Significado do Nome Moura

(Ex.: Maria, João ou José Silva)

Moura

Gostou do nome Moura? Vote aqui:

Moura é um nome Masculino.

A origem do nome Moura é Desconhecido.

Brasão: De vermelho, sete castelos de ouro, postos um, dois, um, dois e um. Timbre - Um dos castelos do escudo. Significado - O vermelho é conhecido também como goles ou gules, recebendo este nome nas armarias da nobreza geral. Quando presente nos escudos dos príncipes, passa a ser chamado de marte, enquanto nos brasões dos nobres titulados é chamado de rubi. Este esmalte é associado com o valor e a intrepidez e obrigava os seus portadores a socorrer os injustiçados e oprimidos. A presença do castelo em um brasão de armas significa que o seu portador participou com destaque em tomadas de assalto, ou despojos conquistados. Quando representado de portas abertas indica sucesso na defesa ou tomada. Nome de raízes toponímicas, dizem alguns genealogistas que ele deriva do da vila do Alentejo, de que os fundadores da família que o adoptou por apelido o teriam tirado em comemoração do feito por eles praticado na sua conquista (!). Não é possível, contudo, remontar a genealogia desta família em bases documentais a épocas anteriores ao século XV.

Numerologia do nome Moura

Número da ambição é 1: Realizar coisas, assim como de encorajar, aconselhar e orientar outras pessoas.

Número da personalidade é 4: Realizar coisas, assim como de encorajar, aconselhar e orientar outras pessoas.

Número da expressão é 5: Utilizando o raciocínio e a comunicação. Mais florescem quanto mais difíceis forem os objetivos.

Resumo do nome Moura

Um aventureiro nato, a pessoa de personalidade 5 adora liberdade e os espaços abertos, para que possa gastar toda a energia que tem. Muito agitado em todos os campos da vida, geralmente são irrequietos, super-ativos e curiosos. Também possui forte atração sexual o que condiz com sua sexualidade agressiva e cheia de energia.

Pontos positivos

Liberdade, Curiosidade, Flexibilidade, Versatilidade, Inteligência

Pontos negativos

Ansiedade, Indisciplina, Instabilidade, Impulsividade, Infidelidade

Outras informações do nome Moura

Moura é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Beja, região do Alentejo e sub-região do Baixo Alentejo, com cerca de 8 419 habitantes.

É sede de um município com 957,73 km² de área e 15 167 habitantes (2011), subdividido em 8 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Mourão, a leste por Barrancos, a leste e sul pela Espanha, a sudoeste por Serpa, a oeste pela Vidigueira e a noroeste por Portel e por Reguengos de Monsaraz.

Freguesias

O concelho de Moura é constituído por 8 freguesias:

Amareleja

Póvoa de São Miguel

Safara

Santo Agostinho

Santo Aleixo da Restauração

Santo Amador

São João Baptista

Sobral da Adiça

História

Durante a ocupação romana da Península Ibérica, chamar-se-ia Arucci ou Nova Civitas Aruccitana. As invasões muçulmanas renomearam-na para Al-Manijah. A designação actual de Moura surge ligada à Lenda da Moura Salúquia. Foi conquistada pela primeira vez em 1166 pelos irmãos D. Pedro e D. Álvaro Rodrigues e perdida quase de seguida. Foi, ainda em 1166, conquistada por Geraldo O Sem-Pavor, tendo depois disso e até ao reinado de D. Dinis, sido perdida e reconquistada mais quatro vezes. Só foi definitivamente conquistada em 1295 no reinado de D. Dinis.

Recebeu foral de D. Dinis em 1295. D. Manuel I concedeu-lhe foral novo em 1512. Em 1554 recebeu o título de Notável Vila de Moura, das mãos de João III de Portugal.

A proximidade da fronteira espanhola fez com que nas suas cercanias se edificassem postos de vigia ou atalaias, colocados em pontos elevados estratégicos, constituídos por construções troncopiramidais de altura razoável e de difícil acesso, que foram postos à prova durante a Guerra da Restauração e a Guerra da Sucessão.

Em 1707, o duque de Ossuna cercou Moura e só em 1709 é que se viu definitivamente livre do ocupante espanhol que antes de se retirar destruiu as fortificações.

Moura foi elevada a cidade por lei de 1 de Fevereiro de 1988.

Foi em Moura que viveu Tiago de Moura Portugal, uma personagem importantíssima na história da cidade visto que liderou o exército que expulsou definitivamente os espanhóis aquando da sua ocupação.

Figuras Ilustres

Destacam-se:

Inocêncio Camacho Rodrigues, Professor da Faculdade de Ciências, Deputado, Ministro, Ministro das Finanças, Governador do Banco de Portugal

Carlos Honório de Gouveia Durão, Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Reino, Ministro do Reino e da Marinha e Ultramar, Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça

Fr. Pedro Correas, religioso da Ordem dos Frades Menores

D. Fr. Baltazar Limpo, Bispo do Porto e Arcebispo de Braga

D. José Pereira de Lacerda, Bispo do Algarve e Cardeal

Luís Piçarra, cantor português

Urbano Tavares Rodrigues, escritor, comunista, militante antifascista

Francisco Moita Flores, criminologista, escritor, político

Mário Zambujal, escritor, jornalista desportivo

Domingos Machado/Belle Dominique, transformista

Património

Principal património edificado do concelho:

Castro da Azougada

Igreja de São João Baptista

Igreja de Santo Agostinho

Igreja de Santo Aleixo

Igreja Paroquial de Safara

Igreja de São Francisco e Convento de São Francisco

Ponte romana sobre o rio Brenhas

Castelo de Moura (inclui o Convento das freiras Dominicanas e o edifício da Antiga Câmara Municipal (Moura))

Edifício dos Quartéis de Moura

Igreja de São Pedro (actualmente Museu Municipal de Arte Sacra de Moura)

Convento do Carmo

Mouraria

Pedra das Antas e Anta das Pedras Tanchadas (galerias dolménicas na Herdade da Negrita)

Atalaia Magra

Lagar de Varas de Fojo

Igreja de Nossa Senhora da Estrela

Outeiro dos Castelos

Convento da Tomina

Turismo

Locais de interesse diversos:

Herdade da Contenda

Estabelecimento Termal

Moinhos da Barca

Barragem de Alqueva

Museu do Azeite - Lagar de Varas do Fojo, na Rua São João de Deus

Compartilhe o nome Moura

Sugestão de nomes

Mourão

© Todos os direitos reservados - Significado do Nome