Significado do nome Fortunato

Fortunato significa: Próspero, afortunado.

Fortunato é um nome de origem latina que significa "afortunado1" ou "homem de sorte". Na Roma Antiga, o termo "Fortunatus" era utilizado para designar2 aqueles que eram considerados abençoado5s pela sorte ou pelo destino3. Esse nome carrega consigo a ideia de prosperidade4, felicidade e sucesso.

Nas culturas antigas, o nome Fortunato era frequentemente associado à boa fortuna e à proteção divina, sendo escolhido pelos pais na esperança de que o filho fosse abençoado5 com uma vida próspera e cheia de realizações.

Curiosamente, o nome Fortunato também ficou conhecido por ser o título de um dos personagens do conto "A Máscara6 da Morte Rubra" de Edgar Allan Poe, onde Fortunato é vítima de um terrível7 destino3. Essa dualidade8 entre sorte e azar presente na obra de Poe adicionou uma camada9 de mistério10 e ambiguidade11 ao nome.

Atualmente, Fortunato é um nome que carrega consigo a esperança de dias felizes e bem-sucedidos, sendo escolhido por pessoas que desejam atrair boas energias e prosperidade4 para suas vidas.

6 nomes compostos para Fortunato

  1. Fortunato José
  2. Fortunato Miguel
  3. Fortunato Antônio
  4. Fortunato Eduardo
  5. Fortunato Marcelo
  6. Fortunato Augusto

Poema para Fortunato

Fortunato, o nome que carrega a sorte,
Em cada passo, em cada canto, em cada corte.
Sua presença ilumina o caminho a seguir,
Fortuna e felicidade, sempre a reluzir.

5 motivos para escolher o nome Fortunato

  1. Fortunato é um nome único e marcante, que se destaca entre os demais.
  2. O nome Fortunato possui uma sonoridade agradável e fácil de pronunciar.
  3. Fortunato carrega consigo uma aura de sorte e prosperidade4, trazendo boas energias.
  4. Escolher o nome Fortunato pode ser uma forma de homenagear alguém especial com esse nome.
  5. A história por trás do nome Fortunato pode trazer significados positivos à vida da pessoa que o carrega.

Apelidos para Fortunato

  • Forte
  • Nato
  • Tuninho
  • Fortu
  • Fofo
  • Tato
  • Fortuninho

Personalidade

Alguém de sorte, Fortunato é otimista, generoso e sempre vê o lado positivo das situações.

Com determinação e coragem, ele busca incansavelmente a realização de seus objetivos, guiado pela sorte e pela persistência.

Fortunato é uma pessoa alegre e otimista, que irradia positividade por onde passa, sempre enxergando o lado bom da vida.

Pontos positivos: Sortudo, abençoado, prospero, favorecido, afortunado, bem-aventurado, feliz.

Pontos negativos: Indeciso, desatento, desorganizado, distraído.

Numerologia

O nome Fortunato, na numerologia, corresponde ao número 7. Pessoas com esse número costumam ser introspectivas, espiritualizadas e possuem uma forte intuição. São indivíduos que buscam o conhecimento profundo das coisas e têm grande capacidade de análise e reflexão. Por serem reservadas, podem parecer distantes, mas na verdade estão sempre em busca de respostas para questões mais complexas da vida. Além disso, são pessoas confiáveis, leais e prudentes em suas decisões. A busca pela verdade e pela sabedoria faz parte da essência de quem tem o nome Fortunato, tornando-as excelentes conselheiras e mediadoras em situações difíceis. Em resumo, a numerologia do nome Fortunato indica uma personalidade sábia, mística e conectada com o universo.

Popularidade

Entre as décadas de 50 e 60, aproximadamente 612 pessoas, o que representa 22.84% do total de pessoas que já foram registradas com esse nome no Brasil.

Estima-se que atualmente 45 pessoas estão batizadas com o nome, o que representa 1.68% de toda população brasileira que já se chamou Fortunato.

Distribuição no Brasil

Quantidade
Mais de 2.64 mil da população brasileira chamam-se Fortunato.
Popularidade
O nome Fortunato está na posição número 2258 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Amazonas é o estado com maior percentual de pessoas chamadas Fortunato.

Nome Fortunato na bíblia

Um significado interessante atribuído ao nome Fortunato é "afortunado" ou "feliz". Na Bíblia, a felicidade e a sorte muitas vezes estão ligadas àqueles que seguem os caminhos de Deus e confiam em Sua providência. Através da fé e da obediência, muitos personagens bíblicos encontraram a felicidade em meio às adversidades e desafios da vida.

