Arthur

Arthur é um nome que tem origem do Celta Arth-wr, cujo significado é "Urso art grandeur", ou em português, "urso grande", "urso nobre". Foi um nome adotado pelos gregos devido a sua similaridade1 com "Arktos-ouros" que, traduzido, significa "o guardião2 das ursas". Trata-se de um nome que era dado a uma estrela de constelações próximas à "Ursa Maior".

Outros registros históricos indicam que o significado do nome é "aquele que tem os cabelos eriçados (crespo3)". A linguagem4 freqüentemente repetida galês5 sugere que o seu significado original é "suportar6" ou apenas "urso".

Qual diferença7 de Arthur com TH?

Arthur é a forma francesa e inglesa do nome Artur. Ambos os nomes com ou sem TH, possuem origem Celta e o mesmo significado. A diferença7 consiste apenas na região em que o nome é mais comum. A versão sem o TH é mais utilizado em países latino-americados, enquanto a versão com TH é mais utilizado em países Europeus.

Por que escolher o nome Arthur?

Se você está em busca de um nome forte e de grande personalidade, a escolha de Arthur para o seu bebê é a ideal. Além de protetor, indica uma pessoa nobre e generosa, com um enorme coração bondoso. 

Qual é a lenda do Rei Arthur?

Sua etimologia8 é incerta, mas sua popularidade deriva do fato de ser o nome do rei celta-romano que combateu invasores saxões9 no século V, inspirando inclusive a famosa "lenda dos cavaleiros da távola redonda".

A lenda narra a história do destemido10 personagem com Rei Arthur, rei semi-mitológico e figura importante do folclore11 britânico. De acordo com a saga, criado pelo romancista12 Thomas Malory, Arthur se tornou Rei e mito após remover13 a espada14 Excalibur cravada na pedra e a utilizou durante todo seu reinado.

Quem foi Merlim?

Se achou interessante a história do famoso Rei Arthur, fica aqui a nossa dica com ótimas referências sobre o assunto e uma releitura interessante. A Netflix disponibiliza uma série facinante produzida pela BBC entre os anos de 2008 e 2012, com 65 episódios distribuídos por cinco temporadas. Melim, a série de Drama e Fantasia15 estrelada por Colin Morgan e Bradley James, dirigida por Julian Jones, Jake Michie e Johnny Capps, narra o excitante16 mundo de Camelot, porém ambientada no século 21. Vale a pena conferir.

Personalidade

Independente, a pessoa que se chama Arthur gosta de ser original e criativo e costuma ser muito trabalhadora. Tem coragem e uma liderança natural. Está constantemente buscando pelo poder.

Gosta de tudo aos minímos detalhes. Mudanças são sempre vistas com bons olhos por quem se chama Arthur.

Quem se chama Arthur, quase sempre usa a inteligência, raciocíono e diálogo sempre que desafios aparecem para alcançar os seus objetivos.

Pontos positivos: O aspecto positivo de quem é conhecido pelo nome Arthur é ser livre, curiosos, flexível, versátil e inteligente

Pontos negativos: Arthur, em alguns momentos, aparenta ser ansioso, indisciplinado, instável e impulsivo

Popularidade do nome Arthur

Desde 2000 até os dias atuais, foram registradas aproximadamente 84.61 mil pessoas com o nome Arthur, o que representa 66.74% do total de pessoas que já se chamaram assim, no Brasil.

Distribuição no Brasil

Quantidade
Mais de 126.77 mil da população brasileira chamam-se Arthur.
Popularidade
O nome Arthur está na posição número 285 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Distrito Federal é o estado com maior percentual de pessoas chamadas Arthur.

13 Curiosidades

  1. Origem: Celta
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Masculino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Difícil
  5. Separação das sílabas: Ar-thur
  6. Pronúncia: Artur
  7. Nomes similares: Arhtur, Arthu, Artu, Artuh, Artur, Harthur, Hartu e Hartur
  8. Que derivam de Arthur: Artur e Arturo
  9. Apelidos: Arthurzinho, Tuto, Tuzinho, Tutu e Arti
  10. Forma masculina: Arthur
  11. Forma feminina: Arthuria
  12. Aumentativo: Arthurzão
  13. Diminutivo: Arthurzinho

Salve ou compartilhe o nome Arthur

Glossário de Arthur

1 similaridade
(pt, comum)
Similaridade é a qualidade do que é similar, ou seja, a característica de ser parecido ou ter alguma relação de semelhança com algo ou alguém.
2 guardião
(pt, comum)
Guardião: Pessoa responsável por supervisionar atividades e garantir a segurança em determinados ambientes, como conventos.
3 crespo
(pt, comum)
Crespo é um adjetivo que descreve algo ou alguém com superfície áspera, rugosa, riçada, escabrosa, erriçada, encapelada, ameaçadora ou rude.
4 linguagem
(pt, comum)
Linguagem é o uso da língua para expressar pensamentos ou sentimentos.
5 galês
(pt, comum)
Galês é um termo que se refere ao país de Gales, localizado no Reino Unido.
6 suportar
(pt, comum)
Suportar significa ter sobre si algo, seja físico ou emocional.
7 diferença
(pt, comum)
A diferença é a qualidade do que ou de quem é distinto, apresentando falta de semelhança, diversidade ou divergência.
8 etimologia
(pt, comum)
Etimologia é a disciplina que investiga a origem, formação e evolução das palavras, analisando sua derivação e composição ao longo do tempo.
9 saxões
(pt, comum)
Saxões é o nome dado a um antigo povo germânico que habitava a região entre o Rio Reno e o Mar Báltico.
10 destemido
(pt, comum)
Destemido é um adjetivo que descreve alguém que não tem medo, que é corajoso e demonstra valentia.
11 folclore
(pt, espírita)
O folclore é o conjunto de conhecimentos, tradições e crenças de um povo, expresso por meio de provérbios, contos, canções, lendas e costumes.
12 romancista
(pt, comum)
Um romancista é um escritor que se dedica à criação de romances, obras literárias extensas que exploram tramas complexas e desenvolvem personagens ao longo de uma narrativa ficcional.
13 remover
(en, estrangeiro)
Remover é um termo que se refere à ação de retirar, afastar ou eliminar algo de determinado lugar ou situação.
14 espada
(pt, comum)
Uma espada é uma arma ofensiva, geralmente longa e pontiaguda, que é normalmente usada presa à cintura.
(pt, sonho)
Arma branca de lâmina longa e afiada, com empunhadura, utilizada para atacar, defender ou simbolizar autoridade.
15 Fantasia
(pt, comum)
Fantasia é a capacidade de imaginação e criatividade de uma pessoa, podendo se manifestar como uma obra de imaginação, concepção ou ideia.
(pt, sonho)
Fantasia é um termo que está relacionado a desfrutar de muitos prazeres.
16 excitante
(pt, comum)
Excitante é um termo sinônimo de excitador, que se refere a algo ou alguém que desperta interesse, entusiasmo ou estimula sensações intensas.

Arthur no Blog Significado do Nome