Significado do nome Helena

Helena

Helena: Luz ou iluminada

Significado, origem e curiosidades do nome

Como falar de Helena e não se lembrar da mais bela do mundo, Helena filha de Zeus e da rainha Leda, que futramente se tornaria a Helena de Tróia? Pois bem, leia até o final e conheça um pouco mais sobre uma das mais insanas histórias de amor que conhecemos, além do significado, origem e curiosidade.

Qual é o significado?

Para entender o significado, passamos pela origem do nome que é do grego Ἑλένη ou a tradução Helénē. De acordo com os registros que encontramos, esse nome está diretamente relacionado ao fogo, tocha ou brilho intenso, remetendo a luz ou a tudo o que for iluminado. Daí, o seu significado Helena, a iluminada.

Quem foi a mais famosa?

A Helena mais conhecida é uma figura mítica. Segundo a escritora Evelyn De Morgan escreveu em 1898, Helena era filha de Zeus e da sabia rainha Leda. Tinha dois irmãos, Castor e Polux, além de uma outra irmã, a também bela Clitemnestra, rainha de Micenas.

Sua fama de mulher mais linda do mundo, lhe trouxe muitos problemas. Logo na infância, foi rapitada por Teseu, porém seus irmãos a libertaram em seguida.

Eram muitos os pretendentes que queriam se casar com Helena, inclusive estavam entre eles heróis e popularidades da época. Entretanto, para não esquentar os ânimos e viver em harmonia com todos, Helena sempre se mantinha neutra diante das investidas que recebia. Mais tarde, após Odisseu propor um acordo em que todos os pretendentes respeitassem a escolha de Helena, mais tranquila, ela finalmente decidiu se casar com o Rei Menelau de Esparta.

Segundo registros escritos por Jacques-Louis David em 1788 no museu do Louvre, França, Paris de Troia e Helena, se apaixonaram quando o rapaz fez uma viagem até Esparta. Então, pouco tempo depois da estadia do rapaz no local, os dois decidiram fugir e, além do marido, Helena também abandonou a filha Hermíone, dando início a famosa guerra entre Gregos e Troianos. Quem nunca ouviu falar daquele ditado: agradar a gregos e troianos? Pois bem, surgiu desse fato.

Pois bem, há quem acredite que a guerra encerrou-se em muitos anos depois. Cansados de investir em batalhas em vão para invadir Troia, os gregos decidiram presentear os troianos com um enorme cavalo de madeira. O que não se imaginava é que dentro daquele cavalo, estavam soldados gregos, prontos para atacar na calada da noite. E foi assim que tudo terminou, com um massacre que pôs fim ao império Troia e o resgate de Helena. Que tal esse presente de grego?!

Nunca se soube ao certo o que houve com Helena após o conflito. Alguns historiadores, acreditam que ela foi expulsa de Esparta, após a morte de Menelau e morta por vingança, tempos depois.

Muito mais que a mitologia

Chamar-se Helena é bem mais do que uma figura emblemática. Indica uma pessoa que parece estar sempre olhando para dentro de si em busca da sua verdadeira personalidade. As "Helenas" do mundo atual, sabem tirar proveito dessa tendência, que lhe permitem analisar bem todas as questões antes de tomar uma decisão irreversível.

As "Helenas" de Manoel Carlos

Quem nunca assistiu a uma novela das nove? Sim, somos noveleiros e já vimos muitas "Helenas" nas telinhas. Mas nunca na história da TV brasileira, alguém escolheu tanto esse nome quanto Manoel Carlos, o Maneco.

Em praticamente todas as suas tramas, o autor sempre teve uma Helena: Lílian Lemmertz, Maitê Proença, Regina Duarte, Vera Fischer, Christiane Torloni, Taís Araújo, Júlia Lemmertz, foram nessa ordem, as "Helenas" que vivenciaram nas novelas, o papel de Helena escrito pelo autor.

