Significado do nome Bernardo

Atualizado por Ricardo Bressan
Bernardo é um nome de menino.
O que quer dizer? Forte, duro ou ousado como um urso.

Etimologia e origem do nome Bernardo

Bernardo é mais um daqueles nomes modernos que estão em ascensão nesta última década. Faz parte do fenômeno no qual as famílias decidem escolher um nome pouco popular para que se destaque tanto pela ousadia e modernidade, quanto pelos aspectos e atributos do significado do nome.

A origem do nome Bernardo é teutônico, mais precisamente o povo germânico, cujo significado é “forte, duro ou ousado como um urso”.

O mais famoso personagem com o nome certamente foi São Bernardo, um monge do século XI que pertenceu a uma ordem religiosa monástica, também conhecida como Ordem de Cister ou Cisterciense.

Uma curiosidade sobre Bernardo é que ele também representa uma raça de cães mastim alpino bem famosa e que, assim como o significado do nome, também é forte e lembra as características de um urso, o São Bernardo. Famoso pela disciplina e facilidade de adestramento, esses cães foram nomeados assim após serem utilizados por monges, em meados do século XVIII, no resgate de viajantes presos na neve no caminho entre a Itália e a Suíça.

O significado em si representa muito a personalidade deste belo nome de menino, conforme veremos mais adiante. Além disso, indica uma pessoa que mostra pouco entusiasmo quando precisa improvisar ou inovar, mas que se dá bem com a rotina que impõe a si própria. 

O som da pronúncia do nome Bernardo é similar aos nomes Bernard, Bernhard, Brainerd, Berinhard, Barnardo, Barnard, Bearnard, Bernhardo, Bernardete, Bernarda, Bernardetta, Bernarde e Bernharde.

Salve ou compartilhe o nome Bernardo

Personalidade do nome Bernardo

Bernardo possui uma personalidade bastante marcante. Assim como seu significado, representa alguém forte e que faz de tudo para não demonstrar fraqueza, mesmo diante dos problemas. Gosta de ser sábio e se adapta facilmente a diversas situações. Também é compreensível e gentil.

Sua personalidade é favorável para a conquista de muitos amigos e colegas. É um colecionador de contatos e possui uma vida social bem movimentada.

Quase sempre utiliza a sua inteligência, raciocínio e diálogo para superar os seus desafios e alcançar os objetivos da sua vida. Se manter o foco e nas condições ideais, pode realizar grandes feitos e conquistas.

Pontos positivos do nome Bernardo

O aspecto positivo de quem é conhecido pelo nome Bernardo é ser livre, curiosos, flexível, versátil e inteligente.

Pontos negativos do nome Bernardo

Em alguns momentos, aparenta ser ansioso, indisciplinado, instável e impulsivo.

Numerologia do nome Bernardo

As influências do universo estão bem presentes no nome Bernardo, portanto, trabalhar aspectos de equilíbrio que podem ser absorvidos com o contato com a natureza e, principalmente, com o mar, são favoráveis para atingir a felicidade.

A numerologia do nome Bernardo é representada pelo número 5, o que permite desenvolver características audaciosas e desenvolver atividades de liderança.

12 Curiosidades sobre Bernardo

  1. Origem: Germânico
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Masculino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Razoável
  5. Separação das sílabas: Ber-nar-do
  6. Nomes similares: Bernnardo
  7. Que derivam de Bernardo: Bernadete
  8. Apelidos: Be, Bebe, Nardo, Nadinho e Bernardinho
  9. Forma masculina: Bernardo
  10. Forma feminina: Bernadete
  11. Aumentativo: Bernadão
  12. Diminutivo: Bernardinho

Popularidade do nome Bernardo

Embora não seja um nome popular, afinal de contas ocupa apenas a posição número 515 do ranking de nomes masculinos mais escolhidos, conforme mencionamos aqui neste artigo, o uso do nome Bernardo está crescendo. 

Na última década até os dias atuais, já são aproximadamente 27 mil pessoas registradas com o nome Bernardo, o que representa 48% do total de pessoas que já se chamaram assim.

Este número não tem influência de personalidades da televisão ou algum evento específico, mas sim a tendência de que as famílias querem algo diferente para os seus filhos.

Distribuição do nome Bernardo no Brasil

Quantidade
Mais de 56.89 mil da população brasileira chamam-se Bernardo.
Popularidade
O nome Bernardo está na posição número 515 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Maranhão é o estado com maior percentual de pessoas chamadas Bernardo.

Saiba mais sobre Bernardo em nosso blog