Significado do nome Carolina

Carolina significa: Fazendeira voluntariosa.

Como diria Seu Jorge por meio de sua composição, “Carolina é uma menina bem difícil de esquecer”. Qualquer semelhança1, não é mera coincidência2, afinal de contas, este é um daqueles nomes que de fato não saem da cabeça.

Carolina é um nome com origem incerta. Assim como a versão do nome com “e”, Caroline, existem registros que relacionam o nome a uma variação teutônica do nome Carla, cujo significado é “fazendeira”. Já alguns outros registros, apontam para uma origem latina do nome Carolus, no qual o significado é "voluntariosa".

Independente da origem e significado, este é um nome popular em diversas partes do mundo, principalmente em países que possuem o idioma inglês, mas com pronúncia diferente, como Querolaina ou Querolaine, por exemplo.

Nos EUA o nome é bem popular devido ao estado da Carolina do Norte, localizado no sudeste do país norte-americano e que possui o lema “os primeiros a voar” (first in flight), em homenagem aos irmãos Wright que voaram pela primeira vez em Kitty Hawk, Carolina do Norte. Os primeiros colonos da região, foram os franceses que nomearam a região com este nome em homenagem ao rei Carlos IX.

Uma das personalidades mais famosas com o nome, certamente é Carolina Herrera (8 de janeiro de 1939), pseudônimo3 de Maria Carolina, uma estilista venezuelana que se destacou no decorrer dos anos, por criações exclusivas para diversas celebridades, entre elas a ex-primeira dama Michelle Obama.

Carolina é um nome comum, com boa sonoridade e muita significância ao longo da história da humanidade. Seja pelo nome ou pelos formatos carinhosos, como “Carol” ou “Carola”, as sensações e energia que este nome proporciona, tanto para quem pronuncia quanto para quem ouve, são extremamente positivas. Não é à toa que serviu como inspiração4 até mesmo para composições musicais com este tema.

Outras variações comuns e que podem ser encontradas em diferentes idiomas, regiões ao redor do mundo, são: Caroline, Carolinne, Carolini, Carol, Karolyne, Karolina e Karoline. Já o som da pronúncia do nome Carolina é similar aos nomes: Carlin, Carlan, Carlino5, Charlon, Caerleon, Carlon, Carollan, Corlan, Coraline, Caroline, Charlene, Carolyn, Carlene, Charline, Carlina, Carline.

Música Carolina

Conforme citado no início deste artigo, a letra da música Carolina que pertence6 ao álbum7Samba Esporte Fino”, criada pelo cantor e compositor Seu Jorge, traduz boa parte do sentimento que este belo nome de mulher representa, para todos aqueles que pertence6m ao círculo de convivência. 

Carolina, preciso te encontrar
Carolina, me sinto8 muito só
Carolina, preciso te dizer
Ô Carolina só quero amar você

Ainda sobre músicas com este tema, Chico Buarque, por meio do álbum7 Chico Buarque de Hollanda - Volume9 3, também homenageou uma Carolina em uma de suas composições musicais, demonstrando um outro perfil10 de pessoa com este nome.

Eu bem que mostrei a ela
O tempo passou na janela
Só Carolina não viu

Personalidade

Indica uma pessoa voluntariosa, que adora dominar as outras. Geralmente quem se chama Carolina, gosta de ser sábio e se adapta facilmente a diversas situações. É compreensível e gentil.

Carolina, na maioria das vezes, tem apego às coisas materiais, o que não impede de zelar pelo amor e afeição. É organizada e controladora. Chega a ser considerada fria e calculista, mas revela os seus nobres sentimentos sempre que alguém precisa dela.

Não tem medo de enfrentar a vida e correr atrás dos desejos e anseios. Quem se chama Carolina se concentra para fazer sempre bem feito tudo aquilo ao que se propõe.

Pontos positivos: Lider, pioneira, corajosa e independente, esses são os pontos positivos de quem se chama Carolina.

Pontos negativos: O lado negativo de quem se chama Carolina, é agir de vez em quando de forma agressiva, egoísta, egocêntrica, inflexível ou individualista.

Numerologia

Segundo a numerologia, o número do nome Carolina é o 10. Por esta razão, essas pessoas quando encontram o seu equilíbrio natural, desenvolvem tendências que favorecem exercer atividades relacionadas a arte e cultura. As profissões ligadas a arquitetura ou designer, podem ajudá-la a atingir o sucesso e felidade profissional.

