Significado do Nome Aranha

(Ex.: Maria, João ou José Silva)

Aranha

Gostou do nome Aranha? Vote aqui:

Aranha é um nome Feminino.

A origem do nome Aranha é Grego.

Que tece, tecelâ perfeita. alcunha que mais tarde passou a ser sobrenome.

Numerologia do nome Aranha

Número da ambição é 3: Ter muitos amigos, contatos variados, ter vida social intensa e de um trabalho que lhe permita liberar a sua fantasia.

Número da personalidade é 4: Ter muitos amigos, contatos variados, ter vida social intensa e de um trabalho que lhe permita liberar a sua fantasia.

Número da expressão é 7: Vendo através das coisas, capaz de chegar a uma realidade espiritual e não se adaptar facilmente ao corre-corre do mundo moderno. Deve escolher com bastante cuidado pessoas amigas e amantes, sem exigir perfeição, pois poderá ficar sozinho.

Resumo do nome Aranha

Aparentemente fria e calculista a pessoa de personalidade 7 é na verdade super exigente com ela mesma e com o próximo. Procura sempre executar suas tarefas de forma impecável. Geralmente solitária, ela se isola e precisa de muito tempo para realmente se entregar a qualquer tipo de relacionamento pois prefere este isolamento.

Pontos positivos

Espiritualidade, Introspecção, Profundidade, Perfeccionismo, Controle da Mente

Pontos negativos

Solidão, Pobreza, Exigência excessiva, Auto-Crítica, Reclusão

Outras informações do nome Aranha

Mesothelae

Opisthothelae

As aranhas são animais artrópodes pertencentes à ordem Araneae da classe dos aracnídeos, que está dividida em duas subordens: a mais diversa e abundante Opisthothelae (que contém os táxons Mygalomorphae, as caranguejeiras, e Araneomorphae, as aranhas modernas), e a Mesothelae, a qual contém apenas a família Liphistiidae, constituída de aranhas asiáticas raramente avistadas.

Existem cerca de 40 000 espécies de aranhas, o que a torna a segunda maior ordem dos Aracnídeos, atrás da ordem Acari (ácaros). Essas 40 000 espécies são divididas em mais de 100 famílias, sendo que cerca de 30 delas são consideradas perigosas para o homem.

A maior aranha do mundo é a Theraphosa blondi (Latreille, 1804), que chega a medir até 20 centímetros de envergadura e a menor é a Patu digua Forster & Platnick, 1977 que tem o tamanho da cabeça de um alfinete.

Anatomia

As aranhas pertencem ao filo artrópode e ao subfilo chelicerata. Sendo artrópodes têm corpos segmentados com membros articulados, cobertos com uma cutícula de quitina e proteínas e cabeças compostas por vários elementos que se fundem durante a fase embrionária.. Os seus corpos consistem em dois tagmata, conjunto de segmentos com as mesmas funções: um deles, chamado cefalotórax ou prossoma (nos insetos este segmento encontra-se separado em mais dois tagmata - cabeça e tórax), o outro chama-se opistossoma ou abdómen.

Nas aranhas, o cefalotórax e o abdómen estão ligados por uma pequena secção cilíndrica, o pedicelo. O padrão de fusão dos segmentos para formar cabeças cheliceratas é único entre os artrópodes e o que, normalmente, seria o primeiro segmento da cabeça desaparece numa fase inicial do desenvolvimento, por isso a falta de antenas cheliceratas é típica de muitos artrópodes. De facto apenas os apêndices à frente da boca dos cheliceratas são um par quelíceras e falta-lhes qualquer coisa que possa funcionar diretamente como maxilas. Os primeiros apêndices ao lado da boca são chamados pedipalpos e têm diferentes funções dentro do grupo chelicerata.

As aranhas e os escorpiões são membros de um grupo chelicerata, os aracnídeos. Quelíceras dos escorpiões tem três seções e são utilizados na alimentação. As quelíceras das aranhas têm duas secções e terminam em presas, que normalmente são venenosas e dobráveis para trás da parte superior quando não estão em uso.

As secções superiores costumam ter "barbas" que filtram os pedaços sólidos do seu alimento, as aranhas apenas podem alimentar-se de comida líquida. Os pedipalpos dos escorpiões, normalmente, formam grandes garras para capturar as presas, enquanto os das aranhas são apêndices bastante pequenos cujas bases atuam como uma extensão da boca. As aranhas do sexo masculino têm as últimas secções maiores que as das fêmeas para a transferência de esperma.

Nas aranhas o cefalotórax e o abdómen estão unidos por um pequeno pedicelo cilíndrico que permite que o abdómen se mova livremente enquanto produz seda, para a construção de teias, que são cinco vezes mais fortes do que o aço no mesmo diâmetro. Além disso, a teia pode ainda se esticar quatro vezes mais que seu comprimento inicial e podem resistir à água e a temperaturas até -45 °C sem se romperem.

A zona superior do cefalotórax é coberta por uma única carapaça convexa, enquanto a parte inferior é coberta por duas placas planas. O abdómen é mole e oval. Este não mostra qualquer sinal de fragmentação exceto na subordem Mesothelae, cuja única família viva, Liphistiidae, que têm placas segmentadas na superfície superior.

Taxonomia

Os aracnídeos estão divididos em duas subordens, Mesothelae e Opisthothelae. Esta última dividida em duas infraordens, Araneomorphae e Mygalomorphae.

Os aracnídeos da infraordem Araneomorphae distinguem-se por possuirem presas que se opõe umas às outras e se cruzam quando mordem. Esta ordem divide-se 95 famílias, sendo a infraordem com mais famílias vivas das três existentes.

Os mesothelae são uma subordem que apenas possuí uma família viva, Liphistiidae, ainda inclui as famílias extintas Arthromygalidae e Arthrolycosidae

Os Mygalomorphae são uma infraordem, distinguem-se dos araneomorphae porque as suas presas não cruzam ao morderem. Neste grupo incluem-se as tarântulas, entre outras. Possuí 15 famílias vivas.

Antrodiaetidae

Atypidae

Mecicobothriidae

Microstigmatidae

Dipluridae

Hexathelidae

Nemesiidae

Barychelidae

Theraphosidae

Paratropididae

Cyrtaucheniidae

Ctenizidae

Idiopidae

Actinopodidae

Migidae

Araneomorphae

Cladograma dos Mygalomorphae

Aracnofobia

Aracnofobia é uma fobia específica de aranhas ou qualquer coisa ligada a estes seres vivos como teias de aranha ou até formas parecidas com aranhas. É uma das fobias mais comuns e 50% das mulheres e 10% dos homens mostram sinais desta fobia. Estes sintomas parecem ser uma forma exagerada de resposta instintiva que ajudam os primeiros seres humanos a sobreviver ou um fenómeno cultural, predominante das sociedades europeias.

Compartilhe o nome Aranha

Sugestão de nomes

AranArantesArani

© Todos os direitos reservados - Significado do Nome