Significado do nome Guilherme

Guilherme significa: Aquele que protege ou que será o protetor.

O significado do nome Guilherme é "aquele que protege" ou "será o seu protetor", um nome de origem no germânico antigo "wil" e "heri" (Wilhelm) que, significa respectivamente, "desejar" e "guerreiro". 

O mais famoso personagem com esse nome, seja Guilherme Tell, herói suíço1, que teve sua história contada por Aegidius Tschudi, um historiador2 católico conservador3, tendo como um dos seus principais feitos acertar com uma flecha uma maça4 sob a cabeça d seu filho.

Entre outros personagens notórios na história da humanidade podemos citar grandes reis, como Guilherme I de Inglaterra, antigo rei da Inglaterra, também conhecido como Guilherme o Conquistador, Guilherme II da Inglaterra, segundo rei da Inglaterra da dinastia5 normanda, Guilherme III de Inglaterra, antigo rei da Escócia6 e também da Inglaterra.

No Brasil, é um nome popular, utilizado cada dia mais. A partir do ano 2000, houve um crescimento bastante significativo e atualmente, está entre os 100 nomes mais utilizados para o sexo masculino.

4 motivos para escolher o nome Guilherme

  1. O nome Guilherme significa "aquele que protege", representando uma qualidade valiosa.
  2. Associado a reis e heróis, Guilherme tem uma forte herança histórica e cultural.
  3. É um nome popular, amplamente utilizado em várias partes do mundo, incluindo o Brasil.
  4. É um nome versátil7 que se adapta bem a diferentes personalidades e estilos de vida.

Poema para Guilherme

Nos campos de batalha ou sob o céu estrelado,
Guilherme, o protetor, nunca está cansado.
Com coragem e lealdade, ele segue adiante,
Um guerreiro valente, sempre vigilante.

Apelidos para Guilherme

  • Gui
  • Guigui
  • Will
  • Guilha
  • Guile

Personalidade

Guilherme é um indivíduo corajoso e decidido, cuja presença inspira confiança e respeito. Ele é protetor por natureza, dedicando-se a cuidar daqueles que ama.

Sua força interior é equilibrada por uma gentileza inata, tornando-o uma pessoa admirável e respeitada em sua comunidade.

Ele possui uma mente afiada e é habilidoso em superar desafios com astúcia e determinação. Sua capacidade de liderança é natural, e ele é capaz de motivar os outros a alcançarem seus objetivos.

Pontos positivos: Lider, organizado, perseverante e confiante, é o que têm de mais positivo quem se chama Guilherme

Pontos negativos: Ganansioso, autoritario, teimoso, impaciente e intoletante são pontos negativos de quem se chama Guilherme

Numerologia

G(7) + U(3) + I(9) + L(3) + H(8) + E(5) + R(9) + M(4) + E(5) = 53

Reduzindo 53 para um número de um dígito:
5 + 3 = 8

O número 8 na numerologia representa poder, autoridade e ambição. Indica uma pessoa determinada, com habilidades organizacionais e ambição para alcançar o sucesso.

Guilherme, com seu nome associado ao número 8, reflete essas características em sua personalidade, mostrando-se como alguém que possui uma natureza empreendedora e uma capacidade natural de liderar e influenciar os outros positivamente.

Popularidade

Desde 2000 até os dias atuais,aproximadamente 279.11 milpessoas, o que representa 52.76% do total de pessoas que já foram registradas com esse nome no Brasil.

Distribuição no Brasil

Quantidade
Mais de 529.00 mil da população brasileira chamam-se Guilherme.
Popularidade
O nome Guilherme está na posição número 55 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
São Paulo é o estado com maior percentual de pessoas chamadas Guilherme.

12 Curiosidades

  1. Origem: Teutônico
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Masculino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Fácil
  5. Separação das sílabas: Gui-lher-me
  6. Pronúncia: Guilhérme
  7. Nomes similares: Ghilerme, Ghilherme, Ghuilherme, Giilherme, Gilerme, Gilherme, Giulherme, Guelerme, Guelherme e Guielherme
  8. Que derivam de Guilherme: Wilhelm
  9. Apelidos: Gui, Guigui, Will, Guilha e Guile
  10. Forma feminina: Guilhermina
  11. Aumentativo: Guilhermão
  12. Diminutivo: Guilherminho

Salve ou compartilhe o nome Guilherme

Glossário de Guilherme

1 suíço
(pt, comum)
Suíço é um adjetivo que se refere à Suíça, país localizado na Europa. Também é usado como substantivo para designar uma pessoa natural desse país, ou seja, alguém que nasceu na Suíça. (mais)
2 historiador
(pt, comum)
Historiador é o profissional que se dedica ao estudo e à escrita sobre eventos passados, analisando fontes e evidências para reconstruir e interpretar os fatos históricos. Seu trabalho consiste em inv... (mais)
3 conservador
(pt, comum)
Conservador é aquele que conserva algo. Pode se referir a um funcionário público responsável pelo registro predial ou pelo registro civil. Pode também indicar a pessoa encarregada da conservação de um... (mais)
4 maça
(pt, comum)
Maçã é uma espécie de fruto da macieira. Também é o nome dado a alguns objetos que possuem uma forma semelhante à maçã, como a saliência das faces, a parte da espada onde se prende o espigão da folha,... (mais)
5 dinastia
(pt, comum)
Dinastia é uma série de soberanos que pertencem à mesma família, uma sucessão de monarcas ou uma sequência de homens ilustres da mesma linhagem. (mais)
6 Escócia
(pt, comum)
Escócia é uma moldura côncava localizada na base de uma coluna. (mais)
(pt, comum)
Escócia é uma grande região ao norte da Grã-Bretanha. Em português, tem sido escrita como Escóssia, seguindo a ortografia francesa. No entanto, as tradições da língua portuguesa e a análise do termo e... (mais)
7 versátil
(pt, comum)
Versátil é um adjetivo que descreve algo ou alguém capaz de se adaptar a diferentes situações, contextos ou funções, demonstrando habilidade e facilidade para desempenhar diversas atividades. Pode tam... (mais)

Guilherme no blog