15 nomes de contos de fadas para o seu filho ou filha

Publicado por Significado do Nome

Quem nunca assistiu a um desenho animado ou até mesmo live-action, com personagens de pura fantasia, extraídos de livros infantis e transportados para a telinha, mexendo com o imaginário, não só das crianças, mas também dos adultos aficionados pelos contos de fadas?

Os contos de fadas têm a magia de nos transportar para reinos encantados, repletos de personagens cativantes e aventuras extraordinárias.

No cerne dessas narrativas, os nomes dos protagonistas muitas vezes são escolhidos cuidadosamente para refletir características e valores únicos.

Neste texto, entraremos de cabeça - e muita imaginação - em uma jornada pelos contos de fadas mais amados, explorando os significados, origens e curiosidades por trás de 15 nomes escolhidos a dedo, que habitam esses mundos maravilhosos.

01. Cinderela

A origem do nome "Cinderela" está ligada ao termo francês "cendrillon", que significa "pequenas cinzas" ou "pequeno carvão". Cinderela é um símbolo de superação e transformação, retratando a força que reside na gentileza.

02. Aurora, a Bela Adormecida

"Aurora" vem do latim e significa "amanhecer" ou "nascente do sol". O nome reflete o despertar da princesa após um longo sono, simbolizando a esperança e renovação.

03. Branca de Neve

"Branca de Neve" é uma descrição da tez clara e pura da heroína. Este conto popularizado pelos Irmãos Grimm é uma lição sobre a beleza interior.

04. Ariel, a A Pequena Sereia

"Ariel" tem origem hebraica e pode significar "leoa de Deus". O nome evoca a coragem e a determinação da sereia que anseia por um mundo fora d'água.

05. Alice, de Alice no País das Maravilhas

"Alice" é de origem germânica e pode significar "de linhagem nobre". O nome personifica a curiosidade e a aventura na busca pelo desconhecido.

06. Elsa, Frozen

"Elsa" é uma variação de "Elizabeth", que significa "Deus é meu juramento". O nome carrega a força e a determinação da rainha do gelo que aprende a controlar seus poderes.

07. Peter, de Peter Pan

 "Peter" é um nome de origem grega que significa "rocha" ou "pedra". O nome "Peter Pan" representa a busca pela juventude eterna e a liberdade de responsabilidades.

08. Wendy, de Peter Pan

"Wendy" é uma forma inventada de "Gwendolen", que significa "bendita" ou "abençoada". O nome personifica a figura cuidadosa e protetora que Wendy desempenha em relação às Crianças Perdidas.

09. Jasmine, de Aladdin

"Jasmine" é uma flor conhecida por sua fragrância doce e exótica. O nome evoca o aroma da aventura e a exuberância do cenário árabe.

10. Bela,  de A Bela e a Fera

"Bela" é derivado do latim "bella", que significa "bela" ou "formosa". O nome reflete a bondade, compaixão e amor interior da personagem.

11. Eric, de A Pequena Sereia

"Eric" é de origem nórdica e pode significar "governante eterno" ou "rei eterno". O nome do príncipe da história sugere autoridade e liderança.

12. Ella,  de Cinderela

"Ella" é uma variação do nome "Cinderela" e significa "Deus é juramento". O nome reflete a transformação da personagem central e sua jornada de superação.

13. Fiona, de Shrek

"Fiona" é de origem irlandesa e significa "justa" ou "branca". O nome ressoa com a personalidade forte e determinada da princesa.

14. Merlin, de Rei Arthur

"Merlin" é possivelmente de origem galesa e significa "do mar" ou "fortaleza". O nome pertence ao lendário mago e conselheiro do Rei Arthur, personificando sabedoria e magia.

15. Robin, de Robin Hood

"Robin" é uma variação de "Robert", que significa "famoso" e "brilhante". O nome do famoso arqueiro fora-da-lei representa coragem, justiça e generosidade.

Considerações finais

Os nomes dos personagens dos contos de fadas são como chaves mágicas que abrem as portas para reinos imaginários e emocionantes.

Cada nome é cuidadosamente escolhido para transmitir significados profundos e qualidades únicas que ecoam nas páginas dos contos e nas mentes dos leitores.

Através dos séculos, esses nomes continuam a encantar e inspirar, tornando-se parte integrante da rica tapeçaria da literatura e da cultura popular.