Significado do Nome Adelmo

(Ex.: Maria, João ou José Silva)

Adelmo

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Adelmo é um nome Masculino.

A origem do nome Adelmo é Teutônico.

Definição do nome Adelmo

Modo paralelo de adelmiro.

Numerologia do nome Adelmo

Número da ambição é 3: Ter muitos amigos, contatos variados, ter vida social intensa e de um trabalho que lhe permita liberar a sua fantasia.

Número da personalidade é 2: Ter muitos amigos, contatos variados, ter vida social intensa e de um trabalho que lhe permita liberar a sua fantasia.

Número da expressão é 5: Utilizando o raciocínio e a comunicação. Mais florescem quanto mais difíceis forem os objetivos.

Resumo do nome Adelmo

Um aventureiro nato, a pessoa de personalidade 5 adora liberdade e os espaços abertos, para que possa gastar toda a energia que tem. Muito agitado em todos os campos da vida, geralmente são irrequietos, super-ativos e curiosos. Também possui forte atração sexual o que condiz com sua sexualidade agressiva e cheia de energia.

Pontos positivos

Liberdade, Curiosidade, Flexibilidade, Versatilidade, Inteligência

Pontos negativos

Ansiedade, Indisciplina, Instabilidade, Impulsividade, Infidelidade

Outras informações do nome Adelmo

Adelmo ou Aldelmo (em inglês antigo: Ealdhelm) (Wessex, ca. 639 – Doulting, Somerset, 25 de maio de 709) foi um abade da abadia de Malmesbury, bispo de Sherborne, poeta em latim e estudioso da literatura em inglês antigo, nasceu antes de meados do século VII. Ele disse ter sido filho de Kenten, que era da casa real de Wessex. Não era, com toda certeza, irmão do rei Ine, como antigamente alegado pelo biógrafo de Adelmo, Farício.

Juventude e educação

Adelmo recebeu sua primeira instrução na escola de um estudioso e monge irlandês, Máeldub (também Maildubh, Maildulf ou Meldun) (morreu ca. 675), que morava na fortaleza britânica de Bladon (ou Bladow) no local da cidade chamado Mailduberi, Maldubesburg, Meldunesburg, etc., e finalmente Malmesbury, anos após a sua morte.

Em 668, o Papa Vitaliano mandou Teodoro de Tarso para ocupar o cargo de Arcebispo da Cantuária. Ao mesmo tempo, o estudioso africano Adriano, tornou-se abade de Santo Agostinho, na Cantuária. Adelmo foi um dos seus discípulos, pois se dirigia a ele como o "venerável preceptor da minha infância rude". Deve, no entanto, ter aproximadamente trinta anos de idade quando começou a estudar com Adriano. Seus estudos incluíam: direito romano, astronomia, astrologia, matemática e as dificuldades de calendário. Aprendeu, segundo declarações duvidosas, o grego e o hebraico. Certamente apresenta muitas palavras latinizadas do grego em suas obras.

Problemas de saúde o obrigaram a deixar a Cantuária, e retornou para a abadia de Malmesbury, onde foi monge sob a administração de Máeldub por catorze anos, iniciando provavelmente em 661, incluindo o período de seus estudos com Adriano.

Abade de Malmesbury

Quando Máeldub morreu, Adelmo foi nomeado em 675, de acordo com uma carta de autenticidade duvidosa citada por Guilherme de Malmesbury, por Leuthere, Bispo de Winchester (671-676), para suceder na direção do mosteiro, do qual se tornou o primeiro abade.

Adelmo introduziu a Regra de São Bento, e garantiu o direito da eleição do abade para os monges. A comunidade em Malmesbury aumentou, e Adelmo fundou outros dois mosteiros como centros de aprendizagem, em Frome, Somerset e em Bradford on Avon, Wiltshire. A pequena igreja de São Lourenço, em Bradford on Avon é do seu tempo, e pode seguramente ser considerada sua construção. Em Malmesbury, Adelmo construiu uma nova igreja para substituir o edifício modesto da época de Máeldub, e obteve consideráveis doações de terras para o mosteiro.

Reputação contemporânea

Sua fama de erudito se espalhou para outros países. Artwil, filho de um rei irlandês, apresentou seus escritos para a aprovação de Adelmo, e Cellanus, um monge irlandês de Péronne, foi um dos seus correspondentes. Adelmo foi o primeiro anglo-saxão, que se conhece, a escrever versos em latim, e sua carta a Acircius (Aldfrith ou Eadfrith, rei da Nortúmbria) é um tratado sobre a métrica em latim para uso de seus compatriotas. Neste trabalho incluiu suas produções mais famosas, 101 enigmas em hexâmetros latinos. Cada um deles é um quadro completo, e um deles chega a ter 83 linhas.

