Ricardo

Significado do nome Ricardo

Ricardo - Governante poderoso

História do nome e origem

Nomes populares como Ricardo, unem palavra e personalidade num piscar de olhos. Só de ouvir este significativo nome, já imaginamos aquele tipo sorridente, simpático e boa praça que todos conhecem bem.

Há muitas origens atribuídas ao nome Ricardo, mas a principal delas, certamente indica que ele é derivado de Richard, criado a partir da união de dois termos germânicos: 1) Ric, correspondente a “governante poderoso”; 2) mais hard que significa “valente ou resistente”. Deste modo, o significado do nome Ricardo é “governante poderoso”.

Assim como a versão germânica, Ricardo também é um cognato espanhol e português de Richard. Ou seja, etimologicamente, a origem do nome é o mesmo em ambos locais e idiomas, um derivado protogermânico das palavras Ric + Hard (ou rīks + harduz), estendendo-se até mesmo para sobrenomes e dependendo da região, utilizado como cognome.

Neste ponto, vale uma aspas sobre o termo protogermânico: trata-se de um idioma germânico primitivo que foi ancestral de várias outras línguas.

Quem foi Ricardo Coração de Leão?

Segundo os registros históricos, foram os normandos, povos descendentes dos Vikings, os primeiros a utilizarem o nome Ricardo. Desde então, ele foi utilizado por personalidades no decorrer dos séculos e até mesmo pelo famoso Rei, Ricardo I Coração de Leão, conhecido por ser um exímio líder militar e comandar a Terceira Cruzada.

Origem do termo Ricardão

Ricardo é um nome bastante popular e também famoso pela brincadeira do “Ricardão”, no qual o nome é utilizado como alusão a um hipotético “amante”.

A origem desta piada surgiu a partir do humorístico da década de 50, “Balança, mas não cai”, transmitido pela Rádio Nacional. No programa em questão, havia um quadro chamado “Primo rico, primo pobre” e o amante da mulher do primo rico, se chamava ”Ricardão”. Desde então, a brincadeira se propagou e virou um dito popular.

4 nomes compostos com Ricardo

No Brasil, Ricardo também é utilizado em conjunto com outros nomes, para criar nomes compostos e bem conhecidos da população, conforme a relação abaixo:

  1. José Ricardo - Aumenta-me a família Deus (ver José);
  2. João Ricardo - Deus tem compaixão ou Deus é misericordioso (ver João);
  3. Pedro Ricardo - Pedra ou Rocha firme (ver Pedro);
  4. Paulo Ricardo - Baixa estatura, pequeno (ver Paulo).

3 famosos com o nome Ricardo

  1. Ricardo Oliveira (6 de maio de 1980), ex-jogador de futebol, famoso pela passagem por diversos times do Brasil e seleção brasileira;
  2. Ricardo Tozzi (18 de agosto de 1975), modelo e ator brasileiro, conhecido pela participação em diversas novelas e humorísticos da televisão;
  3. Ricardo Almeida (1955), estilista e empresário brasileiro, considerado a maior referência em moda social masculina.

Qual a personalidade de Ricardo?

Indica um homem prático e decidido, o qual todos procuram quando precisam de orientação. É bastante equilibrado e seguro, não se intimida quando precisa de lidar com pessoas de opinião oposta a sua.

Costuma ser filosófica para lidar com as situações do cotidiano, é também um pensador, individualista e silencioso, principalmente em relacionamentos pessoais. Paz e tranquilidade são sempre bem-vindos para quem se chama Ricardo. Está sempre procurando a harmonia interior.

Quem se chama Ricardo, quase sempre usa a inteligência, raciocínio e diálogo sempre que desafios aparecem para alcançar os seus objetivos.

Numerologia de Ricardo

De acordo com a numerologia o número 5 representa o nome Ricardo e, pessoas com esse nome costumam ser adaptáveis, expressivas e versátis, motivo pelo qual podem se dar bem em qualquer profissão, desde que mantenham o foco em seus objetivos. A área de tecnologia é bastante favorável para este número e personalidade.

Um outro aspecto interessante sobre a numerologia deste nome, demonstra que ele não costuma se apegar a bens materiais ou sentimentais. Pode se desfazer de um objeto sem ressentimentos ou se recuperar de uma paixão não correspondida, na mesma intensidade.

O fato de ser alguém desapegado, não significa que seja uma pessoa fria. Muito pelo contrário, dentro de um relacionamento, estará sempre de corpo e alma, se doando em favor do amor e cumplicidade.

Quantas pessoas existem com o nome Ricardo?

Ricardo é um nome muito popular no Brasil, tanto que ocupa a posição 63 no ranking de nomes mais escolhidos. Atualmente, já não é uma escolha tão óbvia quanto foi em outros períodos.

Estima-se que existam atualmente quase 50 mil pessoas batizadas como Ricardo no Brasil, o que representa 11% do total de pessoas que já se chamaram assim.

Para que se tenha uma ideia do quanto essa escolha de nome ficou decadente no decorrer dos anos, entre as décadas de 80 e 90, considerado o ápice, foram registrados 136 mil pessoas, representando incríveis 29% do total de registros de todos os tempos.

11 curiosidades sobre Ricardo

  1. Origem: Germânico
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Masculino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Muito fácil
  5. Separação das sílabas: Ri-car-do
  6. Nomes similares: Riicardo, Rikardo e Rycardo
  7. Que derivam de Ricardo: Richard
  8. Apelidos: Ri, Ricardão, Ricardinho e Rick
  9. Forma feminina: Ricarda
  10. Aumentativo: Ricardão
  11. Diminutivo: Ricardinho

Distribuição do nome Ricardo no Brasil

Percentual
De acordo com nossa pesquisa, 0.2462% da população brasileira chamam-se Ricardo.
Popularidade
O nome Ricardo está na posição número 63 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Você sabia que 0.3531% da população em São Paulo chamam-se Ricardo?
Estado %
São Paulo 31.0217%
Rio de Janeiro 10.4413%
Minas Gerais 9.4634%
Rio Grande do Sul 5.727%
Bahia 5.6208%
Paraná 5.2322%
Pernambuco 4.2885%
Santa Catarina 3.5993%
Ceará 2.9361%
Estado %
10° Goiás 2.924%
11° Pará 2.4718%
12° Maranhão 2.3494%
13° Distrito Federal 1.5661%
14° Paraíba 1.4771%
15° Espírito Santo 1.4428%
16° Amazonas 1.3753%
17° Rio Grande do Norte 1.2044%
18° Mato Grosso 1.1731%
Estado %
19° Alagoas 1.1503%
20° Mato Grosso do Sul 1.0792%
21° Piauí 0.9676%
22° Sergipe 0.7928%
23° Tocantins 0.6163%
24° Rondônia 0.5229%
25° Acre 0.2157%
26° Amapá 0.1784%
27° Rorâima 0.1624%

Por que escolher o nome Ricardo?

O aspecto positivo de quem é conhecido pelo nome Ricardo é ser livre, curiosos, flexível, versátil e inteligente.

Por que não escolher o nome Ricardo?

Em alguns momentos, aparenta ser ansioso, indisciplinado, instável e impulsivo.

Achou útil? Salve e compartilhe!