Igor

Igor é um belo nome russo, de gênero masculino e significa “príncipe da paz” ou “guerreiro da paz”. Os registros que encontramos sobre a etimologia1 deste nome, indicam que a sua origem vem dos nomes escandinavos “Ingyar” ou “Yngvar” e foi levado até a Rússia há muito tempo pelos Vikings, após a conquista de Kiev pelo chefe varangiano Rurik que deixou seu filho Igor com parentes e para que, mais tarde, ele viesse a se tornar o grande príncipe de Kiev, após a morte de Oleg.

Para aqueles que não conhecem os Vikings, eles representavam um povo de origem germânica, mais precisamente na Escandinávia2, popularmente conhecido por realizar expedições marítimas pela Europa entre os séculos VIII e XI. Por esta razão, houve uma grande influência desse povo na escolha de nomes, por várias outras regiões.

O primeiro elemento do nome Igor deriva de “Ingvi”, nome original do Deus Freyr (Frey, Frej ou Freir). Um Deus nórdico3 que pertencia ao clã dos Vanes, conhecido por ser muito belo e representar4 alegria, colheita5, prosperidade6 e principalmente a paz. Já o segundo elemento do nome, vem de Harjaz que representa um príncipe guerreiro, o que reforça o significado que descrevemos mais acima.

Saindo um pouco dessa esfera7 da língua eslava, Igor é um nome que se tornou popular também no Brasil, Portugal e países com língua basca como a Espanha. Além disso, o nome também pode ser escrito como “Egor”, derivação do nome inglês George, comum em países de língua polonesa8, alemã e russa.

16 países onde o nome Igor existe

  1. Bielo-Rússia;
  2. Bósnia e Herzegovina;
  3. Croácia;
  4. República Tcheca;
  5. Estônia, França;
  6. Macedônia;
  7. Montenegro;
  8. Holanda;
  9. Noruega;
  10. Polônia;
  11. Romênia;
  12. Rússia;
  13. Eslováquia;
  14. Ucrânia;
  15. Reino Unido;
  16. Estados Unidos da América.

4 motivos para escolher o nome Igor

Que tal alguns bons motivos para escolher o nome Igor? Sabemos o quanto escolher um nome é difícil, portanto, pensamos a respeito e resolvemos ajudar com algumas informações que consideramos úteis para você.

01. Popularidade no Brasil

Aqui no Brasil, mesmo que não esteja entre os cem primeiros nomes de meninos mais escolhidos, Igor pode ser considerado popular. Mesmo que tenha tido uma leve baixa no decorrer dos anos, o número de pessoas batizadas com esse nome, ainda é grande.

02. Fácil de soletrar para alguém

É um nome pequeno e simples, além disso, pronunciar, lembrar e escrever é extremamente fácil. Mesmo que existam palavras iniciadas com “I” que comumentemente são confundidas pelo o uso ou não do “H”, o fato de ter apenas quatro letras, favorece para que o nome seja soletrado, como no exemplo abaixo:

  • I de igreja;
  • G de gula;
  • O de ovo;
  • R de rato.

03. Apelidos legais

Obviamente, nenhum9 pai e mãe escolhe um nome por causa do seu apelido. Mas convenhamos, escolher um nome com bons apelidos seria bem legal. Conforme verá mais abaixo, Igor possui diversas alcunhas, como Iguinho ou Guinho, por exemplo.

04. Numerologia indica crescimento

O número que corresponde ao nome Igor, é o quatro. Indica um padrão10 que auxilia no desenvolvimento e principalmente no crescimento de pessoas batizadas com este nome. Quando está em equilíbrio, consegue fortalecer alguns atributos importantes como organização, disciplina11 e confiança. Confira a interpretação dos números12 para o nome:

  • A melhor qualidade é a praticidade;
  • O planeta regente13 é Urano;
  • A cor da sorte é o azul;
  • A gema é a safira

Personalidade

Pessoas com o nome Igor costumam ser filosóficas para lidar com as situações do cotidiano. Pensadora e introvertida, é individualista e silenciosa nos relacionamentos pessoais, por isso prefere trabalhar sozinho.

