Novidade e Promoção

Preencha seu e-mail e receba novidades do seu nome e promoções de nossos parceiros.

Rubens

Significado do nome Rubens

Rubens - Vermelho ou rubro brilhante

História do nome e origem

O nome Rubens tem origem no termo gaulês brilhante e significa "vermelho ou rubro brilhante".

Indica uma pessoa que, por saber ouvir sua intuição, quase sempre toma as decisões mais acertadas. Quando erra, reconhece isso sem pestanejar - Mover as pestanas, abrindo e fechando os olhos. Tremeluzir - , mas não tolera críticas injustificadas.

Rubens também tem origem no Hebraico (Reubhén), mas com outro significado "o novo filho amado".

Quem foi Peter Paul Rubens?

Peter Paul Rubens nascido em Siegen (28 de Junho de 1577), foi um pintor flamengo inserido no contexto do Barroco. Além de manter um grande estúdio com muitas pinturas populares em Antuérpia, também foi um humanista de educação clássica, colecionador e diplomata - Aquele que faz parte do pessoal diplomático. / Aquele que trata de diplomacia. Homem astucioso. / Homem zeloso das conveniências sociais - . Mais tarde, recebeu o título de cavaleiro por Filipe IV da Espanha e Carlos I de Inglaterra.

Biografia de Rubens

Rubens nasceu em Siegen. Filho de  um calvinista Jan Rubens e Maria Pypelincks. Seus pais fugiram de Antuérpia para Colônia, por causa do crescente tumulto religioso e das perseguições aos protestantes durante o reinado do Duque de Alba nos Países Baixos Espanhóis.

Jan Rubens tornou-se um conselheiro jurídico e admirador secreto de Ana da Saxónia, a segunda esposa de Guilherme I de Orange, e se assentou na corte dela em Siegen, tempos depois. Após Jan Rubens ter sido preso por causa do relacionamento extraconjungal com Ana, Peter Paul Rubens nasceu, logo em seguida.

Após a morte de Jan, Rubens e sua mãe se mudaram novamente para Antuérpia, onde ele foi criado como um católico. A religião apareceria de forma proeminente - Que se eleva acima daquilo que o rodeia. / Alto; preeminente. / Notável; distinto - na maior parte de sua obra e Rubens iria se tornar uma das principais vozes da pintura na Contra-Reforma católica.

Em Antuérpia, Rubens recebeu uma educação humanista, estudando latim e literatura clássica. Aos quatorze, ele começou o seu aprendizado artístico com Tobias Verhaeght. Ele estudou sob dois dos principais pintores da cidade na época, o artistas do final do período maneiristas Adam van Noort e Otto van Veen.

Muito de seu treinamento inicial envolveu copiar as obras de artistas anteriores.

Rubens viajou a Roma, onde estudou grego clássico e a arte romana, copiando obras dos mestres italianos. A escultura helenística "Laocoonte e seus filhos" teve uma influência especial sobre ele, assim como a arte de Michelângelo, Rafael e Leonardo da Vinci.

Ele também foi influenciado pela obra naturalística de Caravaggio. Fez uma cópia de uma obra dele, "O Enterro de Cristo", e recomendou ao seu patrocinador, o duque de Mântua, que comprasse a "Morte da Virgem" que hoje, inclusive, está no Louvre.

Entre indas e vindas pela Europa, foi na Itália que Rubens teve a maior influência em suas obras. Ele continuou a escrever muitas de suas correspondências em italiano, assinando seu nome como "Pietro Paolo Rubens" e por toda vida falou, com saudade, em voltar para a península - algo que jamais ocorreria.

Rubens começou a se destacar também com obras em pinturas para igrejas e retratos da aristocracia. Pinta duques, condes e também burgueses, a classe em franca ascensão - Ato de ascender, de subir. / Festa eclesiástica, que comemora a subida de Cristo ao Céu. / O dia dessa festa. Ascensão recta ou obliqua de um astro, o ponto do equador celeste, que se eleva com esse astro, na esfera recta ou obliqua - nos estados italianos. Fica famoso, e é conhecido entre as elites por ser, além de excelente pintor, uma pessoa de fácil relacionamento e grande simpatia.

Rubens morreu de gota em 30 de maio de 1640 e foi enterrado na Igreja de São Tiago em Antuérpia. Ele deixou oito filhos, três com Isabella e cinco com Hélène, sendo que o caçula nasceu oito meses após a sua morte.

Artes

Rubens foi um artista muito prolífico. Suas obras sob encomenda foram majoritariamente sobre assuntos religiosos, pinturas "históricas", que incluem assuntos mitológicos, e cenas de caçadas. Ele pintou muitos retratos, especialmente de amigos e auto-retratos, e, no final de sua vida, ele pintou diversas paisagens. Ele também projetou diversas tapeçarias e gravuras, além de sua própria casa.

Seus desenhos são muito vigorosos, mas não tão detalhados; ele também se utilizou de estudos em óleo para se preparar para suas obras. Ele foi um dos últimos artistas a fazer uso consistente de painéis de madeira como meio de apoio, mesmo para obras grandes, e se utilizou também de lona, especialmente quando a obra precisaria ser enviada para lugares distantes. Para suas peças de altar, ele por vezes pintou em ardósia para reduzir problemas com reflexos.