Que o seu mérito como erudito era reconhecido em seu próprio país é demonstrado pelo elogio de Beda (Historia ecclesiastica gentis Anglorum 5.18), que fala dele como um prodígio de erudição. Sua fama chegou a Itália e, a pedido do Papa Sérgio I, fez uma visita a Roma, sobre a qual, contudo, não há registros em seus escritos existentes. Quando regressou, trouxe com ele privilégios para o seu mosteiro e um magnífico altar, e recebeu a ovação popular.

Controvérsia da Páscoa

Adelmo foi convocado para participar de um sínodo da Igreja em Wessex para protestar junto aos britânicos de Dumnonia (Devon e Cornualha) sobre a controvérsia da Páscoa. Os cristãos britânicos seguiam um exclusivo sistema de cálculo para a data da Páscoa e também tinham uma tonsura distinta; esses costumes estão geralmente associados com a prática conhecida como cristianismo céltico. Adelmo escreveu uma longa e muito áspera carta para o rei Geraint de Dumnonia (Geruntius) objetivando alcançar um acordo final com Roma.

Bispo de Sherborne

Em 705, ou talvez antes, Hædde, bispo de Winchester, morreu, e a diocese foi dividida em duas partes. Sherborne foi escolhida a nova sé, da qual Adelmo, relutantemente, tornou-se seu primeiro bispo em 705. Quis renunciar à abadia de Malmesbury, que administrou por trinta anos, porém, cedendo aos protestos dos monges, continuou a dirigi-la até sua morte. Era agora um homem velho, mas mostrou grande atividade em suas novas funções. A catedral que mandou construir em Sherborne, embora posteriormente substituída por uma igreja normanda, é descrita por Guilherme de Malmesbury. Na sua qualidade de bispo, exibiu uma grande energia. Isto incluiu a entrada em lugares públicos onde cantava hinos e passagens dos evangelhos, intercalados com algumas palhaçadas para chamar a atenção para sua mensagem.

Morte e veneração

Adelmo morreu quando fazia suas rondas por sua diocese, na igreja de Doulting, em 25 de maio de 709. Seu corpo foi levado para Malmesbury, e sepultado na igreja de São Miguel, abadia de Malmesbury. Seus biógrafos relatam milagres ocorridos durante a sua vida e no seu santuário. O cabo em Dorset conhecido como Cabeça de Santo Albano (uma corruptela de "Cabeça de Santo Adelmo") recebe esse nome em sua honra.

Escritos

Adelmo escreveu em um elaborado, grandiloquente e muito difícil latim, que se tornou o estilo dominante por séculos, embora, posteriormente, veio a ser considerado bárbaro. Suas obras tornaram-se textos padrões nas escolas monásticas, até que sua influência diminuiu próximo à época da conquista normanda.

As obras reunidas de Adelmo foram editadas por Rudolf Ehwald, Aldhelmi opera (Berlim, 1919). Uma edição anterior por J.A. Giles, Patres eccl. Angl. (Oxford, 1844) foi reeditada por Jacques Paul Migne em sua Patrologiae Cursus, vol. 89 (1850).

Prosa

De Laude Virginitatis (a prosa De Virginitate), um tratado em latim sobre a virgindade dirigida às freiras do mosteiro duplo em Barking, é a obra mais conhecida de Adelmo. Depois de um longo prefácio exaltando os méritos da virgindade, comemora um grande número de santos e santas. Adelmo escreveu mais tarde uma versão mais curta, poética (veja abaixo).

Epistola ad Acircium (sive Liber de septenario, et de metris, aenigmatibus ac pedum regulis), dedicada ao rei Aldfrith da Nortúmbria (r. 685-704/5). A fonte principal de sua Epistola ad Acircium (ed. A. Mai, Class. Auct. vol. V) é Prisciano. A introdução acróstica dá a sentença, 'Aldhelmus cecinit millenis versibus odas,' se lida a partir das letras iniciais ou finais das linhas. Depois endereçada ao rei Aldfrith, a carta é composta por três tratados: De septenario, tratado sobre o número sete, na aritmologia.

De metris, tratado sobre o metro, incluindo o Enigmata (ver abaixo).

De pedum regulis, tratado didático sobre o pé métrico, tais como iambos e espondeus.