Uma sugestão para essas pessoas é a inclusão de exercícios físicos em suas rotinas. Atividades que movimentam o corpo e ajudam na transpiração, funcionam como uma válvula de escape. O dia de toda a Carolina, é como uma panela de pressão e exercitar-se será favorável para eliminar toda a energia negativa acumulada.

Popularidade

Atualmente, o nome Carolina não encontra-se no período de maior escolha entre as famílias. Embora seja um nome bem popular, ocupando a posição 206 no ranking de nomes femininos, foi entre as décadas de 90 e 2000 o maior volume de registros com este belo nome.

Na ocasião, foram batizadas aproximadamente 72 mil pessoas com o nome Carolina, o que representa 38% do total de pessoas que já se chamaram assim, em toda a história do Brasil.

Estima-se que existam atualmente 44.84 mil pessoas batizadas com o nome, o que representa 23.45% de toda população brasileira que já se chamou Carolina

Distribuição no Brasil

Quantidade
Mais de 191.22 mil da população brasileira chamam-se Carolina.
Popularidade
O nome Carolina está na posição número 206 de nomes mais escolhidos no Brasil.
Curiosidade
Rio de Janeiro é o estado com maior percentual de pessoas chamadas Carolina.

10 Curiosidades

  1. Origem: Teutônico
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Feminino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Muito fácil
  5. Separação das sílabas: Ca-ro-li-na
  6. Nomes similares: Caralina, Carilina, Carlina, Carlinha, Carolinna, Carolyna, Carrolina, Carulina, Karlina e Karolina
  7. Que derivam de Carolina: Carolus e Carla
  8. Apelidos: Ca, Caca, Carol, Lina e Lininha
  9. Aumentativo: Carolinona
  10. Diminutivo: Carolininha

Salve ou compartilhe o nome Carolina

Glossário de Carolina

1 semelhança
(pt, comum): Qualidade do que é semelhante.
Identidade.
Analogia.
Aspecto.
Conformidade entre uma cópia e seu modelo.
Imitação.
Confronto.
2 coincidência
(pt, comum): Ato de coincidir.
3 pseudônimo
(pt, comum): Nome falso ou suposto. Que subscreve as suas obras com um nome que lhe não pertence.
Diz-se da obra, escrita ou publicada sob um nome suposto.
3 pseudônimo
(pt, espírita): Nome falso ou suposto.
Nome utilizado para ocultar a verdadeira identidade do autor da obra, geralmente escritor ou artista.
4 inspiração
(pt, comum): Ato ou efeito de inspirar ou de ser inspirado.
Movimentos da alma, actos ou pensamentos, devidos a insuflação divina, comparável à insuflação que introduz o ar nos pulmões.
Entusiasmo, que domina os poetas, os músicos, os pintores.
Sugestão.
Coisa inspirada.
Coisa ou pessoa, que inspira.
Aquilo que numa composição artística revela grande talento ou génio.
4 inspiração
(pt, espírita): Ato de introduzir o ar nos pulmões, inspirar.
Idéia repentina e espontânea.
Qualquer estímulo ao pensamento ou à atividade criadora, sugestão.
5 Carlino
(pt, comum): Moeda italiana.
6 pertence
(pt, comum): O mesmo que pertença.
Declaração, que se faz em certos títulos, designando a pessoa a quem se transmite a propriedade dos mesmos.
7 álbum
(pt, comum): Livro, cujas folhas são molduras de cartão para guardar retratos.
Livro, cujas folhas são destinadas a desenhos, versos, lembranças de família e de amigos. Tábua branca, em que se publicavam os edictos do pretor romano.
8 sinto
(pt, comum): Religião principal do Japão, anterior ao budismo.
9 Volume
(pt, comum): Livro, encadernado ou brochado, impresso ou manuscrito.
Livro.
Tomo.
Pacote.
Rolo.
Extensão.
Corpulência.
Tamanho.
Desenvolvimento.
Intensidade.
Espaço, ocupado por um corpo. Livro, que consistia em folhas, que se enrolavam em volta de um cilindro de madeira, osso ou marfim.
10 perfil
(pt, comum): Delineamento do rosto de alguém, visto de lado.
Aspecto.
Representação de um objecto, visto só de um lado.
Plano de um edifício ou delineação dele, como se fosse cortado perpendicularmente.
Lado.
Ato de alinhar. O mesmo que debrum ou ornato subtil da borda de uma peça de vestuário.

Carolina no blog