Melanie

Qualidade daquilo que é escuro ou negro. Significado completo do nome Melanie, origem, curiosidades e muito mais nesta página.

Significado do nome Melanie

História e origem de Melanie

Melanie está longe de ser um nome popular aqui no Brasil. Ao contrário de outros países, por aqui, dificilmente encontrará alguém com este nome. Mas, independente de estar ou não no gosto popular, sem sombra de dúvidas, trata-se de um belo nome de menina, com boa sonoridade, significativo e curiosidades incríveis.

O nome Melanie tem origem grega e deriva da palavra "μελανία", equivalente a "melania". O significado dessa palavra traduzida para o português, está relacionado a "qualidade daquilo que é escuro ou negro". É também uma referência a uma deusa da mitologia grega, conhecida por lutar contra o inverno para o retorno da primavera.

Para alguns o significado em si é um tanto quanto sombrio, porém o nome Melanie tem muitos atributos e pode ser interpretado como uma luz dentro da escuridão, uma analogia a "luz no fim do túnel".

Se expandirmos ainda mais o entendimento sobre as qualidades que envolvem este lindo nome feminino, cria-se um entendimento de que Melanie é uma privilegiada por ser aquela que enxerga durante a noite, ou seja, corresponde a alguém capaz de encontrar solução em situações adversas.

Uma curiosidade sobre Melanie e que ajudou a popularizar ainda mais este nome, é o fato deste nome ter sido utilizado em uma das protagonistas da elogiada série produzida pela Netflix, Snowpiercer (Expresso do Amanhã, 2020), interpretada pela renomada atriz americana, Jennifer Connelly. Na série, Melanie é a principal maquinista do trem Snowpiercer que possui mais de mil vagões. Ela é responsável por conduzir e manter o trem em pleno funcionamento e aquecido, garantindo a sobrevivência dos últimos habitantes da terra. A escolha do nome não foi a toa, pois a principal característica da personagem, é justamente enxergar na escuridão.

É em países de língua inglesa também a maior concentração de pessoas com o nome Melanie. Nos EUA, por exemplo, é um nome bastante popular, principalmente entre as atrizes de Hollywood, como Melanie Griffith ou Melanie Brown, além de ser constantemente utilizado em obras do cinema, como citado antes

Qual a personalidade de Melanie?

A personalidade de quem se chama Melanie está relacionada a características como criativa, otimista e, principalmente, uma pessoa desligada de bens materiais. É uma pessoa acostumada a lidar positivamente com situações difíceis, se saindo bem em momentos adversos e com poucas perspectivas.

Amigos e familiares costumam se lembrar de Melanie como alguém feliz e que se sente bem em casa ou em um relacionamento, pois tem um perfil tranquilo, harmonioso e que está constantemente buscando segurança, compreensão e afeto. Costuma se entregar de corpo e alma às suas relações, fato que deve ser visto com cautela para evitar criar expectativas e se iludir.

Por outro lado, é alguém que sempre usa a inteligência, raciocínio rápido e diálogo para lidar com seus desafios e alcançar os objetivos e metas estipuladas.

Qual é a numerologia do nome Melanie?

A vida de Melanie é regida pelo número 5, indicando alguém em constante busca pelo equilíbrio e que, ao atingi-lo, pode realizar feitos incríveis e memoráveis, inclusive alcançar a felicidade plena, tanto pessoal quanto profissionalmente. A facilidade em dialogar com grandes grupos de pessoas, é favorável para que sejam exercidas atividades de liderança.

Quantas pessoas existem com o nome Melanie?

Como dito aqui, no início do artigo, Melanie não é um nome popular no Brasil e ocupa a posição 3115 do ranking de nomes femininos. Embora exista uma tendência de alta que favorece a escolha deste nome, a forma de escrever e a pronúncia, não é favorável para que haja um volume tão alto quanto o atual em nosso país.

Nas últimas duas décadas, foram registradas apenas 458 pessoas com o nome Melanie. Nunca houveram tantos registros como neste período, o que representa aproximadamente 48% do total de pessoas que já se chamaram assim. Mas, ainda assim, é uma quantidade baixa.

As famílias acabam escolhendo alguns derivados desse nome, criados a partir de anagramas,  como _Melina_ ou _Milena_, por exemplo.

 

12 Curiosidades sobre Melanie

  1. Origem: Grego
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Feminino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Razoável
  5. Separação das sílabas: Me-la-nie
  6. Nomes similares: Melannie e Melanye
  7. Que derivam de Melanie: Melany, Melania, Malinka e Melaina
  8. Apelidos: Mel, Melly, Mela, Melinha e Me
  9. Forma masculina: Melânio
  10. Forma feminina: Melanie
  11. Aumentativo: Melaniezona
  12. Diminutivo: Melaniezinha

Como o nome Melanie é distribuído no Brasil?

Quantidade
De acordo com nossa pesquisa, 0.0007% da população brasileira chamam-se Melanie.
Popularidade
O nome Melanie está na posição número 3115 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Você sabia que 0.0013% da população de Rio Grande do Sul possui o nome Melanie?
Estado %
São Paulo 36.4732%
Paraná 15.4436%
Rio Grande do Sul 15.0055%
Rio de Janeiro 12.9244%
Santa Catarina 7.1194%
Minas Gerais 6.7908%
Bahia 2.7382%
Distrito Federal 1.7525%
Goiás 1.7525%

Por que escolher o nome Melanie?

O aspecto positivo de quem é conhecido pelo nome Melanie é ser livre, curiosos, flexível, versátil e inteligente.

Por que não escolher o nome Melanie?

Em alguns momentos, aparenta ser ansiosa, indisciplinada, instável e impulsiva.

Achou útil? Salve e compartilhe!