Outras Cartas. As correspondências com o bispo Leuthere, Adriano da Cantuária, o rei Geraint de Dumnonia, Eahfrid, Cellanus, o Papa Sérgio I, e os alunos de Adelmo, Wihtfrith e Æthelwald, que foram responsáveis por parte de Carmen rhythmicum. A carta ao rei Geraint de Dumnonia, foi supostamente destruída pelos britânicos (Guilherme de Malmesbury, Gesta Pontificum, p. 361), mas foi descoberta juntamente com outras de Adelmo na correspondência de São Bonifácio, arcebispo de Mainz.

Uma longa carta a Eahfrid, um estudioso recém-retornado da Irlanda (impresso pela primeira vez em Usher, Veterum Epistt. Hiber. Sylloge, 1632), manifestando a intenção de estreitar as relações entre os estudiosos ingleses e irlandeses

Poesia

Carmen de virginitate (o poético De Virginitate). Adelmo escreveu uma versão mais curta, poética da De Laude Virginitatis, que termina com uma batalha de virtudes contra os vícios, o De octo principalibus vitiis (impresso pela primeira vez por Delrio, Mainz, 1601). As duas obras são o que é às vezes chamado de opus geminatum ou "obra gêmea".

Carmen rhythmicum, poema rítmico que descreve uma viagem através do oeste da Inglaterra e a maneira com que uma igreja de madeira foi danificada por uma tempestade.

Carmina ecclesiastica (título moderno), isto é, uma série de tituli latino destinada para inscrição em uma igreja ou altar. São elas: (1) In Basilica Sanctorum Petri et Pauli, para uma igreja dedicada a São Pedro e São Paulo, possivelmente a igreja que Adelmo fundou em Malmesbury, (2) In Basilica Beatae Mariae Semper Virginis, para a igreja de Santa maria, possivelmente também em Malmesbury, (3) In Ecclesia Mariae a Bugge Extructa, para a igreja construída por Bugga, que é Edburga de Minster-in-Thanet, uma dama real da Casa de Wessex, (4) a tituli doze, conhecida coletivamente como In Duodecim Apostolorum Aris e (5) In sancti Matthiae Apostoli Ecclesia.

Enigmata, cem enigmas hexâmetros, incluídos na Epistola ad Acircium para fins de ilustração (ver acima).

Trabalhos perdidos

De acordo com Guilherme de Malmesbury, Adelmo também escreveu poesia em inglês antigo, e verteu suas próprias composições para a música, mas nenhuma de suas canções, que ainda eram populares na época de Alfredo, o Grande, chegaram até nossos dias. Encontrando seu povo desinteressado em ir à igreja, disse ter-se apresentado no final de uma ponte cantando canções em língua vernácula, assim reunindo uma multidão para ouvir exortações sobre assuntos sagrados.

Este texto foi extraído da Encyclopædia Britannica (11ª edição), uma publicação agora em domínio público.

  "Aldhelm". Encyclopædia Britannica (11th). (1911). 

Blair, John (2002). "A Handlist of Anglo-Saxon Saints". Local Saints and Local Churches in the Early Medieval West. Ed. Thacker, Aland and Sharpe, Richard. Oxford, UK: Oxford University Press. 495–565. ISBN 0-19-820394-2 

Frederick George Holweck. A Biographical Dictionary of the Saints. St. Louis, MO: B. Herder Book Co., 1924.

Maurice Powicke e E. B. Fryde. Handbook of British Chronology. 2nd. ed. Londres: Royal Historical Society, 1961.

Walsh, Michael. A New Dictionary of Saints: East and West. Londres: Burns & Oates, 2007. ISBN 0-86012-438-X

Lapidge, Michael. "The Career of Aldhelm." Anglo-Saxon England 36 (2007): 15–69.

Orchard, Andy. The Poetic Art of Aldhelm. Cambridge University Press, 1994. ISBN 0-521-45090-X.

Marenbon, John, "Les Sources du Vocabulaire d'Aldhelm" em Bulletin du Cange: Archivvm Latinitatis Medii Aevi MCMLXXVII- MCMLXXVIII. Tomo XLI. E.J.Brill, Leiden. 1979.

Edições e traduções

Gwara, Scott (ed.), Aldhelmi Malmesbiriensis Prosa de virginitate: cum glosa latina atque anglosaxonica, 2 vols, Corpus Christianorum, Série Latina, 124, 124a (Turnhout: Brepols, 2001).

Aldhelm: The Poetic Works. Tradução Michael Lapidge e James L. Rosier. Boydell & Brewer, 1984. ISBN 0-85991-146-2.

Aldhelm: The Prose Works. Tradução Michael Lapidge e Michael Herren. D. S. Brewer, 1979. ISBN 0-85991-041-5.

The Riddles of Aldhelm. texto e tradução por James Hall Pittman. Yale University Press, 1925.

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