Alice

O significado do nome Alice é "real", "verdadeira", "sincera" e "autêntica". É um nome de origem grega, derivado de Alethos.

Também é possível encontrar uma diversidade grande de ligações do germânico Adalheidis, cuja versão em português é Adelaide e, transformado ao longo do tempo, em Adalis ou Aalis, do germânico.

Outras explicações que encontramos nos registros históricos, atribuem o nome Alice como variação dos nomes Adela ou Eloísa, muito mais pela similaridade1 fonética2 do que pelo significado em si. 

Há uma versão do nome Alice, escrito de maneira diferente, em espanhol, Alicia.

É um nome muito comum, não apenas no Brasil, mas também em diversos países. Toda essa popularidade, deve-se graças a famosa obra infantil, criada em 4 de julho de 1865 por Charles Lutwidge Dodgson sob o pseudônimo3 de Lewis Carrol, conhecida como "Alice no País das Maravilhas" ou "Alice in Wonderland ", em que o enredo narra as aventuras de uma jovem moça que, após seguir um coelho, viaja para um país repleto de fantasias.

Uma obra recente lançada em 2017 pela Netflix, "Godless" possui uma personagem interessante com esse nome. Trata-se da personagem vivida por Michelle Dockery, dona de um rancho4 onde o personagem principal Roy Goode (Jack O'Connell) se esconde de seu antigo parceiro e fora-da-lei Frank Griffin (Jeff Daniels). A busca de Frank por Roy, acaba se passando em uma cidade em que toda a população é formada apenas por mulheres.

Alice é um nome bastante presente em topônimos no mundo inteiro: lago Alice em Wyoming, EUA; lago Alice em Nova Zelândia; Alice, Dakota do Norte; Alice, África do Sul; Alice e Alice Acres, Texas e Alice Springs, Austrália.

Caso chegou aqui em busca de ajuda, para saber se deve ou não escolher este nome para a sua bebê, sugerimos que acesse o artigo "14 razões para escolher o nome Alice", em nosso blog.

Além desse excelente conteúdo, caso esteja buscando por um nome único e moderno, combinado com algum outro que também seja popular, leia o artigo "42 nomes que combinam com Alice".

Uma curiosidade sobre o nome é que no dia 10 de Junho, comemora-se o dia da Santa Alice de La Cambre, nascida perto de Bruxelas na Bélgica, em Schaerbeck, meados do século XII.

Embora tenha passado quase toda a sua vida em um mosteiro5, sua fama santa foi bem além e se espalhou por todo o mundo. Teve diversos tipos de provações durante a vida, como lepra, cegueira e paralisia, mas, mesmo assim acreditava fielmente na presença de Jesus Cristo na Eucaristia.

Boa parte do seu tempo era ocupado com orações e canções a Deus. A mais famosa dela, a Oração de Santa Alice, é usada até hoje em dia pelos seus fieis:

"Faça, Senhor Deus, e nosso Pai, que aspiremos incansavelmente ao descanso que preparastes em vosso reino. Dai-nos força e inteligência nesta vida, para suportarmos as agruras que nos rodeiam, para promovermos o bem e a justiça e servirmos a nossos irmãos. Santa Alice rogai por nós. Que assim seja. Amém."

7 motivos para escolher o nome Alice

  1. O nome Alice reflete valores de autenticidade6 e sinceridade, representando alguém que vive de acordo com suas verdadeiras convicções.
  2. Com significados como "verdadeira" e "real", o nome Alice carrega consigo uma profundidade de sentido que pode inspirar a jornada de vida daqueles que o carregam.
  3. A sonoridade suave e a simplicidade do nome Alice conferem-lhe uma elegância atemporal.
  4. Com origens tanto no grego quanto no germânico, Alice é um nome que transcende fronteiras e culturas.
  5. Ligado a variações como Adelaide, Adalis e Aalis, Alice possui uma rica história que remonta a diferentes épocas.
  6. O nome Alice evoca uma imagem de feminilidade forte e decidida, que não tem medo de ser verdadeira consigo mesma.
  7. A pronúncia clara e simples de Alice torna-o um nome de fácil reconhecimento e lembrança.

