Filogônio

Filogônio é um nome masculino de origem grega, formado pela união das palavras Philos e melos, que significam "amigo" e "canto", respectivamente. Dessa forma, o nome Filogônio pode ser interpretado como "amigo do canto".

A etimologia1 do nome Filogônio remete a uma conexão positiva com a musicalidade e a amizade, características que podem influenciar na personalidade e no comportamento daqueles que o carregam.

Assim, ao analisarmos a origem e o significado do nome Filogônio, podemos concluir que ele carrega em si uma essência de amizade e apreciação2 pela música, atributos que podem moldar a identidade de quem o possui.

  • Filogônio Antônio - Valioso
  • Filogônio Miguel - Semelhante a Deus
  • Filogônio Henrique - Senhor do lar
  • Filogônio Eduardo - Guardião3 das riquezas
  • Filogônio Lucas - Portador4 da luz

Apelidos para Filogônio

  1. Fi
  2. Gônio
  3. Filo

Personalidade

Uma personalidade cativante, amigável e sempre em busca de novos conhecimentos, Filogônio é admirado por sua sabedoria e gentileza.

Com sede de conquistas, ele traça metas ambiciosas, sempre em busca do sucesso.

Com sua sabedoria e dedicação, Filogônio demonstra habilidades únicas em resolver problemas complexos e inspirar sua equipe. Seu conhecimento aprofundado e sua capacidade de comunicação clara o destacam em qualquer ambiente de trabalho.

Pontos positivos: Inteligente, honesto, caridoso, amigável, generoso, sábio.

Pontos negativos: Inseguro, indeciso, ansioso, tímido, desajeitado, desorganizado, pessimista.

Numerologia

A numerologia do nome Filogônio revela o número 6. Esse número está associado à harmonia, equilíbrio e responsabilidade. Indica uma pessoa amorosa, preocupada com o bem-estar dos outros e que busca a paz interior. Aqueles com o número 6 costumam ser ótimos mediadores em conflitos.

Além disso, o número 6 também está ligado à família, ao lar e à estabilidade. Pessoas com esse número costumam ser protetoras e cuidadosas com seus entes queridos, buscando sempre manter um ambiente harmonioso ao seu redor.

Popularidade

De acordo com os registros disponíveis, o nome Filogônio teve seu auge de popularidade entre as décadas de 50 e 60, com aproximadamente 64 pessoas registradas, o que corresponde a 25.7% do total de indivíduos com esse nome no Brasil. Essa tendência de popularidade, no entanto, parece ter diminuído ao longo dos anos, refletindo as mudanças nas preferências dos pais ao escolherem nomes para seus filhos.

Distribuição no Brasil

Quantidade
174 da população brasileira chamam-se Filogônio.
Popularidade
O nome Filogônio está na posição número 4580 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Goiás é o estado com maior percentual de pessoas chamadas Filogônio.

5 Curiosidades

  1. Origem: Grego
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Masculino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Fácil
  5. Separação das sílabas: Fi-lo-gô-nio

Salve ou compartilhe o nome Filogônio

Glossário de Filogônio

1 etimologia
(pt, comum)
Etimologia é a disciplina que investiga a origem, formação e evolução das palavras, analisando sua derivação e composição ao longo do tempo.
2 apreciação
(pt, comum)
A apreciação é o ato de valorizar, reconhecer, admirar ou avaliar algo ou alguém.
3 Guardião
(pt, comum)
Guardião: Pessoa responsável por supervisionar atividades e garantir a segurança em determinados ambientes, como conventos.
4 Portador
(pt, comum)
Portador é aquele que porta ou conduz algo, podendo ser uma carta, uma encomenda, entre outros itens, em nome de outra pessoa e levando-os a qualquer destino.