Gosta de tranquilidade, harmonia e a beleza que o circula e tem como prioridade o amor e a família. As profissões que combinam com quem se chama Igor são advocacia, jornalismo ou escritor.

Luta contra os próprios limites e restrições com vontade, determinação e imaginação, ultrapassando obstáculos para atingir o sucesso.

Pontos positivos: Disciplinador, organizado, estável, construtor, confiante e honesto.

Pontos negativos: Fora de si, pode ser uma pessoa rígida, crítica, excessiva, inflexível, insegura e metódica.

Popularidade do nome Igor

Entre as décadas de 90 e 2000, foram registradas aproximadamente 123.77 mil pessoas com o nome Igor, o que representa 46.42% do total de pessoas que já se chamaram assim, no Brasil.

Atualmente, estima-se que existam 104.48 mil homens chamados Igor, correspondendo a 39.18% dos brasileiros com este nome.

Distribuição no Brasil

Quantidade
Mais de 266.64 mil da população brasileira chamam-se Igor.
Popularidade
O nome Igor está na posição número 140 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Minas Gerais é o estado com maior percentual de pessoas chamadas Igor.

11 Curiosidades

  1. Origem: Escandinavo
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Masculino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Muito fácil
  5. Separação das sílabas: I-gor
  6. Nomes similares: Eigo, Eigor, Heigo, Higo, Higor, Huigo, Huigor, Hygo, Hygor e Ighor
  7. Que derivam de Igor: Higor, Jorge e George
  8. Apelidos: Iguinho, Guinho, Gato e Igão
  9. Forma masculina: Igor
  10. Aumentativo: Igão
  11. Diminutivo: Iguinho

Salve ou compartilhe o nome Igor

Glossário de Igor

1 etimologia
(pt, comum)
Etimologia é a disciplina que investiga a origem, formação e evolução das palavras, analisando sua derivação e composição ao longo do tempo.
2 Escandinávia
(pt, comum)
Escandinávia é uma região geográfica no norte da Europa que engloba países como Suécia, Noruega e Dinamarca.
3 nórdico
(pt, comum)
Nórdico é um adjetivo utilizado para se referir aos povos, culturas e línguas do norte da Europa, especialmente associados aos antigos nórdicos, também conhecidos como norrenos.
4 representar
(pt, comum)
Representar significa tornar algo presente, patentear, expor claramente, reproduzir por meio de imagem, figurar ou ser a imagem ou a reprodução de algo.
5 colheita
(pt, comum)
Colheita é o ato de recolher os frutos, vegetais ou produtos agrícolas maduros que foram cultivados, finalizando o ciclo de produção da plantação.
6 prosperidade
(pt, comum)
Prosperidade significa a qualidade ou estado do que é próspero, caracterizado por felicidade e uma situação favorável.
7 esfera
(pt, comum)
Esfera 1.
8 polonesa
(pt, comum)
Polonesa é um casaco longo e amplo, geralmente utilizado por mulheres.
9 nenhum
(pt, comum)
Nenhum: nem um; nulo.
10 padrão
(pt, comum)
Padrão é um modelo oficial que determina medidas e pesos de acordo com a legislação.
(pt, comum)
Padrão é um monumento de pedra erigido pelos Portugueses nas terras que descobriam, comumente monolítico.
11 disciplina
(pt, comum)
Disciplina é a instrução e educação que visam ao ensino, estabelecendo relações de submissão entre quem é ensinado e aquele que ensina.
(pt, espírita)
Disciplina é o regime de ordem que pode ser imposto ou livremente consentido por alguém.
12 números
(pt, sonho)
Números são elementos matemáticos que representam quantidades ou magnitudes.
13 regente
(pt, comum)
Regente é aquele que exerce o papel de reger, ou seja, de governar ou administrar algo.

Igor no Blog Significado do Nome