É possível relacionar o nome Fortunato com a ideia de que a verdadeira fortuna vai além de riquezas materiais, mas está na paz interior, na gratidão por aquilo que se tem e na confiança em um propósito maior. Assim, ser afortunado aos olhos de Deus pode significar viver em harmonia com Seus ensinamentos e experimentar a verdadeira alegria que Ele oferece.

5 Curiosidades

  1. Origem: Latim
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Masculino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Fácil
  5. Separação das sílabas: For-tu-na-to

Salve ou compartilhe o nome Fortunato

Glossário de Fortunato

1 afortunado
(pt, comum)
Afortunado: Adj. Que possui boa sorte; favorecido pela fortuna; feliz. (mais)
2 designar
(pt, comum)
Designar significa apontar, indicar, assignalar, mostrar, significar e nomear. (mais)
3 destino
(pt, comum)
O destino é a sucessão de eventos que se acredita serem inevitáveis, muitas vezes associada à ideia de fatalidade. (mais)
(pt, comum)
Destino é o rumo ou caminho que algo ou alguém segue, muitas vezes visto como algo predestinado ou inevitável. Pode se referir ao lugar para onde alguém ou algo está destinado a ir, de acordo com uma ... (mais)
(pt, espírita)
Destino é o fim para o qual uma ação ou estado se encaminha. Também se refere ao que acontecerá no futuro a alguém. Pode ser entendido como o lugar para onde alguém se dirige ou a direção que se segue... (mais)
4 prosperidade
(pt, comum)
Prosperidade significa a qualidade ou estado do que é próspero, caracterizado por felicidade e uma situação favorável. É um termo que descreve uma condição de sucesso, bem-estar e abundância em difere... (mais)
5 abençoado
(pt, comum)
Abençoado é um adjetivo que descreve alguém que é feliz e próspero, que recebe bênçãos e favores divinos. Uma pessoa abençoada é aquela que tem boas coisas em sua vida e que se sente agraciada por alg... (mais)
6 Máscara
(pt, comum)
Definição de máscara: artefato que representa uma face ou parte dela, destinado a cobrir o rosto para disfarçar a pessoa que o utiliza. Pode ser uma peça ou cobertura usada para proteger o rosto de go... (mais)
(en, estrangeiro)
**Definição de máscara:** Produto cosmético utilizado para realçar e alongar os cílios, também conhecido como rímel. (mais)
(pt, sonho)
Máscara de Carnaval: Disfarce utilizado para ocultar a identidade durante festividades, também pode representar intrigas e mistérios. Máscara de beleza: Referência à vaidade, ao cuidado estético e à b... (mais)
7 terrível
(pt, comum)
Terrível 1. Que causa ou infunde terror; que inspira medo intenso. 2. Que produz resultados desastrosos ou graves consequências. 3. Enorme, extraordinário. 4. Um dos graus hierárquicos da loja maçôni... (mais)
8 dualidade
(pt, comum)
Dualidade é o caráter de algo que possui duas naturezas ou elementos distintos. Pode se referir à coexistência de opostos ou contrários em um mesmo objeto, conceito ou situação. (mais)
9 camada
(pt, comum)
Camada é um termo que se refere a um objeto ou vários objetos dispostos de forma uniforme, formando uma superfície horizontal ou aproximadamente horizontal. No contexto médico, camada pode se referir ... (mais)
10 mistério
(pt, comum)
Definição de mistério: terreno nos Açores coberto por lavas resultantes de erupções ocorridas após a colonização, que ainda preserva os vestígios dos danos causados. (mais)
(pt, comum)
Mistério: 1. Culto secreto no politeísmo. 2. Tudo que na religião cristã se apresenta como objeto de fé e é impenetrável à razão humana. 3. Tudo que tem causa oculta. 4. Aquilo que é incompreensível. ... (mais)
(pt, espírita)
Mistério é um conceito antigo que se refere a um conjunto de doutrinas e cerimônias religiosas restritas a iniciados, também conhecido como culto secreto. Pode se referir a um objeto de fé ou dogma re... (mais)
11 ambiguidade
(pt, comum)
Ambiguidade é a característica de algo que possui mais de um significado ou interpretação, podendo gerar dúvidas ou incertezas quanto ao seu sentido preciso. Pode ocorrer em textos, falas, gestos, ent... (mais)
(pt, espírita)
Ambiguidade é a qualidade ou estado de algo que pode ser interpretado de mais de uma forma, levando a uma possível confusão. Esta característica torna uma expressão, palavra ou situação passível de mú... (mais)