Os Anéis do Poder: O significado do nome Galadriel

Publicado por Significado do Nome

Para os fãs da mitologia Tolkien, a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder, transmitida exclusivamente pelo canal de streaming Amazon Prime Vídeo, tem sido um prato cheio, tanto para preencher lacunas sobre universo, quanto para corrigir alguns furos de roteiro.

Embora tenha encontrado uma certa resistência do público, a crítica em geral, tem sido muito positiva.

A série evolui na medida em que os grupos avançam, sobre a sombra do mal que está a espreita na Terra-média. Dentre os enredos que são exibidos, há um grande foco nos élfos, anões, orcs e os pés peludos, possivelmente, ancestrais dos Hobbits.

Mas, o grande destaque, sem dúvida é Galadriel, também conhecida como a Dama de Lothlórien, uma élfa nascida nas terras imortais de Valinor, que viaja para a Terra-média e junta-se ao seu povo para lutar contra Morgoth.

Nos primeiros atos da série, é possível ver o irmão de Galadriel sendo morto por Sauron e criando um forte sentimento de vingança na élfa.

No decorrer, mesmo após o desaparecimento de Saurom, algumas pistas levam Galadriel a acreditar que o mal que há nele, ainda está vivo e pronto para agir a qualquer momento, levando ela a reunir tropas e seguir seus instintos para destruí-lo de vez.

Na trilogia O Senhor dos Anéis, dirigido por Peter Jackson, Galadriel foi interpretada pela atriz australiana Cate Blanchett e, agora, pela sueca Morfydd Clark.

Mesmo que nos filmes não tenha tido tanto destaque quanto na série, a élfa sempre foi uma figura emblemática na mitologia Tolkien. Este é o motivo pelo qual criamos este artigo, exclusivamente para abordar um pouco mais sobre o significado do nome Galadriel.

A princípio, é importante entender que a origem dele é fictícia. Ou seja, vem do idioma sindarin, uma língua criada por J. R. R. Tolkien e a mais famosa para os élfos.

No sindarin, o nome pode ser interpretado como "Donzela coroada com cabelos brilhantes", derivado de Galad+riel, veja:

  1. Galad: pode ser interpretado como "luz", "reluzente" ou "brilho";
  2. riel: traduzido, significa "menina coroada de luz", uma alusão aos cabelos dourados.

Buscar pela etimologia dos nomes e trazer os seus significados de maneira clara e objetiva, sempre foi a nossa missão. Mas, o nome Galadriel em particular, extraído a partir de um idioma fictício, criado exclusivamente para a mitologia Tolkien, trouxe um sentimento especial. Esperamos que goste e compartilhe o post.

Os Anéis do Poder estreou em 01 de outubro e todos os episódios já estão disponíveis na Amazon Prime Vídeo.