João

O significado do nome João "Deus tem compaixão1" ou "Deus é misericordioso2". É um nome de origem hebraica, Yochanan, que pode significar também  "Yahweh3 é gracioso4". Ou do grego equivalente a Ioannes.

Em outros idiomas, encontramos versões diferentes do nome João: em escocês Ian; em espanhol Juan; em francês Jean; em gaulês5 Evan; em grego Ioánnes; em húngaro Janos; em inglês John (ou Jack na forma familiar); em irlandês Sean; em italiano Gianni ou Giovanni; em lituano Jonas; em romeno Jon; em russo Ivan; em tcheco Jan.

O nome foi difundido no mundo ocidental através da tradição cristã, especialmente devido a João Batista e ao apóstolo6 João, figuras importantes no Novo Testamento7 da Bíblia.

Não se lembrar de alguém próximo, se chamado João, é quase impossível, seja apenas pelo nome simples, João, ou composto, como, por exemplo, João Ricardo, João Guilherme, João Henrique e, por aí vai. 

As pessoas mais conhecidas ao longo da histórica com o nome foram São João Batista (o profeta que batizou Jesus) e o apóstolo6 João (um dos discípulos de Cristo).

Segundo os costumes cristãos, apóstolo6s foram um grupo de pessoas que acompanhavam Jesus Cristo, em busca de assimilar8 os seus ensinamentos.

João também foi responsável por dar nome aos famosos personagens de contos de fada, como "João e Maria" (que também é muito popular) ou "João e o pé de feijão" e, na criação de arquétipos, como João "Ninguém" ou João "sem braço".

A popularidade deste nome, também favoreceu para ele ser utilizado em diversas personalidades durante a história recente da humanidade, sendo que importantes reis (D. João VI, talvez o mais famoso deles), imperadores, príncipes foram conhecidos como João.

O fato de ser um nome popular, possibilita também que ele seja escolhido pelas famílias para o batismo9 de seus bebês, colaborando com o aumento das estatísticas recentes e a tendência em utilizar nomes compostos — por mais de um nome.

Uma curiosidade é que no dia 27 de dezembro, comemora-se o dia de São João, apóstolo6; no dia 26 de junho, São João, mártir10; no dia 29 de agosto e 24 de junho, São João, batista.

Personalidade

Independente, gosta de ser original e criativo, costuma ser muito trabalhador. Está constantemente buscando o poder. É uma pessoa com forte tendência a liderança. Impulsivo, pode ser mal interpretado por algumas vezes.

Seus atos sempre visam o benefício da maioria por possuir carácter nobre. Gosta de tudo aos mínimos detalhes. Pessoas com o nome João, enxergam mudanças com bons olhos.

Usa a inteligência, raciocíono e diálogo sempre que desafios aparecem para alcançar os seus objetivos.

Pontos positivos: Livre, curiosos, flexível, versátil e inteligente

Pontos negativos: Ansioso, indisciplinado, instável, impulsivo e infiel

Numerologia

A numerologia do nome João aponta para o número 4, o qual corresponde a alguém trabalhador, honesto e digno de confiança.

Ao encontrar o seu equilíbrio, João pode desenvolver muitas qualidades interessantes e alcançar paz e sabedoria.

Sua aptidão está relacionada a trabalhos que exigem manuseio e inspiração, como um escultor, arquiteto ou outros neste mesmo segmento.

Ao escolher um local mais recluso e decidir se tornar um fazendeiro, por exemplo, terá o contato com a natureza, fundamental para encontrar o caminho da felicidade.

Popularidade

Atualmente, João ocupa a posição número sete de nomes mais escolhidos para meninos no Brasil. Conforme o último censo, pelo menos 800 mil pessoas foram batizadas assim, desde os anos 2000.

Parece pouco, mas se olharmos o percentual, este número represente 25% de todos os nomes João, já batizados durante todos os anos de nossa história. 

Distribuição no Brasil

Quantidade
Mais de 2.98 milhões da população brasileira chamam-se João.
Popularidade
O nome João está na posição número 7 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Rio Grande N. é o estado com maior percentual de pessoas chamadas João.

Nome João na bíblia

No contexto bíblico, João é um nome muito significativo. João Batista foi um profeta que preparou o caminho para Jesus e o batizou no rio Jordão.

O nome também está associado ao Evangelho de João, um dos quatro evangelhos do Novo Testamento, escrito pelo apóstolo João, que é frequentemente considerado o discípulo amado de Jesus.

11 Curiosidades

  1. Origem: Bíblico
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Masculino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Muito fácil
  5. Separação das sílabas: Jo-ão
  6. Pronúncia: Joaum
  7. Nomes similares: Goao, Jhoao e Joaao
  8. Que derivam de João: Yochanan e Ioannes
  9. Apelidos: Jojo, Joãozinho e Jão
  10. Forma feminina: Joana
  11. Diminutivo: Joãozinho

Salve ou compartilhe o nome João

Glossário de João

1 compaixão
(pt, comum)
Compaixão é o sentimento de pesar, dor ou empatia que surge em nós diante do sofrimento alheio.
2 misericordioso
(pt, comum)
Misericordioso é um adjetivo que descreve aquele que tem compaixão e demonstra misericórdia.
3 Yahweh
(en, estrangeiro)
Yahweh é um dos nomes utilizados para se referir ao Deus da religião judaico-cristã, sendo equivalente ao nome Javé.
4 gracioso
(pt, comum)
Gracioso refere-se a algo ou alguém que possui graça, que é elegante, charmoso ou encantador em suas ações, gestos ou palavras.
5 gaulês
(pt, comum)
O termo "gaulês" refere-se ao que é relativo à Gália, antiga região da Europa, e também ao habitante desse território.
6 apóstolo
(pt, comum)
Apóstolo refere-se a cada um dos doze discípulos de Jesus, àquele que foi o primeiro a pregar o Cristianismo em determinado país, ao propagador de uma doutrina e ao missionário exemplar.
(it, estrangeiro)
O apóstolo é um termo que se refere a um seguidor ou mensageiro de uma doutrina ou ideia, em especial aquele que é enviado para difundir uma crença religiosa.
(pt, espírita)
Apóstolo é cada um dos doze discípulos de Jesus, ou qualquer pessoa que propaga uma ideia ou doutrina.
7 Testamento
(pt, comum)
Testamento é a declaração autêntica da última vontade de uma pessoa ou o ato pelo qual alguém dispõe de todos ou parte de seus bens para depois de sua morte.
(pt, sonho)
Testamento é um documento que expressa a vontade de uma pessoa em relação à destinação de seus bens e ao cumprimento de suas obrigações após sua morte.
(pt, espírita)
Testamento é um ato jurídico em que uma pessoa decide como será a disposição de seu patrimônio, seja de forma total ou parcial, para depois de sua morte.
8 assimilar
(pt, comum)
Assimilar significa produzir a assimilação de algo, ou seja, incorporar, apropriar-se ou compenetrar-se de determinado conhecimento, ideia ou informação.
9 batismo
(pt, sonho)
O batismo é um ritual religioso que simboliza a entrada de uma pessoa na comunidade cristã, sendo geralmente realizado por meio da imersão em água ou da aspersão desta sobre o indivíduo.
10 mártir
(pt, comum)
Um mártir é uma pessoa que sofreu tormentos ou foi morta por se manter firme em sua fé cristã.