Significado do Nome Cavalcanti

(Ex.: Maria, João ou José Silva)

Cavalcanti

Gostou do nome Cavalcanti? Vote:

Cavalcanti é um nome Masculino.

A origem do nome Cavalcanti é Italiano.

Definição do nome Cavalcanti

Cavalcanti Variação de Cavalcante - Sobrenome de origem italiana, classificado como sendo derivado de uma atividade, vem do latim medieval caballicare (cavalgar) através do particípio caballicans, caballicantis (que cavalga, cavalgador, cavaleiro). Nome de família que surgiu em Portugal através de Rodrigo Cavalcanti, filho de Baptista Cavalcanti, nobre napolitano de origem florentina, e D. Francisca Achioli.

Numerologia do nome Cavalcanti

Número da ambição é 3: Ter muitos amigos, contatos variados, ter vida social intensa e de um trabalho que lhe permita liberar a sua fantasia.

Número da personalidade é 2: Ter muitos amigos, contatos variados, ter vida social intensa e de um trabalho que lhe permita liberar a sua fantasia.

Número da expressão é 5: Utilizando o raciocínio e a comunicação. Mais florescem quanto mais difíceis forem os objetivos.

Resumo do nome Cavalcanti

Um aventureiro nato, a pessoa de personalidade 5 adora liberdade e os espaços abertos, para que possa gastar toda a energia que tem. Muito agitado em todos os campos da vida, geralmente são irrequietos, super-ativos e curiosos. Também possui forte atração sexual o que condiz com sua sexualidade agressiva e cheia de energia.

Pontos positivos

Liberdade, Curiosidade, Flexibilidade, Versatilidade, Inteligência

Pontos negativos

Ansiedade, Indisciplina, Instabilidade, Impulsividade, Infidelidade

Outras informações do nome Cavalcanti

Cavalcanti é um apelido de família de remota origem italiana. É considerada a maior família do Brasil (por ligação sanguínea). Várias famílias do Nordeste do Brasil são ramificações da família Cavalcanti. A grafia Cavalcante, bastante comum, é um aportuguesamento.

A origem italiana desta família encontra-se em Florença, de onde em meados do Século XVI um de seus membros, Filippo Cavalcanti, transferiu-se para Portugal e depois para o Brasil. Já na América, casou-se com Dona Catarina de Albuquerque, neta de Lopo de Albuquerque e filha de Jerónimo de Albuquerque com a índia Maria do Espírito Santo Arcoverde.

O casal teve onze filhos, que geraram numerosa descendência hoje espalhada por todo o Brasil e Portugal, mas ainda especialmente no Nordeste.

Cavalcanti na Itália

A família Cavalcanti era uma família de magnati, ou seja, uma família de nobres. Na segunda metade do Século XIII esteve entre as famílias mais ricas de Florença, decaindo em seguida, mas com riquezas e status suficientes para manter alianças muito importantes.

A maior família do Brasil

Pode-se dizer que a família Cavalcanti(e) é a maior do Brasil pelo fato de ela possuir um ancestral comum: dom Filippo Cavalcanti. Essa conclusão é do genealogista Carlos Barata, que realizou inúmeras pesquisas em livros, documentos e até cemitérios ao longo de vinte anos. Existe até um famoso ditado em Pernambuco que diz: "Quem viver em Pernambuco não se faça de rogado, pois há de ser um Cavalcanti ou há de ser um cavalgado." E o sobrenome também se perde, se camufla e aparece por trás de nomes como Chico Buarque ou Ariano Suassuna.

Quanto a grafia, ambas as formas, Cavalcanti ou Cavalcante, estão corretas. Não há dúvidas que a primeira é a original, todavia muitos sobrenomes de origem italiana perderam suas grafias originais, adaptando-se à fonética e à pronúncia brasileiras; assim transformou-se a terminação italiana — i — na portuguesa — e.

Compartilhe o nome Cavalcanti

Sugestão de nomes

CavalcanteCavalheiro

© Todos os direitos reservados - Significado do Nome