Atanásio

De origem grega, o nome masculino Atanásio tem um significado marcante: Imortal. Essa palavra carrega consigo uma simbologia1 poderosa, representando a ideia de algo que persiste, que transcende o efêmero2. A etimologia3 desse nome remete a qualidades admiráveis e duradouras, trazendo uma aura de força e permanência.

Atrelado a essa ideia de imortalidade, o nome Atanásio carrega consigo uma carga simbólica4 profunda, que pode influenciar a personalidade daqueles que o carregam. A noção de durabilidade5 e eternidade6 presentes nesse nome podem refletir em indivíduos resilientes, persistentes e que buscam deixar um legado significativo.

Assim, ao escolher o nome Atanásio para alguém, os pais podem estar não apenas optando por uma sonoridade agradável, mas também por uma mensagem implícita de força, resistência7 e perenidade8. Nesse sentido, a escolha de um nome vai além de uma simples denominação9, tornando-se um reflexo10 dos desejos e valores que se quer transmitir.

5 nomes que combinam com Atanásio

  1. Atanásio Pedro: Significa "pedra" ou "rochedo".
  2. Atanásio Miguel: Significa "quem é como Deus?".
  3. Atanásio João: Significa "Deus é cheio de graça".
  4. Atanásio Manuel: Significa "Deus está conosco".
  5. Atanásio António: Significa "valioso", "de valor inestimável".

Apelidos para Atanásio

  1. Ata
  2. Násio
  3. Taná
  4. Asio
  5. Atinha

Personalidade

Atanásio é uma pessoa determinada, corajosa e dedicada, sempre em busca de superar desafios e alcançar seus objetivos.

Atanásio possui uma ambição que o impulsiona a alcançar seus objetivos com determinação e foco, sempre em busca de novas conquistas.

Atanásio é conhecido por sua sabedoria, determinação e liderança, sempre buscando a excelência em suas ações.

Pontos positivos: Inabalável, inteligente, perseverante, honesto, leal, determinado.

Pontos negativos: Arrogante, teimoso, cético, preguiçoso.

Numerologia

A numerologia do nome Atanásio revela que ele é representado pelo número 3. Esse número está associado à criatividade, comunicação e otimismo. Pessoas com esse número costumam ser sociáveis, expressivas e têm facilidade em se comunicar. Além disso, são muito criativas e gostam de se envolver em atividades que estimulem a mente.

Popularidade

Na sociedade brasileira, o nome Atanásio teve sua popularidade entre as décadas de 50 e 60, com cerca de 161 registros, representando aproximadamente 20.59% do total. Talvez influenciado por alguma figura importante da época, o nome caiu em desuso nas décadas seguintes.

Atualmente, é raro encontrar pessoas batizadas com esse nome, demonstrando a evolução dos gostos e tendências ao longo dos anos. A diversidade de opções e a busca por nomes mais modernos podem ter contribuído para essa diminuição de popularidade.

Distribuição no Brasil

Quantidade
714 da população brasileira chamam-se Atanásio.
Popularidade
O nome Atanásio está na posição número 3324 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Mato Grosso S. é o estado com maior percentual de pessoas chamadas Atanásio.

6 Curiosidades

  1. Origem: Grego
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Masculino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Fácil
  5. Separação das sílabas: Ata-ná-sio
  6. Nomes similares: Atanazio

Salve ou compartilhe o nome Atanásio

Glossário de Atanásio

1 simbologia
(pt, comum)
A simbologia é o estudo que se dedica a investigar e compreender os diversos símbolos presentes em diferentes culturas e contextos.
2 efêmero
(pt, comum)
Efêmero Adjetivo que descreve algo que possui curta duração, que é passageiro, transitório.
(pt, espírita)
O termo "efêmero" é utilizado para descrever algo que dura apenas por um curto período de tempo, sendo passageiro e transitório.
3 etimologia
(pt, comum)
Etimologia é a disciplina que investiga a origem, formação e evolução das palavras, analisando sua derivação e composição ao longo do tempo.
4 simbólica
(pt, comum)
Simbólica é o conjunto de símbolos característicos de uma religião, época ou povo específico.
5 durabilidade
(pt, comum)
Durabilidade é a qualidade de algo que é resistente ao desgaste e capaz de manter suas características físicas e funcionais ao longo do tempo.
6 eternidade
(pt, comum)
Eternidade é a qualidade daquilo que é eterno, o que se refere à imortalidade, à vida eterna e à duração longa.
7 resistência
(pt, comum)
Resistência é o ato ou efeito de resistir, podendo ser entendida como a força ou qualidade de um corpo que anula os efeitos de outra força ou de outro corpo.
8 perenidade
(pt, comum)
Perenidade é a qualidade daquilo que é perene, ou seja, que dura por um longo período de tempo, que é constante, duradouro e contínuo.
9 denominação
(pt, comum)
Denominação é o ato de atribuir um nome a algo ou alguém, sendo uma designação específica que identifica e distingue determinada entidade, organização, grupo, objeto ou conceito.
10 reflexo
(pt, comum)
Reflexo é o efeito da reflexão da luz, som ou calor.