades como líder religioso, astrólogo ou mágico, sejam as mais adequadas para se encontrar a felicidade na profissão.

Popularidade

Desde 2000 até os dias atuais,aproximadamente 330.32 milpessoas, o que representa 56.1% do total de pessoas que já foram registradas com esse nome no Brasil.

Distribuição no Brasil

Quantidade
Mais de 588.82 mil da população brasileira chamam-se Mateus.
Popularidade
O nome Mateus está na posição número 42 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Rondônia é o estado com maior percentual de pessoas chamadas Mateus.

Nome Mateus na bíblia

O nome Mateus é citado 4 vezes na Bíblia, em Atos, Mateus, Marcos no novo testamento.

"Partindo Jesus dali, viu sentado na coletoria um homem chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu."
(Mateus — Capítulo 9, versículo 9)

9 Curiosidades

  1. Origem: Hebraico
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Masculino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Fácil
  5. Separação das sílabas: Ma-teus
  6. Nomes similares: Mahteus, Matehus, Mateuz, Mathaeus, Matheus, Matheuz e Mhateus
  7. Apelidos: Mat, Teus, Teeco e Té
  8. Aumentativo: Mateusão
  9. Diminutivo: Mateusinho

Salve ou compartilhe o nome Mateus

Glossário de Mateus

1 dádiva
(pt, comum)
Dádiva é um objeto ou presente dado a alguém, também conhecido como donativo.

Mateus no Blog Significado do Nome