Significado do nome Abel

O significado do nome Abel é "fugacidade" (desaparece rapidamente), "vaidade" ou apenas "sopro". É um nome de origem no hebraico Hevel ou assírio Habel que, neste contexto, pode significar "filho".

O fato de maior significância com esse nome, é a passagem bíblica descrevendo que Abel foi o segundo filho de Adão e Eva, morto pelo irmão Caim com uma pedra, quando ainda era bem jovem.

Segundo o livro de Gênesis 4:2, Caim, um agricultor, se enfureceu após ter sua oferenda rejeitada por Deus, que preferiu o sacrifício de uma ovelha oferecido pelo seu irmão Abel, até então um pastor (de ovelhas), ao invés de seus frutos da terra.

Foi um nome muito popular na idade média, mas com o passar dos anos, passou a ser pouco utilizado. Já aqui no Brasil, atualmente, apenas uma parcela pequena da população, chama-se assim, sendo que Roraima é o estado com maior concentração de pessoas com esse nome.

Existem muitas personalidades com o nome Abel, especialmente no futebol, destacando dois incríveis treinadores que atingiram o sucesso em suas profissões, dirigindo grandes equipes brasileiras nas quais conseguiram implantar suas filosofias de trabalho:

  • Abel Braga (1 de setembro de 1952), técnico brasileiro, também conhecido como "Abelão", treinou diversas equipes no Brasil, entre elas Flamengo, Internacional e Fluminense;
  • Abel Ferreira (22 de dezembro de 1978), técnico português, conhecido pelas conquistas alcançadas no time de futebol brasileiro, Palmeiras.

Abel Ferreira, entre os anos de 2020 e 2023, pode ser considerado o maior treinador do futebol brasileiro, destacando-se, inclusive, em competições na América Latina, onde conquistou 2 taças Liberadores da América.

A sua importância no futebol brasileiro é tão grande que o livro "Cabeça Fria, Coração Quente", narrado pela equipe técnica comandada por Abel Ferreira, no qual revela os bastidores das suas conquistas pelo Palmeiras em 2020 e 2021, foi um sucesso de vendas. A renda das vendas do livro foi doada e ajudou crianças de Jundiaí e Louveira.

3 motivos para escolher o Nome Abel

  1. Representa a fugacidade da vida, lembrando-nos da importância de viver plenamente cada momento.
  2. Possui uma conexão íntima com a história bíblica de Adão, Eva, Abel e Caim, acrescentando um contexto espiritual.
  3. Abel é um nome curto e elegante, fácil de pronunciar e lembrar.

Poema para Abel

Abel, o sopro da vida em breve brilho,
Na trama do tempo, um raio de encanto e estilo.
No efêmero, tua essência encontra seu lar,
Um nome que eternamente irá resplandecer no ar.

Apelidos para Abel

Abe
Bel
Abelin
Abelzinho
Belinho

Personalidade

Abel é uma alma contemplativa, cuja sensibilidade o conecta profundamente com o mundo ao seu redor. Ele valoriza os momentos simples da vida, encontrando beleza na natureza e na arte. Sua compreensão da fugacidade da existência o motiva a viver com intensidade, aproveitando cada experiência como se fosse única.

Apesar da triste história associada ao seu nome, Abel possui uma resiliência admirável. Ele enfrenta os desafios com coragem e determinação, transformando adversidades em oportunidades de crescimento. Sua sabedoria interior o guia, tornando-o uma fonte de apoio para aqueles que o cercam.

Abel é um amigo leal e um ouvinte compassivo. Sua empatia o torna capaz de entender profundamente as emoções dos outros, oferecendo conselhos sábios e apoio incondicional. Sua presença tranquila é como um bálsamo para aqueles que buscam paz e compreensão.

Pontos positivos: Diplomático, paciente, cooperador e companheiro

Pontos negativos: Indeciso, depentende, submisso, passivo e inseguro

Numerologia

A(1) + B(2) + E(5) + L(3) = 11

Reduzindo 11 para um número de um dígito:
1 + 1 = 2

O número 2 na numerologia representa cooperação, equilíbrio e sensibilidade. Indica uma pessoa pacífica e harmoniosa, que valoriza as relações interpessoais e busca a paz em todas as áreas da vida. Abel, com seu nome associado ao número 2, reflete essas características em sua personalidade, mostrando-se como alguém que traz equilíbrio e serenidade aos ambientes que frequenta.

Popularidade

Embora seja um nome pouco comum no Brasil, foi na década de oitenta o maior crescimento estatístico do nome Abel. Nunca houveram tantas pessoas chamadas assim, em outros anos. 

Nesse período, foram registrados algo próximo de 5 mil pessoas, o que representa 17% do total de pessoas que já se chamaram Abel, durante toda a nossa história. Desde os anos dois mil até hoje, esse número caiu para menos do que a metade, sendo apenas 2 mil batismos e 8% do volume total.

A leitura desses números são bem interessantes. Demonstra que uma grande parcela de pessoas chamadas Abel, estão hoje, na faixa de 40 anos de idade. Embora, seja um nome não tão popular, os poucos registros podem ter sido influenciados por pais, avós ou personalidades que se destacaram em suas atividades no decorrer dos anos.

Distribuição no Brasil

Quantidade
Mais de 26.89 mil da população brasileira chamam-se Abel.
Popularidade
O nome Abel está na posição número 814 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Rorâima é o estado com maior percentual de pessoas chamadas Abel.

Nome Abel na bíblia

Conforme citamos antes, o nome Abel tem grande relevância bíblica, tendo sido mencionado em diversos livros. Afinal de contas, sua história se mistura com a criação do homem, o surgimento do pecado, dilemas sociais e características que perduraram na sociedade, desde então.

De todas as passagens, destacamos justamente o momento da morte de Abel pelo irmão:

"Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou."
(Gênesis - Capítulo 4, versículo 8)

12 Curiosidades

  1. Origem: Hebraico
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Masculino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Fácil
  5. Separação das sílabas: A-bel
  6. Pronúncia: Abéu
  7. Nomes similares: Abiail, Abiel, Abil, Adael, Adahil, Adahyl, Adail, Adal, Adayl e Adeil
  8. Abel deriva de: Abelardo
  9. Apelidos: Bel, Bebel, Abelinho, Abelão, Abelzão e Abelzinho
  10. Forma feminina: Abéia
  11. Aumentativo: Abelzão
  12. Diminutivo: Abelzinho

Salve ou compartilhe o nome Abel

Saiba mais sobre Abel em nosso blog