Galeria

  • O jardim do amor, Museu do Prado.
  • Retrato de Susanna Fourment, 1625, National Gallery, em Londres.
  • Vênus e Adônis, Metropolitan Museum of Art.
  • Retrato de Maria Ana de Espanha, Rainha da França.
  • Duplo retrato de Rubens e sua esposa Isabella Brant, c. 1609, Alte Pinakothek.
  • A queda de Féton, c. 1604/1605, National Gallery of Art.
  • Paisagem com Filemon e Baucis, c. 1630, Kunsthistorisches Museum.
  • A educação de Maria de Médici, c. 1622-1625, ciclo de Maria de Médici, Louvre.

5 Motivos para escolher o nome Rubens

01. É um nome razoável de escrever, pronunciar e lembrar

O nome Rubens possui apenas seis letras e é muito simples de escrever, mas o ponto positivo desse aspecto está na menção do nome em voz alta e a interpretação de quem escutará o nome. Raramente será necessário soletrar algum dos caracteres, uma vez que em dois tons - RU / BENS, mesmo com dicção razoável, ele será facilmente compreendido.

02. Organizado e perfeccionista

Pessoas que se chamam Rubens, na maioria das vezes são organizadas e extremamente perfeccionista. É óbvio que, invariavelmente, essa segunda qualidade pode elevar um pouco o tempo gasto para tarefas simples, o que pode se tornar negativo, devido a lentidão em executá-las em tempo hábil. 

03. Apelido marcante

Escolher um nome já pensando em um bom sobrenome, é um fato. Na hora do batizado, os papais sempre levam isso em consideração. Quem se chama Rubens, será apelidado de Rubinho ou Binho. E esteja certo de que será dessa forma que amigos e familiares vão se acostumar a chamá-los pelo resto da vida.

04. É um nome popular no Brasil e no Mundo

Como não pensar em popularidade, quando escolher um nome? Sim, ela é importante demais. Aqui no Brasil, o nome Rubens está aproximadamente na posição trezentos, de nomes mais escolhidos. Se levarmos em consideração que a nossa base de dados possui algo próximo de cem mil nomes, dentre os quais, destacamos nomes simples, compostos e similares, trata-se de um nome muito escolhido.

05. Homenagear pessoas

O maior número de pessoas com o nome Rubens, foram registrados na década de 60 e 70. Muitos pais, avôs ou artistas do passado, possuem ou possuíram esse nome. Por esta razão, a escolha do nome Rubens, pode ser uma excelente oportunidade para homenagear aquela pessoa que você ama.

Quantas pessoas existem com o nome Rubens?

Entre as décadas de 60 e 70, aproximadamente 22.11 mil pessoas, o que representa 20.92% do total de pessoas que já foram registradas com esse nome no Brasil.

Estima-se que atualmente 5.67 mil pessoas estão batizadas com o nome, o que representa 5.36% de toda população brasileira que já se chamou Rubens.

Qual a personalidade de Rubens?

Geralmente, Rubens é uma pessoa bastante organizada e ambiciosa! Tem uma grande capacidade intelectual, mas é extremamente dependente de outras pessoas.

Quem se chama Rubens, na maioria das vezes, tem apego as coisas materiais, o que, de forma alguma, o impede de zelar pelo amor e afeição. É organizado e extremamente perfeccionista.

Escolhe com cuidado as pessoas que o circulam, sem exigir que sejam perfeitas. Consegue enxergar com sensibilidade através das coisas e se adapta a questões espirituais ou do cotidiano.

Curiosidades sobre Rubens

  • Origem: Gaulês
  • Tipo: Comum
  • Gênero: Masculino
  • Escrever, lembrar e pronunciar: Razoável
  • Separação das sílabas: ru-bens
  • Nomes similares: Rubenz
  • Que derivam de Rubens: Rubem
  • Apelidos: Rubinho e Binho
  • Forma masculina: Rubens
  • Forma feminina: Rúbia
  • Aumentativo: Rubão
  • Diminutivo: Rubinho

Distribuição do nome Rubens no Brasil

Percentual
De acordo com nossa pesquisa, 0.0554% da população brasileira chamam-se Rubens.
Popularidade
O nome Rubens está na posição número 333 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Você sabia que 0.0941% da população em São Paulo chamam-se Rubens?
Estado %
São Paulo 36.7391%
Minas Gerais 10.4473%
Paraná 7.2411%
Rio de Janeiro 7.2288%
Bahia 4.1759%
Goiás 3.7899%
Pará 3.5827%
Santa Catarina 3.5222%
Rio Grande do Sul 3.4768%
Estado %
10° Ceará 2.2507%
11° Pernambuco 1.9933%
12° Mato Grosso do Sul 1.8316%
13° Mato Grosso 1.8306%
14° Espírito Santo 1.7928%
15° Distrito Federal 1.385%
16° Maranhão 1.385%
17° Amazonas 1.3131%
18° Alagoas 0.9375%
Estado %
19° Rio Grande do Norte 0.9186%
20° Paraíba 0.8656%
21° Rondônia 0.8051%
22° Sergipe 0.6849%
23° Piauí 0.6802%
24° Tocantins 0.5478%
25° Amapá 0.2356%
26° Acre 0.1798%
27° Rorâima 0.1589%

Por que escolher o nome Rubens?

Os pontos positivos de quem se chama Rubens é ser espiritualizado, profundo e perfeccionista.

Por que não escolher o nome Rubens?

O aspecto negativo de quem se chama Rubens é lento para atingir a perfeição, exigente, crítico e com uma tendência ao isolamento, fato que exige cuidado, principalmente em tempos de pandemia em que o distanciamento social, se faz necessário.

Achou útil? Salve e compartilhe!