Poema para Alice

Alice, és a verdade, és o real,
Sincera e autêntica, num mundo especial.
Teu nome é um convite à essência pura,
Uma jornada de vida, sincera e segura.

Apelidos para Alice

  • Alicinha
  • Lili
  • Lice

Personalidade

Este nome evoca uma essência genuína e sincera, transmitindo a ideia de uma personalidade que valoriza a autenticidade.

A prioridade de quem se chama Alice é o amor e a família. Gosta de tranquilidade, harmonia e a beleza que a circula.

De maneira criativa, está buscando sempre ser bem sucedido através da arte. Para Alice, dinheiro nem sempre é visto com seriedade ou preocupação.

Pontos positivos: Criativo, comunicador, entusiasmado e social

Pontos negativos: Superficial, ostentador, exagerado, disperso e imaturo

Numerologia

Alice é um nome que, segundo a numerologia, equivale ao número 3. Um número bastante interessante, principalmente quando comparado com a personalidade do nome.

Indica uma pessoa sociável, criativa e bondosa, com aptidão para trabalhar de forma intelectual sozinha, com grupos pequenos ou com muitas pessoas. A dica para entrar em sintonia com a profissão é se tornar professora, atriz ou escritora.

A exemplo da personalidade, a numerologia deste número indica que Alice é uma pessoa sincera em relação as escolhas de sua vida, priorizando a família e pessoas que estão sempre por perto. Seu número da sorte é o 21.

Popularidade

Ao observarmos o último senso realizado em nosso país, embora seja um nome antigo, apenas nas duas últimas décadas caiu no gosto popular, atingindo 32% do total de pessoas que já se chamaram Alice um dia, em toda a história do nome no Brasil.

Atualmente ocupa a posição número 203 no ranking de nomes mais escolhidos por meninas, com 62 mil pessoas registradas com esse nome.

Ainda de acordo com estes números, podemos concluir que existem muito mais pessoas jovens, na faixa de 20 anos de idade, com este belo nome, o que demonstra uma forte tendência de uso.

Quer motivo melhor para escolher Alice para o nome de um bebê?

Distribuição no Brasil

Quantidade
Mais de 192.26 mil da população brasileira chamam-se Alice.
Popularidade
O nome Alice está na posição número 203 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Alagoas é o estado com maior percentual de pessoas chamadas Alice.

12 Curiosidades

  1. Origem: Grego
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Feminino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Fácil
  5. Separação das sílabas: A-li-ce
  6. Nomes similares: Aleice, Alicer, Alike, Alyce, Eleice, Elice, Eulice, Halice, Helice e Iolice
  7. Que derivam de Alice: Alina, Adalis e Aalis
  8. Apelidos: Alicinha, Lili e Lice
  9. Forma masculina: Aliço
  10. Forma feminina: Alicia
  11. Aumentativo: Aliçona
  12. Diminutivo: Alicinha

Salve ou compartilhe o nome Alice

Glossário de Alice

1 similaridade
(pt, comum)
Similaridade é a qualidade do que é similar, ou seja, a característica de ser parecido ou ter alguma relação de semelhança com algo ou alguém.
2 fonética
(pt, comum)
Fonética é o estudo dos sons da fala, considerados como unidades distintivas na formação das palavras.
3 pseudônimo
(pt, comum)
Pseudônimo é um nome falso ou suposto utilizado por uma pessoa para assinar suas obras, não correspondendo ao seu nome verdadeiro.
(pt, espírita)
O pseudônimo é um nome fictício ou suposto usado para ocultar a verdadeira identidade do autor de uma obra, comumente um escritor ou artista.
4 rancho
(pt, comum)
Rancho é um grupo de pessoas que caminham juntas, também conhecido como magote de gente.
5 mosteiro
(pt, comum)
Mosteiro é uma habitação destinada a monges ou monjas, também conhecida como convento.
6 autenticidade
(pt, comum)
A autenticidade refere-se à qualidade daquilo que é genuíno, legítimo e verdadeiro.

Alice no Blog Significado do Nome