Segundo o próprio Maneco, Helena significava:

Mulheres sempre abertas ao amor e à felicidade, capazes de cometer erros e acertos nessa caminhada. Cada Helena, com suas particularidades e características de mulheres reais, fez história na dramaturgia brasileira. Juntas, elas se tornaram a marca de seu criador, Manoel Carlos, que após oito grandes heroínas, está prestes a fechar esse ciclo. As atrizes que ajudaram Maneco a construir essa história contam como viver uma Helena marcou suas carreiras.

O autor jura de pé junto que não escolheu o nome por conta de alguma Helena que tenha marcado sua vida. Ele simplesmente acha Helena um nome forte e se inspirou na bela Helena de Troia.

Um pouco mais

Além de tudo o que já mencionamos sobre esse nome fantastico, não podemos esquecer de Helena de Constantinopla - santa cristã e a mãe do imperador romano Constantino Magno, a Santa Helena.

E finalmente, das localizadades: Helena no Alabama; Helena em Arkansas; Helena em Geórgia; Helena no Mississippi; Helena em Montana; Helena em Ohio; Helena em Oklahoma; Helena em Valley Northeast; Helena em Valley Northwest; Helena em Valley Southeast; Helena em Valley West Central; Helena West Side. Serra de Santa Helena em Minas Gerais; Santa Helena no Maranhão, Paraná, Paraíba, Santa Catarina, Goiás e Minas Gerais, do time de Santa Helena Esporte Clube, de Santa Helena de Goiás e da Praia Santa Helena, em Torres no Rio Grande do Sul.

Maior número de pessoas com o nome Helena por período

  • Foi entre as décadas de 50 e 60
  • Aproximadamente 42.15 mil registros
  • Aproximadamente 21.33% do total de registros

Situação atual

  • Aproximadamente 16.84 mil registros
  • Aproximadamente 8.52% do total de registros

Conheça a personalidade de quem se chama Helena

A pessoa com o nome Helena, costuma ser pensadora e introvertida, é individualista e silenciosa nos relacionamentos pessoais.

Ambição

Quem se chama Helena, está sempre se sentindo bem em casa com a família, amigos ou em um relacionamento. Costuma ser tranquila e harmoniosa.

Expressão

Problemas financeiros podem acarretar na perda de confiança para Helena. Está sempre precisando de dinheiro para realizar-se. Busca sempre pessoas generosas e afetivas que tragam coragem para afastar o fracasso.

Pontos positivos

Positividade para quem se chama Helena é ser otimista, carismático e cheio de vitalidade.

Pontos negativos

O negativismo de quem se chama Helena é ser inseguro, ganancioso e indeciso.

Origem do Nome

Nome forte, Grego

Tipo

Comum

Gênero

Feminino

Escrita e Pronuncia

Fácil

Outras Informações

Distribuição do nome pelo Brasil

Percentual
De acordo com nossa pesquisa, 0.1036% da população brasileira chamam-se Helena.
Popularidade
O nome Helena está na posição número 199 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Você sabia que 0.138% da população em Paraná chamam-se Helena?
Estado %
São Paulo 27.7781%
Minas Gerais 11.6549%
Rio de Janeiro 8.5252%
Paraná 7.2949%
Rio Grande do Sul 6.7533%
Bahia 5.94%
Pernambuco 4.7345%
Santa Catarina 3.2517%
Ceará 3.237%
Estado %
10° Goiás 3.0735%
11° Pará 2.5548%
12° Maranhão 1.7445%
13° Espírito Santo 1.5942%
14° Paraíba 1.4879%
15° Distrito Federal 1.3057%
16° Mato Grosso 1.2926%
17° Mato Grosso do Sul 1.2774%
18° Alagoas 1.1585%
Estado %
19° Piauí 1.1407%
20° Amazonas 1.0663%
21° Rio Grande do Norte 0.9727%
22° Sergipe 0.6524%
23° Rondônia 0.6078%
24° Tocantins 0.4616%
25° Amapá 0.1528%
26° Acre 0.1493%
27° Rorâima 0.1377%

Compartilhe o significado...